Executando verificação de segurança...
1

Vale a pena fazer faculdade de programação

Hoje eu tive uma discussão com a minha mãe sobre o que eu quero fazer sobre meu futuro e sinceramente eu queria saber de vocês, pq eu sei q a maioria das pessoas q estão aqui seguem essa área. Então, vale a pena fazer uma faculdade ou eu pego algum curso com um certificado de peso no mercado? Sobre cursos eu queria alguma recomendação.
Dado: tenho 15 anos

Carregando publicação patrocinada...
3

Passei muitos anos com esse dilema. Passei no meu primeiro vestibular em 2003 e desde então fiz os cursos de matemática, ciencia da computacao, engenharia da conputacao e sistemas de informacao, tendo concluido a faculdade no ultimo curso. Nao estou ditando nenhuma regra, apenas te dizendo a minha visão hoje, com 36 anos. Eu sempre empreendi estando na faculdade e isso me levou a acreditar que eu não precisava de diploma de curso superior. Inclusive eu criei un produto que deu certo, que consegui escalar o mesmo e vender a empresa, e mesmo nesse momento eu achava que não precisava de diploma. Até que eu fui para o mercado quando as coisas não deram mais certo e percebi que o diploma, dentro desse contexto, é a validação do seu conhecimento para pessoas que não te conhecem. Hoje, eu vejo diploma como um seguro, é algo que você possui e em grande parte do tempo você não vai precisar usar, mas é sempre bom ter porque você simplesmente não sabe o dia de amanhã. Em tecnologia, conhecimento e experiência, em geral, valem mais que diplomas, mas tem muito desenvolvedor por aí que precisa da base teórica que as boas universidades ensinam. Seja por qual caminho você optar, desejo sucesso.

2

Muitos vão falar que não vale a pena fazer faculdade, e outros vão dizer que sim. Porém depende muito do que você planeja para o que quer alcançar no futuro.

Diversos profissionais de tecnologia estão atuando no mercado de trabalho sem ter um diploma de universidade/faculdade, e também tem aqueles que tem o diploma e estão trabalhando.

Em pleno 2022, percebo que a questão é ter o conhecimento nescessário para resolver um determinado problema.

Para ser tornar um desenvolvedor fullstack não vai ser necessário fazer faculdade, basta buscar conteúdo de front-end, back-end e como fazer a interação entre front e back. Um curso já resolve, mas tem que praticar, aplicar e desenvolver o que é ensinado no curso.

E isso se repete em várias áreas relacionadas Há profissões que não precisa de faculdade.

A faculdade não vai te ensinar a programar. E pode ser que quando voce se formar na faculdade não tenho um emprego garantido.

Muitas profissões da área de Tecnologia de informação não precisa ter faculdade para exercer-las.

MAS PORQUE FAZER FACULDADE?

A faculdade vai apresentar um leque de caminhos que você poderá seguir (ou pelo menos deveria).

Você poderá participar de projetos de Iniciação de Pesquisa, podendo desenvolver uma pesquisa (aplicativo ou sistema) para solucionar um problema.

Você poderá participar de congressos, seminários e encontros científicos, nacionais e internacionais, para apresentação dos resultados das suas pesquisas.

Você aprenderá o conceito, a base e como foi o surgimento e a evolução da T.I, e apartir disso voce poderá ter uma bagagem para tomar a decisão para onde você quer na carreira profissional.

Pode ser que durante a graduação tenha alguma oportunidade de estágio ou até emprego na área (incerto, mas pode ser que aconteça).

cursos de nível de tecnologo, tem uma duração 2 anos, (exemplo: análise desenvolvemento de sistemas), são cursos mais técnicos e focados em uma determinada área da T.I.

já os cursos de nivel bacharel, tem duração de 4 anos, (exemplo: Sistemas de informação), são mais abrangentes e apresenta diversas áreas da T.I.

Os cursos de nivel engenharias e ciências, tem duração de 5 anos para mais, (exemplo: Engenharia da Computação, Ciência da computação), e que envolve matemática, hardware, as vezes com o foco na concepção e desenvolvimento da computação e o porque das coisas.

De forma básica a diferença desses níveis é o tempo de duração e o conteúdo (grade curricular) que será passado.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?

Pesquisar quais profissões dentro área de T.I voce pode seguir (tem bastante coisa).

Entender o que cada área faz, escolha as áreas que voce se identifica, que combina mais com o seu perfil ou que voce goste.

Analisar vagas de emprego nas áreas que voce escolheu, observe o que as vagas estão exigindo de conhecimento técnico, Hard skill, soft skill e nivel de escolaridade.

