Executando verificação de segurança...
1

Como um fullstack trabalha?

Hoje eu acordei com uma dúvida: como que um fullstack trabalha no dia-a-dia?

Me refiro às tasks que ele precisa entregar, tipo, ele faz um endpoint da API e logo após faz uma funcionalidade no front para consumir esse novo endpoint? Ou seria algo como trabalhar 3 semanas como backend e as próximas 3 semanas como front?

Carregando publicação patrocinada...
2

Como o nome ja sugeri, você é capaz tanto de realizar tarefas no front, quanto no back. Você vai fazer a task que tiver que fazer no momento, normalment não tem essa vou trabalhar 1 semana front e proxima semana back, você vai mudando conforme a necessidade do projeto.

Claro que fazendo um trabalho mais pessoal, você vai ter liberdade de escolher como vai ser o seu fluxo de trabalho

1

Cara, talvez varie de pessoa pra pessoa.

No começo eu fazia por exemplo o post de um crud no back e ia pro front consumir pra ver se estava tudo certo e, caso não, ja resolver na hora. Em seguida fazia o restante na mesma pegada.

Hoje eu ja prefiro tocar o back todo e só depois ir pro front, geralmente quando precisa ajustar no back algo eu ja tenho ideia de onde logar.

Acho que o que mais vai influencia nesse fluxo é tua capacidade de planejar minimamente o necessário da task.

1

Como já falaram, depende da pessoa, e também da(s) tarefa(s) e tipo do projeto.

Se é um sistema que as faces são separedas, com uma comunicação RESTful, por exemplo, eu costumo desenvolver os endpoints que que envolvem aquela tarefa e em seguida começo a desenvolver os clientes que irão consumir.

Quando é um projeto que ainda não foi lançado ou uma nova implantação extensa, vamos supor um MVP que já está tudo mapeado, você pode escolher por desenvolver cada face inteira e depois partir para outra, principalmente quando está usando testes automatizados.

1

Eu prefiro fazer o backend inteiro e depois ir para o front.
Ajustes serão necessários, óbvio, mas me sinto mais produtivo assim.

Depois que o sistema vai pro ar, as novas funcionalidades vão sendo adicionadas módulo a módulo. Ou seja, faço o back, o sistema e o site. Parto para a próxima funcionalidade e sigo dessa forma.