Executando verificação de segurança...
1

Não se ILUDA com FRONT-END!

Antes de começar esse post, se possível assista ao vídeo no meu canal https://www.youtube.com/watch?v=bAVyDiPnlKM&ab_channel=DevWill

Muitas pessoas que estão começando na área da programação escolhem o front-end porque acham ou ouviram falar que é mais fácil. Eu conto ou vocês contam?
Sinto lhe informar que front-end vai muito além de um Html e css básico, de criar uma tela, mudar a cor do botão ou centralizar uma div.
Esse post aqui também serve para os devs mais experientes principalmente os back-ends da vida que tem preconceito com os front-ends.

Pra você que está começando não se iluda com seus primeiros projetos feitos em HTMl, CSS e alguma coisinha em JavaScript, claro que você precisará deles para aprender a base e os conceitos, porém, você vai precisar muito mais do JavaScript, principalmente quando você for começar a estudar algum frameworks.

Pra você agora que já é experiente na área e tem preconceito com o front-end, saiba que aqui a gente também estuda design patterns, clean code, aplica testes e muito mais. Também precisamos saber de algoritmos e estrutura de dados, além de pensar em performance e até mesmo entender o básico de UI/UX.

FIM.

Carregando publicação patrocinada...
7

eu ja digo que pra voce que ta comecando, sim comece por front sim, se iluda sim, constrói suas telas com HTML e css, pq vc vai ver resultado na hora, e a sensação de dever cumprido "nossa fiz uma tela, sou programador" vai te levar a continuar, e depois sim com o tempo ver o que mais gosta. e até entendo esse movimento de valorização que os fronts estão fazendo em relação a afirmar que front é tão dificil quanto back, mas eu sinceramente não vejo como. a grande verdade é que você que ta principalmente no começo, não vai fazer projetos (trabalhando em empresas) do zero, provavelmente você vai pegar projetos já estruturados, e com uma boa lógica você consegue sim identificar padrões e encaixar na tela que você está fazendo.
E não, não tiro o mérito absolutamente dos fronts competentes, se não fossem vocês não teria retenção de usuário, e o produto não se venderia. todos os trabalhos são importantes. Mas resumindo, se vc ta no começo, não tem problema NENNHUM de se iludir com telas simples, só saiba que programação não é corrida de 100m, é uma maratona, ou melhor, um iron man kkkkk

0
0
4

Cá estão meus 20 centavos:

Cada vez mais vemos a "backentizacao" do front-end em diversas libs e frameworks

Isso tem - como tudo na vida - seus prós e contras.

Como prós vejo a parte da padronização. Com frameworks os trabalhos em frontend sempre ficam mais padronizados, com estruturas de códigos mais limpos que facilitam a sua manutenção.

Como contra vem a barreira da curva de aprendizado. Frameworks como o Angular por exemplo usa muitos conceitos de injeção de dependência, interfaces, orientação a objeto que pode assustar quem está entrando na área. E ao mesmo tempo temos o React que por ser uma lib, não consegue "opinar" um modelo de projeto e se a pessoa não entender de padrões de projeto, vira uma massaroca.

Claro que pode ir como os incas e os astecas da era da internet a base de tabelas e fazer tudo no cru, sem nenhuma lib ou framework? claro que pode, mas se com um React/Vue da vida já sai uns trambolhos... imagina sem?!

Particularmente, apesar de trabalhar muito com frontend (atualmente com angular) não sou fã, prefiro o backend, mas de fato a pessoa vai se "assustar" ao ver que não é tão simplório quanto os vendedores de cursos de "do zero ao pleno em 6 meses com salarios de 10k" vendem com os famigerados módulos de html+css+javascript

2
1
0
1
1

Bom dia !
Até agora meu site tem funcionado com as tres tecnologias mencionadas. E olha que usei badtante linhas de jscript ! O proximo passo agora é consumir uma API , não usei nem um frame ainda.

1

gostei do post e do vídeo. Faz um ano que comecei a estudar, pelo front claro, mas já percebi que entender de back é inevitável, mesmo que o seu objetivo não seja full-stack. Eu estava um pouco desmotivado, mas enxergar isso está renovando minha motivação. E olha que estou ainda só estou aprendendo a consumir API.