Executando verificação de segurança...
3
Case
1 min de leitura ·

GitHub Copilot te torna dependente?

Olá, eu achei muito interessante a idéia da inteligência artificial ajudando a resolver problemas de computação e recomendando pedaços de código tão aproveitáveis. Mas tenho um receio de adquirir uma licença pensando que eu poderia ficar dependente dessa facilidade, o que poderia trazer um retrocesso se eu decidisse abandonar a tecnologia futuramente. Esse meu receio faz sentido, ou estou sendo um pouco paranóico e o copilot não tem tanto impacto assim?

Carregando publicação patrocinada...
2

Oi Case, cara usando minha experiência com o Copilot eu diria que ele só facilitou(e me deixou até meio preguiçoso shaushua) a minha vida em certos pontos, ainda mais quando se trata de escrever um código repetitivo. Se você for iniciante na área eu não recomendo utilizar o Copilot pois ele pode te impedir de desenvolver sua lógica, agora se vc já é mais experiente e sabe como as coisas devem funcionar então ele é uma mão na roda pq ele te sugere um trecho de código, vc verifica se a lógica desse código faz sentido com oq vc precisa e então usa a sugestão dele. Isso aumentou a minha produtividade a longo prazo.

2

Boa tarde Case!

É uma preocupação pertinente!

Segue minha visão do assunto:

Todos os dias utilizamos "facilidades", como programas, linguagens de programação de alto nível.

Imagina se tivéssemos que programar em Assembly até hoje? Seria uma velocidade de execução mais rápida, mas apredizagem e desenvolvimento mais lentos, então esses avanços ajudam muito na produtividade.

Só penso que deveríamos ter ideia de como foi feito e um bom estudo para não utilizar de modo equivocado e ter epiblemas de segurança.

2

Acredito que ele pode te tornar dependente a partir do momento que sem ele você não consiga mais programar ou imaginar uma determinada logica, por isso se for iniciante na area recomendo não utiliza-lo.

O copilot veio para trazer mais produtividade e facilidade no dia a dia, evitando buscas na internet.

Eu particulamente prefiro não usa-lo, pois muitas vezes me faz não entender o porque daquele codigo, mas vai de cada um.

Espero ter ajudado ;)

1

Na minha opinião, se você usa ele seguindo a proposta original dele servir como um copiloto, ele não te torna dependente, mas se você começar a usá-lo pra descrever a lógica e deixar que ele implemente, aí já começa um problema.

Eu costumo desativar ele quando estou aprendendo algo novo ou quando estou corrigindo alguns bugs lógicos onde os testes dão falso positivo.

1