[Game Jam] Criamos um jogo de dinossauros que roda no navegador
Talvez vocês já tenham ouvido falar da Game Jam do Youtuber Toddyn. Eu acompanho esse canal há um tempo e, quando ele postou o vídeo sobre essa competição, pensei: por que não participar? Mesmo não ganhando, seria uma grande oportunidade de aprendizagem.
Chamei meu namorado que topou participar comigo, onde nosso objetivo era criar um jogo simples que rodasse no navegador, na qual o jogador precisa sobreviver com base em suas escolhas. Ele teria a barra de vida e de sanidade, nas quais, para vencer o jogo, precisariam ficar no mínimo 60% até o último dia. Ocorreriam vários eventos no jogo que diminuiriam e aumentariam essas barras.
Escolhemos o nome Reptor's TimeQuake e logo vocês entenderão o motivo.
Escolhemos ser no navegador pois tínhamos domínio em HTML/CSS, JavaScript e algumas bibliotecas de animação.
O tema era de dinossauros e viagem do tempo, que fosse do gênero terror e não podia ser plataforma. O prêmio era um Playstation 5 ou 4000 mil reais.
Meu Processo
Falarei mais da minha parte do processo de criar o jogo, que envolveu o design UI, criação das imagens dos dinossauros e cenários, elaboração das histórias, animações e responsividade do jogo.
Primeiramente, eu utilizei IA para a criação dos dinossauros e cenários no criador de imagens do Microsoft Designer. Eu queria dinossauros assustadores, e sem fundo para facilitar a inserção deles no jogo. Depois de várias tentativas e experimentos, usei cada vez mais comandos específicos para conseguir o que eu queria, como "dinossauro realista bem escuro assustador com olhos vermelhos com jumpscare, corpo inteiro de frente, sem fundo". Veio vários resultados interessantes.
Outros nem tanto...
Outros interessantes até demais...
E o mesmo procedimento foi feito para os cenários.
O próximo passo foi fazer o design das interfaces. Utilizei o Figma para me auxiliar nesta tarefa. Para as barras de vida e sanidade, usei o plugin iconify para fazer os símbolos que eu queria.
Além das interfaces da jogabilidade, fiz um menu e uma aba de explicação do projeto e créditos.
Após isso, escolhi a trilha sonora e os efeitos sonoros para os dinossauros.
O interessante deste jogo é que há uma história escondida por trás. Embora as perguntas que criei possuem base em apenas acontecimentos que vão diminuir ou aumentar as barras de vida e sanidade, deixei algumas pistas ao decorrer do jogo para revelar esse enredo.
No código, utilizei a biblioteca animate.css para colocar animações simples no jogo para melhorar o UX. Alguma destas animações são nas barras, que tremem quando diminui ou aumenta.
Além disso, tratei da responsividade do jogo. Já sabia que ficaria bem complicado deixar essa interface para o celular, então coloquei um aviso que só pode ser jogado em um computador. Mesmo excluindo telas muito pequenas, o restante tratei da interface ficar agradável ao jogador.
Conclusão
Convido vocês a testarem o jogo. Colocamos no vercel e há um repositório do GitHub, na qual adoraríamos que você dê uma estrela.
Esperamos que seja avaliado muito a questão da complexidade/esforço dos jogos desta Game Jam. Talvez você se pergunte: não importa só a experiência do jogador?
Em um jogo lançado ao público, assim como um site ou um software, difícilmente os usuários ficarão avaliando o código por trás e apenas atentar-se a experiência. Comercialmente, principalmente, funcionará assim.
Em uma competição, deve ser diferente. Imagine uma competição culinária, um Masterchef, se desejarem. Podem haver dois pratos muito bons, mas será analisado a complexidade das técnicas no preparo do prato, assim como o quanto o cozinheiro explorou os ingredientes. É uma característica de qualquer competição.
Por todas essas razões, explore o jogo e dê uma olhada no código. Qualquer sugestão ou atentamento será bem vindo. Obrigada por ler aqui e obrigada por conhecer Reptor's TimeQuake!