Executando verificação de segurança...
1

Vale a pena não fazer faculdade para entrar na área de TI?

Olá galera do Tabnews, eu sou um programador iniciante em Javascript, estou cursando Mecatrônica porém vi que não é isso o que eu quero e me apaixonei por programar.
Sendo um jovem de 20 anos com paixão por programar séria uma boa ideia fazer faculdade em ADS ou ciência da computação por exemplo ou devo apenas continuar estudando por conta própria?

Carregando publicação patrocinada...
2

E aí, beleza? Vamos lá, mergulhar nesse dilema!

Primeiramente, parabéns por descobrir o que te move! Programar é uma arte e, se você já tá curtindo, tá no caminho certo. Mas, vamos ao que interessa: faculdade ou autodidatismo?

Faculdade:

1. Networking: Na faculdade, você vai conhecer um monte de gente que tá na mesma que você. Professores, colegas, palestrantes... Isso pode abrir portas para estágios, empregos e parcerias.

2. Estrutura: A faculdade te dá um caminho estruturado de aprendizado. Você vai ter uma grade curricular que te guia por várias áreas da TI, algumas que talvez você nem soubesse que existiam.

3. Diploma: Em algumas empresas, principalmente as mais tradicionais, ter um diploma ainda é importante. Pode ser um diferencial na hora de uma promoção ou de conseguir um emprego fora do país.

4. Atividades extras: Muitas faculdades oferecem laboratórios, projetos de pesquisa, grupos de estudo e outras atividades que podem enriquecer sua experiência e conhecimento.

Autodidatismo:

1. Flexibilidade: Estudar por conta própria te dá liberdade para escolher o que, quando e como aprender. Se você é disciplinado, pode se aprofundar rapidamente nas áreas que mais te interessam.

2. Economia: Vamos ser sinceros, faculdade não é barato. Estudar por conta própria pode ser bem mais em conta, especialmente com a quantidade de cursos online de qualidade disponíveis.

3. Atualidade: A área de TI muda rapidamente. Muitas vezes, o que você aprende hoje, em dois anos já tá obsoleto. Estudando por conta, você pode focar nas tecnologias e práticas mais recentes.

4. Portfólio: Em vez de gastar tempo com matérias que talvez não te interessem, você pode usar esse tempo para construir projetos reais, que vão enriquecer seu portfólio e chamar atenção de empregadores.

Conclusão: Não existe resposta certa ou errada. Tem gente que fez faculdade e tá arrebentando no mercado. Tem gente que nunca pisou numa sala de aula e também tá fazendo sucesso. O importante é você se conhecer. Se você sente que precisa da estrutura e do networking que a faculdade oferece, vai fundo! Se você acha que consegue se disciplinar e aprender por conta, também é uma ótima!

Lembre-se: o mais importante é nunca parar de aprender. Seja na faculdade ou em casa, o mercado de TI valoriza quem tá sempre atualizado e com vontade de crescer.

Boa sorte na sua jornada e manda ver no código! 🚀👨‍💻

1

Cara depende. Nada vai substituir uma formação academica, querendo ou não, ela te dá uma base sólida. Eu mesmo quando comecei programação dizia que não faria faculdade, hoje estou no segundo ano de CC, não me arrependo de ter começado a faculdade, ao mesmo tempo que curso ela também estudo outros assuntos sobre linguagens, etc. Há muitas vagas que, querendo ou não, pedem diploma. Eu mesmo no futuro espero me aventurar na área de Computação Forense e, para isso, preciso de um diploma. Existem pessoas que não cursaram faculdade e conseguiram bons empregos na área, bons salários, empregos remotos fora do Brasil, mas todos são exceção a regra. Hoje vemos muitos recém formados com dificuldades de arrumar sua primeira vaga, imagina para aqueles que nem diploma tem.

Acho bom também investir em um portfolio "original", não apenas contendo clones de aplicações já existentes. Tente usar a programação para resolver um problema real, seu ou de outras pessoas. Espero ter ajudado em algo!

1
1

Eu sempre recomendo a estudar, na faculdade irá aprender coisas mais sólidas. Além disso fará network e terá pessoas para te ajudar em algumas duvidas.

Outro ponto é que é mais facil para quem está iniciando conseguir uma vaga de estágio do que JUNIOR, e precisará está estudando para conseguir um estágio.

1
1

Eu acredito que a faculdade é muito importante, aprendera uma base de conhecimento teórico, um pouco de prática, mas a verdade é que quando cair no dia a dia do código é outra coisa, muitas particularidades de cada empresa, o modo de trabalhar, etc.
Mas se eu no lugar do recrutador com certeza quem estivesse um curso superior estaria na frente.