Olá,
O que eu recomendo é ir contra a corrente e fazer o que poucos fazem nesse mundo de cursos rápidos e influencers, que é estudar a base. E quando falo a base, não estou falando somente da programação em si, mas de todo o conjunto de subáreas que compõe a TI como um todo: Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores, Algoritmos e Estrutura de Dados, Banco de Dados, Arquitetura de Software e muitas outras. Perceba que tu não vai virar expert em todas elas, mas com certeza vai te deixar muito mais apto e enfrentar desafios de todos os tipos.
Sobre a temática de faculdade, hoje digo que vale a pena, contudo, é algo que deve ser levado a sério pois em tese não é para ser algo trivial e deve exigir muito de você. Então o que eu recomendo é fazer quando se sentir seguro que poderá tirar o maior proveito possível de uma graduação de respeito. Sobre ser Ciência da Computação ou Engenharia de Software, ambas são muito boas e o que pode te ajudar a decidir entre elas é olhar as grades curriculares de alguma universidade de renome aqui no BR e ver o que elas oferecem, assim, tu pode optar pelo que achar mais interessante em termos de disciplinas ofertadas. Lembrando que graduação vai fortalecer sua base e pintar um quadro geral sobre o que o curso escolhido propor, e também vale salientar que a faculdade não vai te ensinar o framework web da moda ou afins para fazer um CRUD em uma empresa, isso tu pode ir estudando por fora. Sair preparado para o mercado de trabalho vai ser apenas uma consequência do quão bom for você e a sua faculdade.
Sobre linguagens de programação. Bom, não vou opinar sobre qual você deve escolher para seguir carreira profissional, pois provavelmente seria algo bem enviesado e com certeza acabaria falando alguma besteira visto que hoje tenho um conhecimento maior em apenas duas. Mas, quero opinar sobre qual você deve investir um tempo para se aprofundar em programação e Algoritmos, e minha recomendação é C. Ela vai te forçar a enteder melhor como a máquina funciona em um nível mais baixo que o JS, por exemplo, e com certeza vai fixar muito bem qualquer conceito que tu estude com ela. Eu aprendi programação com C na faculdade e na época já tinha noção de ser um boa escolha e olhando hoje, só tenho mais certeza que é ótima para isso.
No mais, sobram os conselhos gerais, que são:
- Seja paciente. Aprender teoria e prática de forma boa leva tempo e tu com certeza vai querer chutar o pau da barraca eventualmente, mas é importante não perder a cabeça;
- Se engaje com a comunidade. Nossa área é formada em sua maioria por pessoas dispostas a ajudar, mesmo que não saibam muito como fazer isso.
- Peça ajuda a outras pessoas. Porém, antes de falar com outrém, exercite sua capacidade de buscar pela resolução do problema em primeiro lugar, seja em livros, fóruns, artigos online etc.
- Ajude. Sempre que possível retribuia com no mesmo nível a ajuda que receber da comunidade.
- Ignore 99% das pessoas ditas influencers (provavelmente elas vão querer te vender um curso ruim). Dê certa atenção a pessoas com um discurso a primeira vista "indigesto", muitas vezes tu encontra umas trufas ótimas com elas.
- Persevere se achar que realmente é para tu, mas não tenha medo de largar se eventualmente descobrir que não é.
Boa sorte!