Executando verificação de segurança...
20

Adaptando o sistema tabnews para um um fórum de comunidade científica

Olá, primeiramente, parabéns aos desenvolvedores e a comunidade dev do tabnews. É uma baita inicitiava focada no valor da informação e engajamento da comunidade.

Sou um pesquisador científico e trabalho com análise e ciência de dados no domínio da agricultura e solos, portanto não tenho conhecimento dev igual a vocês, embora goste de ler e assistir alguns vídeos no youtube. Trabalho com princípios de ciência e dados abertos e fiquei muito impressionado com o propósito do tabnews.

Dentro das comunidades científicas, também temos, muitas vezes, problemas de comunicação e disseminação de conhecimento, tanto formal (artigos) quanto informal (discussões em fórums). Usamos muito o twitter, linkedin, e a depender da comunidade, alguns fóruns hospedadados em domínios privados (e.g., google forums, etc.)

Vi que o tabnews possui seu código aberto no Github. Portanto, gostaria de saber se seria possível replicar o mesmo framework de uma versão estável 1.0 para outras comunidades.

Como pontos positivos vejo a estrutura de valorização de conteúdo (rewards), design limpo, acesso e código aberto, e hospedagem própria.

Porém, como não tenho habilidades técnicas dev, quais seriam os passos para replicar o sistema tabnews dentro da minha comunidade? Gostaria de entender melhor um possível dimensionamento, possíveis recursos computacionais em termos de servidor e banco de dados, e também horas de trabalho para colocar em produção. Após hospedado, quais seriam os custos de manutenção? Como cientista, vejo que essa ideia possa ser viabilizada com uma proposta de financiamento.

E aí, alguém de vocês poderia me ajudar nessas questões?

Obrigado.

Carregando publicação patrocinada...
10

Vi que o tabnews possui seu código aberto no Github. Portanto, gostaria de saber se seria possível replicar o mesmo framework de uma versão estável 1.0 para outras comunidades.

Tabnews está protegido sob a licensa GPLv3 que informa que sim, você pode usar o código da plataforma para sua própria desde que mantenha o código sob a mesma licensa.

Porém, como não tenho habilidades técnicas dev, quais seriam os passos para replicar o sistema tabnews dentro da minha comunidade?

Primeiro você precisaria criar um "fork" do repositório, isso cria um clone com a referencia do repositório original. Nele você pode fazer suas modificações e ainda receber atualizações futuras (mas precisaria lidar com questão de conflitos)

O segundo passo é modificar o layout, alterar o nome "tabnews" para a sua plataforma, alterar a logo e o rodapé. Por mais que o código seja livre a marca e logo estão protegidas, então deve fazer a sua.

Após isso poderá colocar em produção em sua infra própria. Issod eve ser feito com ajuda de alguém com conhecimento técnico.

Gostaria de entender melhor um possível dimensionamento, possíveis recursos computacionais em termos de servidor e banco de dados

Isso depende da quantidade de acessos que você terá. Inicialmente um servidor grátis poderá aguentar, mas conforme o público for crescendo precisará de uma infraestrutura melhor. Só é possível identificar isso fazendo testes de stress ou monitorando a aplicação rodando.

e também horas de trabalho para colocar em produção

Isso depende muito em quem você irá contratar para fazer esse serviço. precisaria fazer um orçamento direto com essa pessoa.

Após hospedado, quais seriam os custos de manutenção?

  • Custo com o servidor para manter no ar
  • Custo com profissional para atualizar a plataforma
  • Custo com monitoramento (Alguma aplicação externa vai monitorar se tá tudo funcionando como deveria? algum profissional ficará encarregado disso? )

Quantificar esses custos é uma tarefa difícil, precisa ter noção da carga e da confiabilidade que você quer para esse sistema

1

Oi Pilati, obrigado pelos esclarecimentos, especialmente em relação à licensa e às modificações mínimas necessárias. Vejo que não será uma tarefa simples e irá demandar de um especialista para apoiar nossa ideia.

5

Acredito que a comunidade teria bastante a ganhar com publicações científicas no tabnews.
Uma forma interessante de dar valor seria incluir a tag [artigo científico] nos títulos.
Incluir atribuições no perfil do usuário também garantiria credibilidade necessária.

2

Bacana, acho que o tabnews se beneficiaria bastante com isso. No meu caso, o mais correto seria fazer um fork do tabnews e começar um fórum dedicado do zero já que os assuntos não são relacionados. Mas o sistema e o propósito do tabnews são fantásticos e inspiram bastante a geração de novas iniciativas abertas focado no engajamento e valor da informação.

3

Uma duvida que tenho ao ler seu post, voce quer deixar o systema aberto a qualquer usuario? Ou apenas para um grupo fechado de usuarios?

Caso voce queira apenas para um grupo fechad de usuarios, voce terah que adaptar o systema.

PS: teclado sem acentos

1

Isso, seria uma cópia (fork) do tabnews mas mantendo o sistema e o fórum aberto (com exceção das mesmas restrições para interação, requerendo login). Admiro muito a transparência, acccessibilidade, e o fato de ser open source. O sistema de rewards é muito inteligente também, evitando spams e focando no valor da informação e interação da comunidade. Obviamente que talvez poderíamos tentar implementar novas funcionalidades focadas nas demandas de uma comunidade científica. Por exemplo, cada post e cada comentário poderia ter um hash/permalink para facilitar a correta atribuição e compartilhando em outros canais, mas com o sistema ainda ficando centralizado. Talvez um sistema de newsletter semanal/mensal para sumarizar e lembrar o engajamento. Além disso, aquele recurso do tabnews de compartilhar futuramente os ganhos com marketing talvez não seria importante para nós, mas o sistema de rewards (coins) para controlar os posts/comentários continua importante para valorização do conteúdo.

2

Se tem interesse na área de desenvolvimento, o Filipe Deschamps lançou um curso, e é todo voltado a desenvolver o tabnews do zero, passando por todas as etapas do projeto, as aulas ainda não terminaram, mas se tiver tempo é uma boa!