Ótimo ponto! A proatividade é um diferencial, mas saber onde e como aplicá-la faz toda a diferença. Ter discernimento sobre até onde ir é essencial para evitar se sobrecarregar e até se desgastar com expectativas irreais.
A frase “a recompensa por um bom trabalho é mais trabalho” resume bem o risco que muitos enfrentam ao se destacar: nem sempre o reconhecimento vem na mesma medida. Às vezes, a linha entre ser proativo e ser explorado é muito tênue, e é fundamental estar atento para saber quando dizer “não” e proteger o próprio bem-estar.
Sinto muito por você ter passado por situações desgastantes, e sei bem como é isso. Quase cheguei ao burnout, mas consegui corrigir o rumo a tempo para evitar o caos na minha vida. Nesse processo, você acaba encontrando muita gente invejosa, como o Paulo, que não faz nada e, por ser 'QI'(quem indica) da empresa, transforma a vida do Francisco em um verdadeiro inferno...
No final, como você disse, cada um conhece o próprio ambiente e tem que decidir o que vale a pena. Obrigado por compartilhar uma visão tão realista!