Executando verificação de segurança...
1

O que recomendam para uma pessoa que está iniciando na programação?

Olá, estou estudando programação, desejo entrar na área profissional e trabalhar com isso, quais dicas vocês me dariam? Estou estudando inicialmente JavaScript, esta é uma boa linguagem para começar? É uma linguagem a qual eu possa arrumar emprego futuramente? Também pretendo ingressar na faculdade qual curso devo fazer? Ciência da Computação? Engenharia de Software? Tenho diversas dúvidas pois a principio eu não me imaginava nessa carreira, mas tomei gosto por isso e agora quero botar a bola pra frente.

Carregando publicação patrocinada...
6

Não quero parecer o chato mal educado, mas tenho duas dicas que podem não ser o que vc queria.

A primeira é aprender a pesquisar. Sério, a quantidade de gente que já perguntou e respondeu isso online é absurdamente gigantesca. Aqui mesmo no TabNews, que só tem 1 ano de vida, vc vai encontrar vários posts com as mesmas dúvidas, e adivinha só, basicamente as mesmas respostas.

Pra piorar, muitas vezes as respostas são sobre o que as pessoas gostam, ou com algum viés (modinha da vez, por exemplo) e não necessariamente o que é melhor pra vc.

Não sei porque as pessoas preferem ignorar todas as discussões já feitas sobre o assunto e acham que se fizer a mesma pergunta de novo pela milésima vez terá uma resposta diferente. Não vai, pesquise os tópicos que já existem e leia o que já tem, garanto que as respostas aqui não serão diferentes.

Aí vc vai ver que as respostas sempre são inconclusivas, porque são só opiniões enviesadas de gente que não sabe o que é melhor pra vc. O que me leva à próxima dica.

A segunda dica é não delegar suas decisões para terceiros que nem sequer te conhecem, não sabem o que é melhor pra vc, etc. Percebo que várias vezes - não estou dizendo que é o seu caso - as pessoas já meio que decidiram e só querem validação, alguém que diga que é isso mesmo que deve ser feito, ou seja, que diz exatamente o que vc queria ouvir, sem ser necessariamente verdade. Muitas vezes só basta uma dizendo isso, a pessoa agradece e nem vê as outras respostas. Tem trocentos casos assim pela Internet.

No fim não tem resposta certa, o que dá certo pra um pode dar errado pra outro.

1

Entendo bem, na real busquei por esse tópico por que geralmente costumo buscar mais informações antes de iniciar algo, experiências já passadas por outras pessoas e tudo mais, eu realmente entendi seu ponto de vista em relação a isso pois é importante buscar informação, por isso as perguntas sobre tanto a escolha de linguagem quanto a de curso.

3

Recomendo não começar na programação. Zueeeera.
Também tive essa dúvida e também sou iniciante, tem 1 ano que me envolvi na área e 2 meses que começei Engenharia de Software.

1 -> JavaScript é bem versátil e meio que o arroz com feijão pra quem está começando. Para nós, iniciantes, não adianta tentar reinventar a roda. JavaScript é praticamente obrigatório para todos e, por ser uma linguagem de fácil entendimento comparada com outras como Java, é a favorita de quem está começando, então, vai fundo no JavaScript, só tome cuidado para não ingressar em um framework cedo demais.

2 -> Sim, JavaScript pode te ajeitar um emprego sim, mas sendo bem sincero, tem muito mais a ver com suas softskills do que com as habilidades na linguagem de programação em si (do meu ponto de vista). Não vai adiantar muita coisa saber 100% de JS e não conseguir transmitir isso para um recrutador, então o conhecimento na linguagem não é tudo.

3 -> Sobre qual curso escolher, EU optei por engenharia de software porque:
- Tem duração de 4 anos e, apesar de parecer longo, permite mais tempo para estagiar e pegar experiência antes de cair no mercado de trabalho
- Por ser uma engenharia, de certa maneira facilita um pouco um futuro visto americano caso eu queira tentar
- Decidi fazer EAD pela flexibilidade e tempo, mas saiba que EAD exige uma postura ativa por parte do aluno. Raramente alguma faculdade vai te pegar pela mão pra ensinar o necessário

4 -> Nenhuma faculdade vai te passar todo o necessário em lingagem nenhuma, mas não se assuste. A ideia da faculdade é dar um norte em linhas gerais do que cada coisa faz na área de tecnologia, meio que pra você descobrir o que gosta e ir atrás

5 -> Uma das vantagens da faculdade é te dar um caminho estruturado de quais assuntos estudar e em qual ordem. Imagine que inferno começar a aprender a primeira linguagem de programação direto com um Java da vida? Creio que muitos já tenham feito isso, mas se trata de uma linguagem mais difícil (na minha opnião) em comparação com JavaScript, mas isso é assunto pra mais tarde

6 -> A comunidade te recebe muito bem! Uma coisa que me surpreendeu foi que a galera recebe muito bem quem está chegando, portanto, não tenha medo de perguntar e interagir com a galera, pois a grande maioria realmente quer ajudar iniciantes como nós.

7 -> Não se assuste com a sensação de não estar entendendo nada. Pelo menos pra mim, foi muito difícil lidar com isso bem no começo mas com o tempo você vai acostumando. Não é impossível aprender, só demanda tempo, então vamo q vamo!