Apartir dessas informações você escolhe a faculdade que atenda os seus objetivos.
O "nome da instituição de ensino superior" tem um peso maior? até um certo ponto tem sim, PORÉM O CONHEMENTO É MAÍS IMPORTANTE...
exemplo: imagina na entrevista de emprego, e o teste para vaga é desenvolver uma calculadora em JavaScript, nesse momento não importa o nome da faculdade, o que importa é se você tem o conhecimento técnico e prático para resolver ver o teste.

OBSERVAÇÃO: FAZENDO FACULDADE OU NÃO, VOCÊ TERÁ QUE BUSCAR CONHECIMENTO POR FORA...a faculdade não vai te ensinar, mas vai te apresentar a base e conceitos..

AGORA SOBRE A RECOMENDAÇÃO DE CURSO!!!

estou recomendando pelo conteúdo, e não pela didática.

OBSERVAÇÃO: ANTES DE QUALQUER COISA, CONVERSE COM OUTROS PROFISSIONAIS DA T.I, VEJA OS CONTEÚDOS DE CADA CURSO, DEFINA UM CAMINHO QUE VOCÊ QUER SEGUIR, DEFINIR AS METAS E TOME A MELHOR DECISÃO QUE VOCE PODE TOMAR.

Tem muita coisa gratuita na internet, tutoriais no YouTube..

-Curso em vídeo, Guanabara
-Programador Br, Igor Oliveira
-B7Web, Bonieky Lacerda
-Danki Code, Guilherme Grilo
entre outros conteúdo gratuitos

CURSO PAGOS
-Programador Br
-B7Web
-Danki Code
-Origamid
-One Bit Code
-Feras da Tecnologia, Rafael de Alphacode
-Alura
-Udemy (tem que analisar bastante, porque não são todos curso que são bons, mas tem preços acessíveis)
-Tips Code

1
1

So um adendo aqui, eu não recomendaria muito Danki Code, se você for comprar um curso, comprei um deles e é simplismente a pior coisa que ja fiz. Um certificado que tem peso no mercado ao meu ver seria da rocketseat, mas isso ai é sempre bom você pesquisar bem as analises do curso antes de comprar.

2

Faculdade vale a pena em poucos casos: Se você tiver bolsa pra aproveitar. Se você não consegue estudar por si mesmo e precisa de uma base. Etc.

Se você comprar um cursinho na udemy por 25 reais na promoção e aprender a pesquisar as coisas sozinho na internet em 6 meses você vai saber o mesmo que em 4 anos de faculdade.

Algumas vagas pedem sim diploma por causa das regras da empresa, mas nada que te impeça de arranjar um emprego no Brasil

1

Se você for novo(a) e possuir condições, recomendo fortemente que entre numa faculdade.
Do meu ponto de vista, o meio mais rápido de entrar no mercado é através de um estágio e você só pode fazer um estando em uma faculdade. Após já ter essa experiência, sua vida para conseguir algum outro emprego fica 1000x mais fácil ainda mais com o mercado estando mais acirrado para Jrs.
A faculdade também vai te dar uma base bem legal para você decidir melhor em qual área se especializar.

1

Papo reto, pensando sobre a área q eu poderia seguir é uma boa escolha, pq eu realmente não faço a menor ideia, mas eu n tenho mt tempo, pq eu vou entrar no ensino médio ano q vem e meus pais me deram a condição de: se eu não for prestar vestibular eles vão me trocar de escola e focar só nos cursos. Eu tenho que pensar muito sobre isso ainda e pesquisar, mas obrigado mesmo assim. Dado: tenho 15 anos

1

se você tem a oportunidade de estudar para o vestibular (serve mais para entrar em universidades públicas), então estude e aproveite.

e se puder fazer curso por fora, faça.. seja curso para ir bem nos diversos vestibulares, ou curso focado na área que voce deseja.

independente da sua idade, monte um cronograma de estudos e inclua os horários de lazer, para sair e se divertir... mas sem perder o foco.

é normal nesta idade não saber para onde seguir.

2

vlw, mano. Eu vou aproveitar essas minha férias e pesquisar sobre o assunto, tanto quanto a área que e vou seguir e tanto quanto formas de estudar pro vestibular e métodos de diciplina (algo que eu não tenho)

1

Cara acho que é legal uma combinação dos dois, fazer os cursos e não deixar de fazer uma faculdade.

Mas assim se só com o curso você tiver a oportunidade de um emprego ou estágio, vai fundo, porque pra mim o que vale mais é a experiência.

