Executando verificação de segurança...
-3

Para aonde eu deveria seguir... ?

Olá a todos, me chamo João, estou estudando programação vai fazer 1 ano em fevereiro. Estudei através de alguns cursos gratuitos (rocketseat, bradesco, internet, etc...) e da onebitcode que paguei o fullstack, e também faço faculdade de ADS em uma uni-esquina da vida, apesar de ter passado na federal em sistemas de informação, fiquei algum tempo mas precisei me mudar e não tinha a possibilidade de ficar ou transferir para outra federal, infelizmente, por isso a mudança de faculdade. Os cursos por fora, foi para acelerar o aprendizado e tapar os buracos da faculdade, mas não queria seguir a receita de bolo que elas faziam (ou melhor, fazem), de aprender o básico/intermediário da maioria das coisas que você vai precisar para aplicar pra uma vaga mediana (para um empresa que esteja desesperada por um programador que saiba o minímo e aceite um salário duvidoso), não estou falando mal dos cursos, para meu caso é bom mas para quem depende do curso vejo como uma alternativa duvidosa, só se você for um autidata e já tem costume de aprender sozinho até o nível avançado do que esteja aprendendo sem problemas até conseguir um emprego ou que te dê lucros. No final de todos os cursos você faz um projeto que é extremamente genérico e a maioria tem em seus portifolios. Eu quis pegar o lado contrário:

Antes de iniciar/estudar na carreira, trabalhei em uma empresa de engenharia, a qual tinha vários problemas de RH pois, não tinha qualquer controle mínimo dos documentos e dados dos funcionários, foi ai que tive a ideia de transformar o problema da empresa que trabalhei como meu primeiro projeto, além de colocar meus conhecimentos em prática, também poderia oferecer a empresa e ganhar uma grana, já que estaria completamente personalizado e resolvendo o seu problema. Hoje, o dia que publico este conteúdo, estou entregando o sistema/solução/aplicativo/software (chame como quiser até hoje não sei como definir um nome), fiz ele no processo de aprendizagem e aperfeiçoando a cada novo aprendizado de todas as fontes, claro, sempre fica uma lacuna, aqui e ali, que não interfere nos seus objetivos principais, mas faz falta. O sistema foi feito com NestJS(Node), NextJS(React) e Postgres/Google Buckets, como diz o mano deyvin, usei o 'Riaquiti' para fazer um ERP para exibir os dados, e o NestJS, manipulando os dados dos funcionários e os documentos, além de fazer um scraping desses dados para outros ERP que a empresa presta serviço. Cobrindo a maioria das áreas que todo projeto que os cursos fazem: (Login, API, manipulação de dados, JWT e SQL), queria utilizar os buckets da AWS, mas não tenho cartão de crédito, nem docker porque meu pc é ruim e não roda direito, nem usei testes (TDD) porque não tinha tempo pois definir um prazo para entregar. Todo o projeto levou cerca de 6 meses para terminar (se começasse hoje com o conhecimento que já obtenho, não passaria de 1 mês), e também me mostrou que não quero seguir como front-end ou fullstack, quero ficar com o back pois me sinto mais confortavel, parece que front-end além de ter muitas formas de exibir os dados, precisam a TODO momento, vigiar o usuário para não fazer algo que ele não deveria. Não recebi ainda o money mas pretendo pedir em torno de 2k/2k500, é o suficiente para iniciar um curso em inglês e fazer outro curso de outra tecnologia, apesar de me considerar um autoditada bem resolvido, ainda preciso que alguém me mostre o caminho para iniciar em novos assuntos/conhecimentos, até porque é mais rápido e não tenho tempo de brincar de aprender, preciso trabalhar. Meu objetivo é conseguir um trampo na gringa até de maio (consigo ficar avançado no inglês até lá), posso até me mudar se conseguir pois tenho pessoas que moram lá e me dariam suporte, ou até aqui no BR mesmo o importante é conseguir, o que não está sendo uma tarefa fácil, a pergunta principal que faço é... deveria fazer um curso de uma tecnologia nova ou me aprofundar no javascript(node) e criar um projeto genérico novo até conseguir um emprego ? Estou extremamente perdido para onde eu deveria ir ou o que fazer... se tiverem ideias de outra coisa que poderia fazer por favor comentem. Obrigado !!

p.s: caso perguntem falta 1 ano pra terminar a faculdade.

