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Achei a pergunta um pouco vaga, considerando as muitas variáveis que entram no processo de precificação.

O tripé que recomendo, inspirado no livro do MIT de nome "Empreendedorismo Disciplinado", é construído sobre 3 pilares:

1. Valor agregado
O primeiro e mais importante é: o quanto de valor seu produto entrega. Qual o retorno sobre o investimento (ROI) em relação às soluções concorrentes?

Se você entrega uma economia ao cliente, aconselha-se que sua empresa receba pelo menos 20% dessa economia.

2. Preço de mercado
Este é o segundo mais importante. Usar como parâmetro o quanto seu público-alvo gasta atualmente para sanar a mesma dor que sua solução trata, mesmo que em produtos ou serviços diferentes do seu.

Se seu produto é superior, tome cuidado com a armadilha de cobrar mais barato, porque pode ser um tiro no pé ao criar um "nó mental" no seu público.

3. Custo
Qual o custo operacional total do seu serviço, normalizado por cliente (custos fixos, custos de aquisição, custos operacionais variáveis, etc). Este normalmente é o único fator levado em consideração, mas é um erro. O custo deve ser uma baliza para lembrá-lo de que seu retorno tem que ser positivo.

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