Executando verificação de segurança...
3

Sem curso Sem emprego ?

Estudei por conta própria e não tenho um papel para comprovar minhas habilidades!

Fala pessoal! tudo bem ? então... começei a programar já faz um tempinho e me vejo prestes a completar 18 anos e quando vejo meu curriculo percebo que até tenho conhecimentos tecnicos porém não tenho nenhum curriculo para comprovar tais conhecimentos; Sei que deve ter muitos jovens assim como eu , nessa posição , então vim aqui dar uma opnião sobre essa questão.

Eu sei, eu sei, "crie projetos no github, tenha um bom portfolio..." isso tudo é sem duvida muito válido! porém eu penso , e todos os "Copia e Cola" eu não quero ser um desses , quero provar que sei, e a melhor forma de fazer isso é provando que sei , acho que seria uma boa ideia você criar um canal para fazer projetos pessoais e tentar explicar a logica que eu usou para chegar em um determinado resultado.

Acho que essa é uma boa estrategia pra você que não tem grana pra comprar um curso de 4 digitos e nem ta afim de pagar pra ter o certificado de harvard... além de ser uma comprovação tecnica também é uma boa forma de estudo até porque você precisa EXPLICAR e para explicar algo você precisa transformar aquelas informações confusas das documentações e experiencias própria e deixar de forma clara para quem estiver estudando

Gostaria de ler a opnião de vocês , lembrando que isso é apenas uma Dica de um INICIANTE
.
.
.
Obrigado pela leitura e até mais! ❤😃

Carregando publicação patrocinada...
5

Eu entrei para o mercado

  • Sem github
  • Sem faculdade
  • Sem curso
  • Sem certificado

Mas antes de entrar, eu tinha mostrado alguns projetos pessoais para um pessoal "entendido" e mostrei o código fonte deles. Ficaram surpresos e me deram uma oportunidade em um estágio.

A partir daí tudo se iniciou. Não preciso contar do resto, mas eu me estabilizei um pouco no mercado já e não tenho certificação na área.

Minha opinião é que você não precisa de nada do que mencionei ali em cima para dar certo. Existem outras formas de mostrar que você é competente e o principal, que quer aprender mais e mais.

Basta você entender como fará isso. E somente você saberá fazer isso.

3

Para as boas vagas precisa provar que é bom, não que tem papel. As ruins podem exigir papel.

Pode ser que no começo tenha que se sujeitar a alguma coisas. Depois facilita. Eunão estou nem aí pra nada do que falam do mercado. Eu tenho 40 anos de qualidade nas coisas, premiação internacional, muita coisa publicada na internet. Eu não preciso provar nada pra ninguém. Mas entendo que muita gente tem. E um papel pode ajudar.

Lendo isso meu deu um insight para falar no meu blog/canal, sobre porque o Github das pessoas não está ajudando nada. Em resumo, está provando que a pessoa é uma copiadora e coladora. As boas vagas não querem essas pessoas.

Observou? Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

O principal é não estudar dentro de uma bolha. Estude em grupo, participe destes bootcamps, acesse grupos de discussão como este e fazendo isso você tá fazendo o principal, mostrar pros pares quem você é e o que é capaz.

Se você quer organizar currículo, coloque os projetos que tu já trabalhou, quais foram os desafios e quais foram as tech utilizadas.

Educação formal ocupa muito pouco espaço em um currículo bom.

Papel é muito bom pra conseguir promoções e fazer concurso, conseguir emprego precisa que as pessoas confiem o negócio delas a você e é nessa confiança que você tem de trabalhar

1

Já participei como entevistador em diversos processos, incluindo de juniors (menos estagiário na verdade), de junior não se espera bagagem nenhuma, sempre procurei buscar do junior só a vontade de aprender e desenvolver os conhecimentos, se quisesse bagagem procurava pleno, até já tive problema com o junior com milhares de cursos, nesse caso o ego subiu a cabeça e o bicho saiu com justa causa por quebra pau na empresa (desse eu não participei rsrs).
Em resumo, busca desenvolver suas qualidades técnicas, mas ao mesmo tempo, busca aprender como se portar numa entrevista, sei que é meio paia dizer isso, mas tem que dar uma "lambida na bota" do entrevistador, puxa um papo, descontrai, até pra mostrar qualidades de comunicação que são cruciais em qualquer vaga, principalmente quando se está começando.

Obs: nunca olhei um Github sequer.

1

Tambem tenho esse problema, comecei com 14 anos a me interessar pela area, entre indas e vindas, hj com 17 pra 18 anos tenho um bom conhecimento principalmente sobre java( mas desenrrolo outras), mas não tenho nenhum curso ou certificado. Fiz o enem e pretendo entrar na faculdade.
Eu ja vi inúmeros videos sobre como ingressar na area sem certificações, e todas as dicas é sobre Github, linkedin, criar curriculo... Tbm estou prentendendo criar um canal no Youtube.
resumindo tamos no mesmo buraco.

1
1

Boas observações. Estou na mesma que você, não quero pagar cursos, estou estudando sozinho a algum tempo, estou entrando nos meus 19 anos e me vejo tendo dificuldades as vezes em demonstrar minhas habilidades. Estou vendo diversas opções como criar conteúdo no instagram, criar projetos e compartilhar ele entre alguns amigos e pessoas da área, assim gerando mais Network, e por ai vai.

2

Boa mano! eu super apoio você a compartilhar seus conhecimentos com a rapaziada da area , Quando tu criar tudo bonitinho posta o conteúdo aqui pra nós ficar ligado! eu estava pensando em fazer um post sobre um projeto em conjunto com os iniciantes (assim como eu kkkkk) , seria legal pra rapaziada mais fechada conseguir criar um networkzinho , seria projetos pequenos tipo um ecommerce, um site de bate papo, sla... e cada pessoal ficaria responsavel por uma parte do projeto... vou pensar como poderia funcionar , oque tu acha da ideia ?

1

Acho uma ótima ideia! Vai agregar bastante. Já consigo ver a experiência que vai ser em fazer um projeto real com outros colaboradores no github, nunca fiz isso. Ai surge a necessidade de padronizar commits, fazer bons pull requests, dentre diversas outras coisas. Seria sim uma boa ideia um projetinho open source pra praticar. Estarei esperando seu post sobre o topico, e lerei ele com muito prazer, e se tudo der certo, gostaria até mesmo de pariticipar.