Carregando publicação patrocinada...
6

Meu amigo, não sei se a minha resposta vai te agradar, mas vamos lá.

Antes de mais nada

CALMA A ANSIEDADE! AQUIETA O CORAÇÃO!

Você disse que começou a estudar programação há menos de um ano e já quer, literalmente, disputar vagas com devs do mundo todo?
**
Por que você acha que eles dariam a vaga a você e não a outros devs com anos de experiência e portfólios riquissimos?

Se fosse você o recrutador, vc se escolheria?

Já entrou nessas plataformas internacionais de freelance? Já deu uma fuçada no LinkedIn e no Github dessa galera que está lá? Faz esse exercício...

Pelo seu texto eu percebo quão ansioso você está. Voce escreveu dois blocões de paragrafos que são impossíveis de ler. Você sequer se deu ao trabalho de revisar o texto antes de postar, de elaborar melhor suas ideias, aplicar um pouco de coesão, coerência, organização na sua comunicação. (Espero que seu código também não seja um blocão desesperado para compilar...). E você ainda fala que quer estar fluente em inglês até o meio do ano... Começa pelo português, amigo.

Alias,

Fluência em ingles em seis meses? Serio?

Respira um pouco, cara. Se você não é fluente em inglês hoje, vc não vai ficar fluente em seis meses. Assim como se você ainda não é um dev sênior no nivel "trampo na gringa" (e se vc fosse, não estaria postando aqui), vc também não vai atingir isso em seis meses.

Aliás,

POR QUE A PRESSA?

Quem foi que disse que vc tem que zerar a vida em seis meses? O vendedor de curso do Youtube? O golpe tá ai, cair quem quer...

Chama um sênior ai pra conversar, cara? Pergunta ai quantos ANOS de faculdade ruim, trampo ruim, salário ruim, chefe ruim o cara levou até chegar no nível que o cara chegou agora.

Cara, se vc precisa de dinheiro urgente, programação não é o caminho. Se você quer uma carreira segura, longa, duradoura e recompensadora, você está no lugar certo. Mas as coisas não vem tão fácil quanto instanciar uma classe.

Dá uma acessada no roadmap.sh. O quanto você sabe (de vdd) daquilo tudo? Será que vc (ou qualquer outro ser humano) vai aprender aquilo. seis meses?

De verdade, amigo. Aquieta o coração. Respira, toma um copo d'agua. Melhor que aprender rapido é aprender direito. Viva a sua jornada. Foca no basico.

Vc sabe mesmo computação? Vc domina mesmo aquelas coisas "antiquadas" que o Tanembaum trata nos seus livros? (Alias, ta ai uma boa coisa pra estudar...)

Vai com calma, amigo. Um passo de cada vez.

Perdoa se ofendi, não foi a intenção. Mas você precisa respirar, amigo.

Uma hora vai dar certo. Mas você precisa respirar e dar um passo de cada vez.

Como dica, o roadmap.sh tá bem completo. Segue aquele script que vai dar certo.

Sua força de vontade é notável. Se vc tiver um pouco mais da calma, vc vai dar certo, amigão! :)

2

Perdão pelos 2 blocão de texto primeira vez usando tabnews.

Em relação ao inglês, eu já estudei anteriormente, só que meus professores eram de intercambio e saiam toda hora, então a didatica mudava toda hora e eu me perdia nessa troca. Era presencial e eu não tinha acesso a net tanto quanto tenho hoje, mas meu vocabulário é bem vasto, apenas preciso relembrar regras, e outras coisas e colocar a conversação em prática por isso o tempo curto de aprendizagem. Revirar documentação e ler mangá em inglês ajuda bastante.

Posso estar um pouco ansioso sim, mas não em relação a dinheiro e sim a experiência. Criar projetos sozinho e dar manutenção e aquilo outro não é nem de perto a mesma coisa que está em um projeto de verdade com outras pessoas. Vou julgar que você entendeu o que eu quis dizer.

