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[Game Jam] Criamos um jogo de dinossauros que roda no navegador

Talvez vocês já tenham ouvido falar da Game Jam do Youtuber Toddyn. Eu acompanho esse canal há um tempo e, quando ele postou o vídeo sobre essa competição, pensei: por que não participar? Mesmo não ganhando, seria uma grande oportunidade de aprendizagem.

Chamei meu namorado que topou participar comigo, onde nosso objetivo era criar um jogo simples que rodasse no navegador, na qual o jogador precisa sobreviver com base em suas escolhas. Ele teria a barra de vida e de sanidade, nas quais, para vencer o jogo, precisariam ficar no mínimo 60% até o último dia. Ocorreriam vários eventos no jogo que diminuiriam e aumentariam essas barras.

Escolhemos o nome Reptor's TimeQuake e logo vocês entenderão o motivo.

Escolhemos ser no navegador pois tínhamos domínio em HTML/CSS, JavaScript e algumas bibliotecas de animação.

O tema era de dinossauros e viagem do tempo, que fosse do gênero terror e não podia ser plataforma. O prêmio era um Playstation 5 ou 4000 mil reais.

Meu Processo

Falarei mais da minha parte do processo de criar o jogo, que envolveu o design UI, criação das imagens dos dinossauros e cenários, elaboração das histórias, animações e responsividade do jogo.

Primeiramente, eu utilizei IA para a criação dos dinossauros e cenários no criador de imagens do Microsoft Designer. Eu queria dinossauros assustadores, e sem fundo para facilitar a inserção deles no jogo. Depois de várias tentativas e experimentos, usei cada vez mais comandos específicos para conseguir o que eu queria, como "dinossauro realista bem escuro assustador com olhos vermelhos com jumpscare, corpo inteiro de frente, sem fundo". Veio vários resultados interessantes.

Dinossauro assustador

Dinossauro assustador

Outros nem tanto...

Dinossauro assustador falho

Dinossauro assustador falho

Outros interessantes até demais...

Dinossauro bombado de armadura

Dinossauro bombado

E o mesmo procedimento foi feito para os cenários.

O próximo passo foi fazer o design das interfaces. Utilizei o Figma para me auxiliar nesta tarefa. Para as barras de vida e sanidade, usei o plugin iconify para fazer os símbolos que eu queria.

Além das interfaces da jogabilidade, fiz um menu e uma aba de explicação do projeto e créditos.

Foto da Interface

Foto da Interface

Após isso, escolhi a trilha sonora e os efeitos sonoros para os dinossauros.

O interessante deste jogo é que há uma história escondida por trás. Embora as perguntas que criei possuem base em apenas acontecimentos que vão diminuir ou aumentar as barras de vida e sanidade, deixei algumas pistas ao decorrer do jogo para revelar esse enredo.

No código, utilizei a biblioteca animate.css para colocar animações simples no jogo para melhorar o UX. Alguma destas animações são nas barras, que tremem quando diminui ou aumenta.

Além disso, tratei da responsividade do jogo. Já sabia que ficaria bem complicado deixar essa interface para o celular, então coloquei um aviso que só pode ser jogado em um computador. Mesmo excluindo telas muito pequenas, o restante tratei da interface ficar agradável ao jogador.

Conclusão

Convido vocês a testarem o jogo. Colocamos no vercel e há um repositório do GitHub, na qual adoraríamos que você dê uma estrela.

Esperamos que seja avaliado muito a questão da complexidade/esforço dos jogos desta Game Jam. Talvez você se pergunte: não importa só a experiência do jogador?

Em um jogo lançado ao público, assim como um site ou um software, difícilmente os usuários ficarão avaliando o código por trás e apenas atentar-se a experiência. Comercialmente, principalmente, funcionará assim.

Em uma competição, deve ser diferente. Imagine uma competição culinária, um Masterchef, se desejarem. Podem haver dois pratos muito bons, mas será analisado a complexidade das técnicas no preparo do prato, assim como o quanto o cozinheiro explorou os ingredientes. É uma característica de qualquer competição.

Por todas essas razões, explore o jogo e dê uma olhada no código. Qualquer sugestão ou atentamento será bem vindo. Obrigada por ler aqui e obrigada por conhecer Reptor's TimeQuake!

