Executando verificação de segurança...
1

[DISCUSSÃO]: Vaga para junior virou agulha em palheiro?

A bolha está estourando ou continua no mesmo? 🤔

Boa noite, turma! Sou desenvolvedor React Jr. Tem uns 4 meses que eu aplco para centenas (sem exagero) de vagas e o retorno é sempre o mesmo: "obrigado, mas não", mesmo eu preenchendo todos os requisitos (e às vezes até mais) solicitados na vaga.

Sem contar que chutando uns 90% das vagas - principalmente vagas híbridas/remotas - têm de 1.500 a 2.000+ de aplicantes para uma ÚNICA vaga, nas mais diversas plataformas de aplicação.

O que eu percebi é que realmente sobram vagas para a galera da TI, mas as vagas são com foco em pleno/sênior. Tem pouca oportunidade para estágio e junior, e as poucas que têm, são exageradas em números de aplicações.

O que vocês acham disso? Existem maneiras mais eficientes de se aplicar para vagas? Aconteceu o mesmo com vocês?

Vamos discutir!

Carregando publicação patrocinada...
1

No meu caso, que comecei agora, parece que estou muito distante de ter os requisitos...

Mas realmente parece que todo mundo está estudando programação.

Daí, se tem muitos com os requisitos, que você também tem, precisa se diferenciar com um portfólio e soft-skills (comunicação, gestão de tempo, habilidades matemáticas, etc.)

1

Realmente, a própria programação evoluiu muito, e a profissão de programador hoje requer mais que antes. Um desenvolvedor front end de hoje em dia precisa saber mais que um de 8 anos atrás, principalmente com a chegada do SPA, SSR, APIs RESTful, etc...
Muitas vagas de junior têm requisitos de pleno, e chovem de aplicações, algumas com mais de 2.000 aplicantes por vaga, é praticamente um concurso.

1
1
1

Acredito que a faculdade esteja voltando a ser um requisito mais firme, digo isso pois estava lendo um artigo sobre soft skills, as empresas não estão mais buscando 100% pessoas técnicas, mas sim pessoas com personalidade e comportamento do profissional. Envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. Podemos dizer que são habilidades particulares, pois nascem de acordo com as experiências, cultura, criação e educação de cada pessoa, entre outros fatores. E a faculdade é muito boa nisso.

2

Eu estou no 5º período de Sistemas de Informação. Acho a faculdade bem importante para o desenvolvimento pessoal e social, principalmente por causa das interações.
Os ensinamentos em si, é um "geralzão", mostrando o básico de tudo, para que a gente tenha uma noção mínima e uma ideia do que se especializar. Alguns assuntos mais "importantes" são mais discutidos (programação, banco de dados), mas no geral não passa do básico.
A faculdade é importante, mas o estudo à parte é com toda certeza primordial.

4

Concordo. Acho que as pessoas confundem, quando alguém pergunta: Você estuda ? A pessoa responde: Sim, estou fazendo Analisa e desenvolvimento de Sistemas. Porém quando você vai na faculdade, você vai assistir aula, e não estudar. A faculdade vai te dar uma boa noção do que existe na tecnologia, e cabe ao aluno definir qual caminho seguir, e além disso ele ganha uma visão ampla da área, facilitando e muito o aprendizado. No meu caso por exemplo, fez muita diferença saber um pouco o conceito de Redes de Computadores, quando eu fui aprender programação.