Estou estudando diariamente nessas coisas antiquadas, akita está ajudando bastante nesse assunto, e minhas próprias pesquisas/estudos sobre.

Eu definir 6 meses para conseguir um emprego na gringa, por metas pessoais, se não conseguir está tudo bem. Não é porque outros não conseguem que eu não posso conseguir.

E não se sinta mal se pareceu que você foi duro comigo, fiz o post exatamente para ter essas reações. Fiz sabendo que haveria represalia. Não se incomode, pelo contrário, obrigado pelo comentário !

2

Faz três meses que eu, finalmente, consegui chegar no emprego onde eu sempre quis estar. Hoje eu olho para trás e vejo que foram 17 anos de caminhada. Meu caso é um outlier, eu sei: teve um casamento, um filho e dois episódios de depressão no meio do caminho, rsrsrs... É a vida, faz parte.

Mas o que eu vejo hoje é que eu já me sabotei muito nessa de querer pular etapa e estar mega ansioso pelas coisas (aliás, isso talvez ajude a explicar dois episodios de depressao rsrs).

Mano, dos conteúdos de internet, o Akita é, de longe, o melhor. Ele coloca nossos pés no chão. Vc tá bem orientado. E se vc está focando no basico e no "alicerce" da coisa toda, vc tá no caminho certo.

Só vai com calma. O próprio mercado, como está hj, não está tão aquecido como esteve na decada passada, com a farra das startups e a pandemia (aliás, o Akita explica isso lindamente em um dos seus vídeos), entao é muito facil

  1. Vc se frustrar com prazos apertados, desistir ou até perder a saude mental

  2. Cair na labia de vendedor de curso (basta ver a galera que comprou curso de nocode pq ia ficar rico em Portugal e agora nao consegue pagar um aluguel rsrs)

Então é por isso que eu digo, controla a ansiedade.

Mas é isso ai, segue firme que vc chega la!

2

Esse texto realmente me deu um toque que eu precisava.

Ansiedade de um adolescente

Estou prestes a completar 18 anos, e a ansiedade está cada vez mais presente. Dedico-me à programação desde os 12 anos, explorando o desenvolvimento de jogos e criando projetos simples para passar o tempo. Tenho uma paixão genuína por isto e pretendo continuar na programação. No entanto, a quantidade de responsabilidades atualmente e posteriormente - entre escola, a decisão sobre cursar ou não uma faculdade, os estudos para o vestibular, aprendizado do inglês, além de um possível diagnóstico de autismo - está me sobrecarregando. Está me deixado perdido, e não sei ao certo se essa sensação é comum ao aproximar-se dos 18 anos, e não tenho muitos amigos para conversar sobre isso.

Tenho bastantes problemas com falta de foco, é algo constante. Sempre que me deparo com algo do meu interesse, e acabo explorando até me enjoar. Isto me deixa com peso de que eu deveria estar estudando ou fazendo algo "mais útil", como assuntos da escola e vestibular. Por causa disto, adquiri conhecimento em diversas áreas, mas sinto que essa base não é sólida ou não se mostra útil de alguma forma, o que se conecta com o que eu tinha falado anteriormente.

Neste ano, pretendo mudar isto, definindo um rumo claro para o que realmente desejo fazer. Recentemente, descobri algo sobre mim: gosto de criar ferramentas. Pretendo unir este interesse com a minha paixão por jogos e, assim, desenvolver uma Game Engine.

Destacando Sêneca

"Porque cada dia um pouco de nossa vida nos é tirada; mesmo quando estamos crescendo, nossa vida está em declínio. Perdemos nossa infância, nossa adolescência e nossa juventude. Contando até ontem, todo o tempo passado é tempo perdido; O próprio dia que passamos agora é compartilhado entre nós e a morte. Não é a última gota que esvazia o relógio de água, mas tudo o que anteriormente fluiu; de maneira similar, a hora final no qual deixamos de existir não desencadeia sozinho o evento da morte; ela simplesmente finaliza o processo. Chegamos à morte naquele momento, mas há muito tempo estamos a caminho."

Sêneca, em "Cartas de um Estoico a seu Aprendiz, V. 1"

2