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BehanceGitHub

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Olá! Como eu nao posso te xingar.. eu tenho que dizer que você é muito espertinha minha filha, eu pulei com tudo da cadeira quando levei o jumpscare.. bom trabalho >:| ( Mas maneiro o jogo, eu gosto de rpg de texto!)

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Kkkkkkk, muito obrigada!

Que bom que os jumpscares funcionaram. Com a atmosfera criada, os efeitos sonoros colocados (com mixagem para ficar mais peculiar e consequetemente assustador) e os dinossauros com essa aparência é difícil deixar alguém tranquilo kkkk.

Espero que tenha explorado os diversos cenários que pode ocorrer com base em suas escolhas, obrigada por jogar!

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Parece a nossa vida, né... cada coisa que acontece... mas até agora, não rompi o cabo do machado e sigo matando um dinossauro por dia!
Ficou massa demais! Parabéns! Quase morri de susto... hahahahaha!

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Que bom que curtiu! Você já está virando pro player kkkk

É muito legal ver as pessoas como você engajadas assim nos eventos do jogo, que bom que o terror do jogo tenha funcionado bem.

Obrigada por jogar!

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Testado e aprovado. Que puta susto eu tomei kkkkkkkkkkkkkkkkk mds do céu o som estava ligado na TV e eu aqui jogando as 00:15 no escuro kkkkkkkk vou dormir todo borrado.
Ótimo trabalho heim.

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Não sei digo obrigada ou peço desculpas.... Kkkkkk

Que bom que estás curtindo. O som do jogo é bem alto mesmo, inspirado um pouco em fnaf, a diferença é que é com dinossauros...

Até o mecanismo de dias e barras é inspirado. Enquanto no fnaf é horas, no Reptor's TimeQuake (adoro esse nome, apesar de grande) é dias. E as barras é a mesma ideia, chegar no mínimo com 60%: no fnaf é eletricidade, e no RTQ é sanidade e vida.

Como fizemos em torno de apenas 12 dias, tínhamos ideias que até podemos adicionar futuramente, como barra de sede, inventário... seria demais. Além, claro, novas histórias e novas pistas da história do jogo.

Opa! Me empolguei escrevendo. Mas ver você curtindo é minha empolgação! Obrigada por jogar!

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Muito bacana o jogo, testado e aprovado.
Porem tem um melhoria que gostaria de ver funcionando:
Um contador de tempo para responder a pergunta, Exemplo:
Dia 5 - 45 segundos para responder
Dia 4 - 35 segundos para responder
Dia 3 - 20 segundos para responder
Dia 2 - 10 segundos para responder
Dia 1 - 5 segundos para responder

Caso você não responda nesse tempo o jogo vai drenando sua sanidade a tela vai escurencendo a musica vai aumentando sinalizando que você vai ser atacado.

Depois eu dou uma olhada no codigo e tento fazer uma versão com essa implementação e posto aqui.

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Muito obrigada! Bem interessante essa mecânica.

Eu estava pensando até um tempo atrás algumas mecânicas novas para o jogo. Hoje será decidido o jogo vencedor da Game Jam, após isso decidiremos os rumos do RTQ, estamos até pensando em colocar no Kickstarter.

Essas mecânicas, que mesclaria com a sua, seria a de nível de dificuldade (fácil, médio, alto), na qual o tempo de escolha poderia ser ser aclopada no médio ou difícil (se fosse no médio, no difícil seria um menor tempo ainda).

Também estou pensando em outras, como: sistema de inventário, jumspacares mais inesperados/repentinos (com a tela piscando, e o dinossauro surgindo no meio delas, que poderia ser uma espécie de alucinação), um tutorial melhor estruturado, entre outros conceitos. Mas, por enquanto, são só ideias.

Além de claro, mais histórias, cenários (como de caverna), mais tipos de dinossauros e um redesign.

Dê uma olhada no estilo destes dinossauros que eu estava criando recentemente com IA, que dariam jumpscares mais diferentes do que estava sendo feito até agora:

Dinossauro assustador

Dinossauro assustador

Mais uma vez, obrigada pela sugestão!