Executando verificação de segurança...
6

Como conheci e porque adoro Nest.JS

Um pouco sobre mim
Sou engenheiro de software full-stack com foco em frontend, porém, migrando para backend.


Tópico: Como fui apresentado ao Nest
Antes que eu começasse a utilizar Nest.js em minhas aplicações backend, utilizava apenas Javascript, com Node.js e após 1 ano, fui migrando para Typescript.

Sou programador que utiliza Angular para o frontend, e por eu estar migrando o meu foco para backend, decidi aprender algo novo, algo para me destacar no mercado. Já havia lido sobre a respeito, mas nunca tinha lido a documentação, nunca tinha criado um projeto teste.

Então, enquanto eu estava saindo de uma empresa ("desempregado" hahaha), procurei engordar meu currículo e então, tirei da minha lista de "To learn" para "To using" o NestJS.

Esse framework, que utiliza Node.js por debaixo dos panos me encantou a primeira vista, a semelhança com a estrutura de projeto/pastas com projetos Angular, separação por módulos, havendo também, services...
Descobri que o criador trabalhou no desenvolvimento do Angular, então, utilizou dos mesmos princípios para o lado do backend. Isso tornou a minha experiência de aprendizado ainda mais delicinha, mais produtiva e feliz.

Desde então, venho migrando minhas aplicações para fazer uso desses conceitos e me deixar contente por ter uma aplicação bem estruturada, robusta e concisa.


Isso abre um outro tópico, que falarei em outra postagem, que é sobre minha aplicação que estou desenvolvendo há uns três meses e estou adorando a experiência. Em breve falarei sobre, como também, disponibilizarei o link de staging/homologação para quem quiser testar.

Muito obrigado pela leitura 😁

Obs: Se quiserem conhecer um pouco sobre o criador do Nest -> https://medium.com/@kammysliwiec/about

Obs2: Se quiserem conhecer sobre o Nest -> https://docs.nestjs.com/

Carregando publicação patrocinada...
2

Nestjs é muito bom. Tive a mesma experiência que você, saí do Angular pra ir pro back end.
Sempre usei express pra fazer o back, mas as vezes eu passava muita raiva.
Até um dia que estavamos codando o back de um subsistema na empresa utilizando Hono/Elisya e simplesmente deu tudo errado.
Troquei o micro serviço que eu estava responsável de Elisya para Nest sem nunca ter usado o framework na vida.
Agora o sistema está nos passos finais, com tudo funcionando em menos de uma semana de código.

1

Que massa, cara!

Sinto que você está orgulhoso, parabéns!

A aprendizagem do Nest é muito tranquila, como é tudo bem organizado (quando é organizado) fica tão tranquilo e prazeroso o processo de desenvolvimento.

Parabéns, novamente!

1

eu já tentei usar em alguns projetos e sinceramente não gostei. acho que você gosta pq é bem parecido com angular (estrutura e boilerplate). mas complica demais em algumas coisas simples (como usar um arquivo .env ou usar variável de ambiente em um gateway) e daí eu perdi a paciência.

1

Eu gosto por conta disso e muito mais. Não senti nenhuma dificuldade em utilizar variáveis.env, bastou apenas importar { env } from process e ser feliz.

Mas, vai de pessoa, para pessoa, realmente.

O bom de ter várias alternativas é que, se não gostou, não se adaptou, basta apenas mudar. No fim, o que importa é o resultado estar de acordo com o esperado, não é mesmo?

1
0
1

Usar um framework que ainda nem teve release 1.0 é de fuder também, o criador do Elisya deixa bem claro que aquilo é um fruto do hobby dele e ainda não está estável, mas, segundo tweets recentes dele, está próximo da 1.0.

Pelo mesmo motivo ninguém usa Bun em produção, mesmo estando na 1.0 agora, porque é um risco alto de dar merda por não ser amplamente testado e usado.

2

Esse assunto de Frameworks JavaScript sempre me incomodou porque antigamente eu ia dormir e acordava pela manhã e lá estava mais um framework javascript e atualmente se eu vou ao mercado e volto já tem alguém falando de um novo framework javascript foda... haha

Eu fico pensando o que diabos têm de errado com todos os outros framework javascript criados e porque tem tanto framework de tudo, principalmente javascript..

