Executando verificação de segurança...
1

[AJUDA] Qual o melhor para desenvolvimento de jogos?

Tenho 17 anos e estou interessado em seguir uma carreira no desenvolvimento de jogos. No entanto, estou confuso sobre se devo usar uma game engine ou criar um jogo do zero usando c++ (OpenGL, SDL2, etc.). Comecei a programar aos 13 anos usando Python em um celular (só por diversão), mas não estava tão focado em estudar naquela época. Eu pulava de uma linguagem para outra sem realmente aprender.

Estou preocupado que começar com uma game engine possa atrapalhar meu desenvolvimento como programador, porque algumas coisas ficariam ocultas e eu precisaria conhecê-las. Isso pode ser um problema no futuro e até mesmo no presente, já que agora quero me concentrar em apenas uma coisa (ainda tenho que estudar para o vestibular, a escola e possivelmente a OBMEP, o que dificulta meus estudos de programação).

Como há muitos programadores experientes aqui, decidi buscar opiniões externas para tomar minhas decisões. 😀

No entanto, tenho algum conhecimento sobre as vantagens e desvantagens de usar uma game engine ou criar um jogo "do zero" usando c++. Se eu optar por usar uma game engine, definitivamente escolheria a Godot Engine, pois ela tem melhor desempenho no meu notebook.

No entanto, como mencionei anteriormente, estou preocupado com a possibilidade de isso me prejudicar em termos de conhecimento "essencial".

Adendo: Quero fazer faculdade de ciências da computação.

Espero que eu tenha sido claro, não sou bom em me expressar. :)

Carregando publicação patrocinada...
1

Não sei qual seu background em programação, pelo que voce relatou nunca foi muito a fundo na teoria né?
Se esse for o caso, acho que no seu lugar, eu começaria estudando algoritmos mesmo, estrutura de dados (que pra games, é muito relevante), e com certeza aproveitaria da escola para absorver o máximo de matematica e lógica quanto possivel.

"Ah mas pra programar nao precisa de matematica", claro que nao precisa, mas, se voce mira uma facul de C.C você vai usar e vai usar muito, para desenvolver games também precisará de alguns conhecimentos de física, por exemplo.

Acho que voce precisa perder o medo de não ter o conhecimento essencial justamente estudando o "essencial" que são as coisas que citei antes.

Essa foi minha resposta assumindo que você nao estudou algoritmo de verdade a fundo. Agora caso tenha estudado e quer saber se vai logo pra alguma engine.... Cara, se voce sabe os conceitos basico da linguagem que a engine usa, pq não partir direto pra ela?
Ja me peguei preso em conceitos de uma linguagem que quando fui pro framework nem precisei usar rsrs.

Espero ter ajudado.

1

Sim, como citei, não tenho muito a teoria.

Sobre a matemática: Sempre gostei de matemática, então não será problemas para mim. Por isso disse que "[...] possivelmente a OBMEP" que é uma olimpiada de matemática. ☺️

Estou focando mais nas disciplinas de exatas na escola.

Realmente, estudar a base é o principal. Muito obrigado!

0
1

Aqui no Tab tem bastante conteúdo sobre games, eu mesmo já perguntei e falei algumas coisas sobre. O complicado desse mundo é que tudo depende.
Na minha opinião vale muito mais a pena começar com c/c++. Isso por que se você entrar no Linkedin e procurar pelos perfis de desenvolvedores de jogos, vai ver que a grande maioria usa c e c++.
Em contrapartida, é um caminho arduo e vai demorar um pouco para ver de fato algo concreto e grandioso sobre games enquanto estuda. Encontrar trabalho é muito mais difícil, principalmente aqui no Brasil. Tem algumas poucas empresas de games, e são vagas muito competitivas. Um outro ponto que já me disseram aqui é que o desenvolvimento de jogos é uma área injusta com o dev, demanda muito trabalho e pouca recompensa no fim.
Então fica a reflexão:

GODOT

  • Desenvolver um portifólio
  • Resultados mais imediatos
  • Experiência de ponta a ponta desenvolvendo um game
    Porém dificilmente você conseguirá trabalhar para uma grande empresa sabendo SÓ isso.

C/C++

  • Aprender as bases
  • Demora pra ter resultados
  • Precisa de muita experiência
    Mas é mais provável encontrar um emprego para games (provável != fácil)

Ahh mas tem Unity, Unreal que usa nativamente c/c++.... Creio que sim, são caminhos, mas nesse ponto o contexto é engine vs criar do zero, certo?
No fim, se você gosta de criar games, não importa muito a linguagem ou ferramenta que você usa, desde que seja produtivo pra você.

1

Ai você tocou no meu medo principal. Já que, se eu começar com c++, para estudar outra linguagem será muito mais fácil (pelo menos na minha visão), o que difere se eu usar uma game engine. E me ajudaria se eu quisesse trocar de área.

E como eu citei, meu notebook é fraco, não roda a Unity, muito menos a Unreal. Por isso escolhi a Godot. Fiquei sabendo que a Godot está melhorando o uso da linguagem c++ na engine, usando GDExtension. Se isso acontecer, já será mais um motivo para começar usando c++ e depois ir migrando para a Godot. ☺️

Mas pelo que vejo, começar pelo c++ é a melhor opção. Eu pegaria a base, nem que seja o básico, e depois partiria para linguagens de alto nível, como GDScript.

O que esqueci de comentar, é que eu desejo seguir na carreia de GameDev, mas eu gosto mesmo é de programar. Não importa a área. Entretanto, a de games é muito mais divertida. 😀

Muito obrigado!