Gupy e LinkedIn - experiência até o momento na busca por vagas
Sou um desenvolvedor com cinco anos de experiência, formado e com mestrado (com TCC e dissertação em outros assuntos não relacionados com a vida profissional atual). Tenho experiência com Java e boa parte da stack envolvida (Tomcat, JBoss, Spring Boot, bancos SQL, JSF, etc) e também atuei brevemente com frameworks mais modernos (ReactJS, Svelte, VueJS).
Dito isso, me surgiu o desejo/necessidade de ficar atuando em trabalho remoto, e não híbrido. Me candidatei em 150+ empresas, muitas do LinkedIn e do Gupy.
Qual experiência tenho para relatar?
As vagas da gupy tem vários testes massivos e que no final, muitas vezes, só volta uma resposta genérica por email enviado por um robô. O mesmo pelo LinkedIn, mas a candidatura simplificada toma menos tempo. Além disso, a demora no retorno das vagas da Gupy frustram.
Se para vagas nível pleno e sênior está desse jeito, 100+ candidatos por vaga, no meu caso uma taxa de cerca de 10% cheguei na entrevista, e após 2 meses de tentativas, apenas uma proposta recebida com salário menor e em regime híbrido (sim, esperaram chegar até o final do processo para informar que era híbrido e não remoto), como está o mercado para o pessoal júnior depois do ChatGPT ? (assumindo que as IAs estão de fato substituindo profissionais iniciantes).
Dediquei bastante tempo na otimização do currículo, fazendo cursos extras em Alura/Udemy, incrementei meu portfólio, tenho site pessoal com publicações, tenho github com conteúdo e tenho uma história totalmente limpa. Nunca agi errado com ninguém, sempre fui pontual, cordeal, prestativo, ativo, autônomo e etc.
Gostaria de compartilhar essa experiência negativa e ver o que vocês acham sobre isso e se vocês também tem outras experiências para relatar. O que me parece é que o mercado mudou drásticamente do início da pandemia até aqui, restando apenas duas possibilidades: aprender idioma inglês e trabalhar fora ou concurso público (para quem não quer sair do Brasil).