Porque se eu instalar o React ali com espressJS eu resolvo o problema... mas agora tem NextJS, NestJS... Vitte.. sei la o que..

Acho a evolução boa, porém acredito que poderia haver um processo mais sustentável, uma pessoa iniciante que se aventura com JavaScript poderia ter um ataque de pânico de tanta informação que sai relacionada e pior.. muitas vezes e mais do mesmo, faz a mesma coisa que o outro já faz de outro modo..

Eu vou dar uma olhada superficial nisso, mas aposto que daqui uns dias já vai ter algo melhor que esse NestJS.. é uma vida sofrida do povo de JavaScript haha.

1

Realmente, cara.

A todo momento sai um framework javascript novo, mas o que importa é se você sabe fazer o que precisa fazer com o código puro, mas o que impede de utilizar algo que auxilia na produtividade?

Eu prezo pela produtividade, porém, dá pra unir o útil ao agradável.

1

Gosto dos frameworks, do express, do next etc.. Eu só acho que a janela de tempo entre um framework e outro é curta demais, não tem como a comunidade de fato evoluir e mandar PRs em um framework quando já no dia seguinte tem um outro framework novo. Meu questionamento é quando tem um framework que faz exatamente o que outro framework faz com uma outra abordagem e um ganho de performance que as vezes nem justifica aprender outro framework.

Quando você chega na empresa tem gente usando Jquery ainda uhauah. Empresas não ficam trocando de framework toda hora.

2
1

O Nest.js é simplesmente incrível, atualmente trabalho como Frontend, mas comecei minha jornada na programação como Backend usando o Django, e sempre o achei um framework insuperável(aquela coisa de iniciante que tem seus framework do coração), não havia encontrado outro framework pra back que me despertasse interesse até encontrar o Nest.js, ele é incrível

1

Aí sim!
Todo iniciante tem um xodó, haha

Eu tinha o Angular, pois iniciei como front e migrei para o full-stack com foco no front, mas quero focar no back.

Mas... que o Nest é simplesmente delicinha de usar, ele é... haha

1
1

Cara... sendo sincero, nunca testei.
Mas, se dá pra criar um server lá no lado angular com express, acredito que dê para fazer o mesmo e servir o projeto.

Assim, sendo um server do front.
Seria isso?

1

Cara... sendo sincero, eu não cheguei a testar.

Mas se é possível criar um server para o front utilizando apenas node, acredito que usando o Nest não seja um monstro.

1
1

Eu detesto nest (tmb n curto typescript), acho verboso, custoso e com baixa performance (claro, comparando com go, Java e afins). mas achei interessante como geralmente fullstack gostam mais, me pergunto se não foi um foco do framework

1

Bem... No meu caso não foi um foco no framework, pois já utilizei Java, C#, Python e atualmente trabalho com Ruby on Rails.
Sei que o typescript não é tão performático quanto Go, uma linguagem a qual ainda não cheguei a utilizar, mas já li e vi a respeito. Porém, acredito que seja o conforto mesmo.

1

Nest é coisa bonita demais kkkkkk. Comecei a usá-lo por acaso. Eu queria fazer um aplicativo como proposta de TCC e queria usar o .NET para fazer a construção da api. Só que, por algum motivo, a url da api local não funcionava no emulador de forma alguma, e o problema era com o framework, pq um servidor em node funcionava. Fiquei bem decepcionado pq queria usar uma estrutura orientada a objetos e o express é meio custoso pra isso. Daí meu orientador falou que tinha ouvido falar desse framework nest e que ele tinha similiaridade com .NET. Simplesmente apaixonei pelo framework foi uma experiência muito boa aprender mais dele. Principalmente pela documentação ser tão simples

1

Cara! Bom demais!

Realmente, o Nest resolve alguns problemas, como seu exemplo, tanto quanto a questão de criar módulos, para guarda de rotas, autenticação...

Delicinha demais!