Seja bem vindo, se puder ajudar em algo mais é só falar

1
3

Ter a base muito boa antes. Saber bem comunicação e expressão, matemática e ciências. Formar o pensando lógico, a capacidade de entedner e resolver problemas, saber pesquisar, se virar sozinho, poder evoluir.

JS é uma boa linguagem para começar de acordo com seu objetivo. Para alguns objetivos é C. Por isso ainda alguns cursos superiores que não cederam ao marketing a ensinam.

Se preocupa com emprego depois. Ou faça como quase todo mundo, se preocupa agora e passa ter dificuldade para achar o emprego, principalmente os bons. Se precisa da grana já vai vender bala no semáforo ou outro coisa que dê o que precisa e não te tome muito tempo. Não destrua suas oportunidades como muitos fazem por ter pressa. E lamento se não conseguir fazer isso, a vida não é justa, no Brasil menos ainda, e estraga o crescimento das pessoas que não tem algum privilégio. Eu ti ve condsições desfavoráis mas também privilégio, por isso me dei bem, mas não tanto quanto poderia. Joga com o que você tem.

Faça um bom curso. Pesquise sobre todos que deseja fazer. Vá atrás, fale com eles. Tente o melhor que conseguir. Não se apegue a títulos.

Se desenvolva para não depender que sua vida seja regida por pessoas aleatórias na internet.

No momento que escrevo aqui tem outras respostas boas, até porque eu já disse tudo aquilo. Eu não repetir tudo o que já postei a respeito do assunto.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Olá,

O que eu recomendo é ir contra a corrente e fazer o que poucos fazem nesse mundo de cursos rápidos e influencers, que é estudar a base. E quando falo a base, não estou falando somente da programação em si, mas de todo o conjunto de subáreas que compõe a TI como um todo: Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores, Algoritmos e Estrutura de Dados, Banco de Dados, Arquitetura de Software e muitas outras. Perceba que tu não vai virar expert em todas elas, mas com certeza vai te deixar muito mais apto e enfrentar desafios de todos os tipos.

Sobre a temática de faculdade, hoje digo que vale a pena, contudo, é algo que deve ser levado a sério pois em tese não é para ser algo trivial e deve exigir muito de você. Então o que eu recomendo é fazer quando se sentir seguro que poderá tirar o maior proveito possível de uma graduação de respeito. Sobre ser Ciência da Computação ou Engenharia de Software, ambas são muito boas e o que pode te ajudar a decidir entre elas é olhar as grades curriculares de alguma universidade de renome aqui no BR e ver o que elas oferecem, assim, tu pode optar pelo que achar mais interessante em termos de disciplinas ofertadas. Lembrando que graduação vai fortalecer sua base e pintar um quadro geral sobre o que o curso escolhido propor, e também vale salientar que a faculdade não vai te ensinar o framework web da moda ou afins para fazer um CRUD em uma empresa, isso tu pode ir estudando por fora. Sair preparado para o mercado de trabalho vai ser apenas uma consequência do quão bom for você e a sua faculdade.

Sobre linguagens de programação. Bom, não vou opinar sobre qual você deve escolher para seguir carreira profissional, pois provavelmente seria algo bem enviesado e com certeza acabaria falando alguma besteira visto que hoje tenho um conhecimento maior em apenas duas. Mas, quero opinar sobre qual você deve investir um tempo para se aprofundar em programação e Algoritmos, e minha recomendação é C. Ela vai te forçar a enteder melhor como a máquina funciona em um nível mais baixo que o JS, por exemplo, e com certeza vai fixar muito bem qualquer conceito que tu estude com ela. Eu aprendi programação com C na faculdade e na época já tinha noção de ser um boa escolha e olhando hoje, só tenho mais certeza que é ótima para isso.

No mais, sobram os conselhos gerais, que são:

  • Seja paciente. Aprender teoria e prática de forma boa leva tempo e tu com certeza vai querer chutar o pau da barraca eventualmente, mas é importante não perder a cabeça;
  • Se engaje com a comunidade. Nossa área é formada em sua maioria por pessoas dispostas a ajudar, mesmo que não saibam muito como fazer isso.
  • Peça ajuda a outras pessoas. Porém, antes de falar com outrém, exercite sua capacidade de buscar pela resolução do problema em primeiro lugar, seja em livros, fóruns, artigos online etc.
  • Ajude. Sempre que possível retribuia com no mesmo nível a ajuda que receber da comunidade.
  • Ignore 99% das pessoas ditas influencers (provavelmente elas vão querer te vender um curso ruim). Dê certa atenção a pessoas com um discurso a primeira vista "indigesto", muitas vezes tu encontra umas trufas ótimas com elas.
  • Persevere se achar que realmente é para tu, mas não tenha medo de largar se eventualmente descobrir que não é.

Boa sorte!

1

Acho que nosso amigo Kamikaze resumiu tudo, creio que o principal é você não deixar isso nas mãos de terceiros, saber pesquisar e fazer um curso para ver na prática o dia a dia de um desenvolvedor.

Programar vai muito além de só escrever código, você pesquisar, seja para aprender uma linguagem ou aprender algo sobre a carreira está sempre a um click em vários sites, artigos e também no próprio Youtube, mas vale lembrar que cada caso é um caso, você precisa saber quando isso se aplica para o seu momento atual.

Quando tiver algumas dúvidas "bem específicas" a melhor coisa é chamar um amigo desenvolvedor no privado e explicar a sua situação, do contrário tem uma infinidade de assuntos pela internet que muitas pessoas já passaram por ela.

1