Sobre indicação de curso eu não vou ta tendo muito pra te dar, mas sempre recomendo os da RocketSeat, eles fizeram uma boa diferença na minha carreira e pra conseguir meu primeiro emprego. E cursos de faculdade, acho uma boa Análise e desenvolvimento de sistema e Sistemas de informação e não recomendo Ciências da Computação (meu curso atual), porque não é o foco do curso em te oferecer experiências em técnologias de marcado.

1

Terminei a minha graduação em Ciência da Computação esse mês, e essa foi uma pergunta que eu frequentemente fazia a mim mesmo durante esses 4 anos de curso. Após eu ter entregue o meu TCC no início deste mês eu fiz uma reflexão sobre toda a minha jornada acadêmica e sobre as coisas que aprendi e experiências que tive ao longo do curso e digo que SIM, vale a pena fazer faculdade.

Apesar de ser uma verdade que o programador não precisa necessariamente ter um diploma para ser da área de T.I, e que ao longo da graduação você vai se deparar muitas vezes com conteúdo um tanto quanto defasado ou que em alguns casos você não vai utilizá-lo na sua rotina de trabalho (dependendo da sua área), a graduação te apresenta a princípios e fundamentos muito importantes pra sua carreira e que talvez você estudando por conta própria nem fosse focá-los em seus estudos ou tivesse que aprendê-los do dia pra noite por conta de alguma proposta de trabalho.

Posso te dar como exemplo matérias como: Sistemas Distribuídos e Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos, Engenharia e Qualidade de Software, Gestão de Projetos, Sistemas Operacionais Abertos e Mobile, Lógica de Programação e Algoritmos, Ciência de Dados.

A experiência de desenvolver projetos de conclusão de semestre e o próprio TCC também são formas de colocar a mão na massa e ter essa "experiência" de como construir algo do zero e documentá-lo (SIM, você vai precisar treinar sua escrita e isso será importante na sua carreira, acredite!), são outros fatores que agregam fazer uma graduação.

Outras pessoas aqui já mencionaram a importância do peso do diploma ao longo da carreira profissional, então nem irei tocar no assunto pra não ficar repetitivo kkk.

É claro que fazer uma faculdade envolve um grande gasto, é cansativo e terá vezes que você vai se perguntar o que está fazendo ali, mas eu acredito que todo conhecimento é bem vindo.

Assim como qualquer outra área, você vai precisar estudar por fora, se aprofundar em assuntos do seu interesse mas a vida do profissional da T.I é essa... ESTUDAR, ESTUDAR E ESTUDAR!!!

Espero ter te ajudado de alguma forma.

Um abraço!

1

Se você tem condições de cursas uma faculdade eu recomendo fortemente, hoje através do SISU e PROUNI isso de certa forma se tornou mais acessível, mesmo que ainda seja algo ainda muito elitizado e distante da realidade de muitos.

Certamente para o inicio de carreira ter uma graduação é bem visto pelo mercado, principalmente se for na área que você vai atuar. É diferente de alguem que já atua a muito tempo na área e não possui uma graduação.

Além disso da minha experiência a faculdade te abre muitas portas como por exemplo iniciação científica, grupos de extensão, empresa júnior, PETs e também a questão do networking.

Por outro lado, geralmente na faculdade as disciplinas te darão uma boa base mas não necessariamente aquilo que você irá aplicar no dia a dia, dessa forma além da faculdade são necessários cursos complementares.

Sobre cursos pensando na área de TI os mais indicados são:

  • Sistemas da informação
  • Ciências da computação
  • Engenharia da computação
  • Engenharia de software
  • Analise e desenvolvimento de sistemas

Recomendo que para cada um dos cursos você olhe a ementa do curso da faculdade que você deseja cursar e veja o que mais te agrada. Mas acredito que qualquer um te da uma boa base na área.

Um iniciativa que descobri recentemente é a : https://www.42sp.org.br/ acho que vale entender sobre como funciona também.

Se você for do estado de São Paulo há diversas opções de ensino público gratuito de qualidade como as Fatecs e a UNIVESP (Essa é a pública EAD). Além disso há as UFs e IFs espalhadas pelo Brasil. Certamente o ingresso nessas faculdades é concorrido mas é uma possibilidade que vale explorar, já que após o ingresso é tudo gratuito.

Mas um ponto que vale lembrar aqui é que faculdade não é garantia de nada, mas certamente no futuro é algo que pode aumentar teu poder de negociação do valor do seu trabalho.

Pessoalmente ter feito faculdade me deu uma visão de mundo que acho que não teria sem ter feito, cursei Engenharia Elétrica em uma Federal e mesmo atuando como dev hoje em dia certamente o caminho que trilhei ali dentro me fez chegar onde estou hoje.