Cá estão meus 20 centavos:
Cada vez mais vemos a "backentizacao" do front-end em diversas libs e frameworks
Isso tem - como tudo na vida - seus prós e contras.
Como prós vejo a parte da padronização. Com frameworks os trabalhos em frontend sempre ficam mais padronizados, com estruturas de códigos mais limpos que facilitam a sua manutenção.
Como contra vem a barreira da curva de aprendizado. Frameworks como o Angular por exemplo usa muitos conceitos de injeção de dependência, interfaces, orientação a objeto que pode assustar quem está entrando na área. E ao mesmo tempo temos o React que por ser uma lib, não consegue "opinar" um modelo de projeto e se a pessoa não entender de padrões de projeto, vira uma massaroca.
Claro que pode ir como os incas e os astecas da era da internet a base de tabelas e fazer tudo no cru, sem nenhuma lib ou framework? claro que pode, mas se com um React/Vue da vida já sai uns trambolhos... imagina sem?!
Particularmente, apesar de trabalhar muito com frontend (atualmente com angular) não sou fã, prefiro o backend, mas de fato a pessoa vai se "assustar" ao ver que não é tão simplório quanto os vendedores de cursos de "do zero ao pleno em 6 meses com salarios de 10k" vendem com os famigerados módulos de html+css+javascript