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Aatrox
1 min de leitura ·

Precificar planos no meu SaaS

Pessoal, estou quase lançando meu primeiro SaaS e agora estou na parte de planos e pagamentos e ta sendo uma parte complicada. Ai vem a duvida: como voces precificam os SaaS de voces? lembrando que vao ser planos mensais. abs

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Achei a pergunta um pouco vaga, considerando as muitas variáveis que entram no processo de precificação.

O tripé que recomendo, inspirado no livro do MIT de nome "Empreendedorismo Disciplinado", é construído sobre 3 pilares:

1. Valor agregado
O primeiro e mais importante é: o quanto de valor seu produto entrega. Qual o retorno sobre o investimento (ROI) em relação às soluções concorrentes?

Se você entrega uma economia ao cliente, aconselha-se que sua empresa receba pelo menos 20% dessa economia.

2. Preço de mercado
Este é o segundo mais importante. Usar como parâmetro o quanto seu público-alvo gasta atualmente para sanar a mesma dor que sua solução trata, mesmo que em produtos ou serviços diferentes do seu.

Se seu produto é superior, tome cuidado com a armadilha de cobrar mais barato, porque pode ser um tiro no pé ao criar um "nó mental" no seu público.

3. Custo
Qual o custo operacional total do seu serviço, normalizado por cliente (custos fixos, custos de aquisição, custos operacionais variáveis, etc). Este normalmente é o único fator levado em consideração, mas é um erro. O custo deve ser uma baliza para lembrá-lo de que seu retorno tem que ser positivo.

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É bom ter um plano mensal e outro anual, aqui eu to implementando isso. Sobre o preço é bom validar o mercado, ver o quanto seu publico pode pagar, dar uma olhada em quanto os concorrentes cobram, etc.

No meu caso por exemplo: Meus concorrentes cobram 10x mais caro, porém vejo que eles tentam focar em empresas grandes. Eu precifiquei o meu levando em consideração que quero mirar primeiro micro-empresas, que tem orçamentos mais baixos.

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Concordo com a resposta anterior, para ter um ponto de partida você deve olhar para seu público alvo e competidores.
Mas também acho importante você não se fixar tanto em achar o preço perfeito, por que, além de variar com o tempo/mercado, você poderá fazer testes A/B e ajustes posteriormente. Seu foco deve ser lançar o quanto antes!
Trabalhando em SaaS em diversos estágios notei que é sempre necessário corrigir a rota, especialmente em tempos voláteis como agora.
Boa sorte!