Executando verificação de segurança...
1

Qual o melhor paradigma de linguagem?

Fala Galera!

Eu tenho uma grande dúvida de qual paradigma eu devo utilizar, qual é o mais utilizado no mercado, eu noto que tem muitos cursos e muitas pessoas falam sobre a orientação a objeto, mas a OO ainda vale a pena, quais são os mais utilizados atualmente e qual eu devo usar para começar a aprimorar meus conhecimentos?

Estou muito feliz por poder participar do forúm e já quero agradecer a todos pelas interações, vamos juntos revolucionar o mundo!!!

Carregando publicação patrocinada...
2

Dei uma resposta sobre paradigma e é necessário saber o que é para entender o que vou falar.

Eu não gosto da expressão "paradigma de linguagem". Prefiro dizer que algumas linguagens incentivam, suportam fortemente e até só viabilizam certos paradigmas. O paradigma está mais no jeito do que você faz do que o que a linguagem diz que é.

Você deve utilizar o paradigma imperativo, quase 90% do tempo, em alguns casos mais. E é nele que deve fazer todos seus esforços para aprender a se dar bem. Ele é que fará seus códigos funcionarem, e é o que dará muita dor de cabeça, e não tem muito como escapar.

O grande concorrente dele é o funcional, mas que não é fácil para a maioria das pessoas, não atende bem todos os tipos de problemas, e você não encontrará muito material, além dele estar presente verdadeiramente apenas em linguagens pouco populares. Você pode usar alguma capacidade funcional pontualmente junto com código imperativo sem grandes problemas, e hoje boa parte das linguagens suportam algumas características funcionais nativamente.

Depois terão vários outros paradigmas secundários que podem estar presentes junto com o imperativo ou funcional.

Orientação a objeto é muito popular, mas não é essa unanimidade toda que alguns acreditam. Há quem prefira nem passar perto dele e as linguagens mais modernas não fazem questão de facilitá-lo. Algumas até facilitam uma parte, até porque nem sabemos bem de qual orientação a objeto está se falando. Só porque as falam muito não quer dizer que ele é tão bom assim, que ele é tão usado, nem que elas usam corretamente.

Eu até uso bastante, mais do que devia, mas evito sempre que dá, procuro formas que me dão mais liberdade. Fazer OOP certo é mais difícil do que as pessoas acham. Como ninguém mede a produtividade de longo prazo dela fazendo de um jeito ou de outro, certo ou errado, parece que tudo está funcionando bem. É difícil para qualquer pessoa. Eu comecei a fazer nos anos 80 e erro até hoje. Vejo alguns dos melhores programadores do mundo errando publicamente. Nenhum problema, porque erraram em outros paradigmas, mas quando erra em OO, pode ficar bem complicado resolver.

Eu gosto um pouco do procedural modular, mas é difícil usá-lo nas tecnologias atuais. Ele entrega mais valor. Ou entregaria.

Mas claro que vale aprender ele. É quase certo que usará em muita coisa. A não ser que encontre um caminho alternativo de trabalho, o que seria bem legal, gosto de ver quem consegue se aventurar por mares diferentes, mas se você estivesse nessa vibe não estaria perguntando aqui :)

Você ouvirá falar de paradigma estruturado que é um ponto bastante específico do imperativo.

Hoje o paradigma orientado a eventos é bem usado.

No mínimo seria bom saber sobre orientação a contratos e a aspectos. E um pouco de metaprogramnação. Em certas tecnologias eles podem ser bem úteis. Mas em qualquer lugar saber como eles são abre a mente, para quem quer ter ela aberta.

Mas imagine um paradigma ser inventado nos anos 50 e ainda ser disparado o mais popular. Acha que ele vai deixar de vale a pena?

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
  • O mais utilizado é procedural/imperativo(pessoas programa assim achando que estão programando OOP em 98% das vezes)
  • O mais famoso orientação a objetos
  • O mais velho funcional

Você já começou super bem, sabendo que existem vários paradigmas!
Agora qualquer um que você aprender será mais simples. Embora cada um tenha suas particularidades.

Hoje a maioria das linguagens usa mais de um paradigma
Mas para entrar no mercado mais abrangente meu conselho é procedural/imperativo/oop.
E saber como funciona o funcional. Infelizmente o mercado de funcional não é grande.
Mas é bom saber :)