Migrando do MacOS para Linux Ubuntu 24.04
Sou desenvolvedor web, mas tbm desenvolvo e customizo um sistema ERP há anos e esse sistema ERP funciona apenas em Windows e como uso o MacOS desde 2011 por me deixar mais produtivo e ser melhor para programar (apenas um gosto meu) continuei usando o MacOS e sempre usei o MacOS com uma VM Windows.
Por anos essa configuração MacOS e VM Windows tem me atendido perfeitamente, até que o Macbook começou a ficar velho e sem poder para fazer upgrade no MacOS me vi obrigado a trocar de máquina e isso é muito difícil hoje em dia por causa do preço do Macbook Pro. É muito caro.
Um Macbook Pro que iria me atender para rodar junto com uma VM comprando fora do Brasil e com conversão, está na faixa de uns R$ 12k e isso para mim é muito dinheiro.
Desde então, pensei em outras possibilidades e a mais doida possível, porque estou há anos confortável no ecossistema MacOS. Decidi dar uma chance para o Linux!
Comprei um Acer a515 com um i5 12th geração, 8GB ram e 256GB SSD por 2200 reais e fiz um upgrade de memória e SSD, agora ele tem 32GB ram e outro SSD de 1TB e esse upgrade ficou por volta de R$ 1000. Foi uma baita economia!
Agora entra algo que me impressionou e muito... estou curtindo demais o mundo Linux! Estou usando a distro mais odiada por todo usuário linux avançado que percebi. Estou usando o Ubuntu 24.04 há mais de um mês.
Comecei esse post querendo falar bem do Ubuntu 24.04 com wayland. Está surreal como tudo está funcionando tão bem. E acho que o principal de tudo estar dando certo assim é porque estou seguindo a mesma linha de quando era usuário MacOS, estou evitando o máximo de fazer qualquer alteração no Ubuntu.
O Ubuntu 24.04 está me atendendo perfeitamente em tudo e além da VM Windows, agora estou precisando de outra VM Oracle Linux e está rodando perfeito sem exigir muito do processador. Estou realmente impressionado.
Estou o dia inteiro com tarefas diárias (e-mail, slack, spotify, firefox, vpn, vscode, insomnia e remnia abertos), 1 VM Windows 11 e outra VM Oracle Linux e o processador fica na média de uns 15% o dia inteiro. É incrível o poder desse sistema.