Executando verificação de segurança...
12

Não sei FALAR INGLÊS, mas trabalho pro EXTERIOR

Abrindo os trabalhos nessa nova plataforma, vou compartilhar a minha experiência nos últimos dois anos como programador remoto prestando serviço para empresas do exterior.

Bom, minha história começou como muitos aqui que foram forçados a começar a trabalhar de casa devido a pandemia. Foi em 2019 e eu trabalhava em um escritório na minha cidade. Depois de 1 ano trabalhando remotamente no mercado local era impossível não pensar que todos nós ali poderíamos estar exercendo a mesma profissão para fora, e ganhar mais.

Foi o que fizemos, eu e meus colegas, e enfim, todos conseguiram ótimos trabalhos. Mas eu fui um pouquinho mais além - resolvi procurar vagas para o esterior rs.

Mas como fazer isso se eu nem sabia falar inglês??

Bem, foi cerca um mês procurando anúncios e vagas, fazendo entrevistas e testes... e eu percebi algo muito interessante: devido a fama da qualidade dos programadores brasileiros e a mão de obra mais barata, muitas empresas de fora possuem times de desenvolvedores aqui no brasil, que não exigem o inglês!

Para isso funcionar - alguém ou alguns - geralmente os team leaders, são a ligação entre o time que fala somente portugês e a empresa.

Quando eu percebi isso começei a procurar por essas vagas. Mas afinal de contas, onde eu as encontrava?

Bom, essas vagas geralmente não estão em sites de empregos coisa e tal, geralmente são os próprios membros (os desenvolvedores) ou os team leaders que as postam; por isso geralmente a gente você vai encontrá-las na sua comunidade, especificamente as da stack que você trabalha - discord, grupos de facebook e por aí vai. Procure sempre pelos antecedentes da empresa durante o processo de contratação. Tente conheçê-la melhor.

Foi o que aconteceu comigo. Eu não fiz entrevista com nenhum gringo, ou equipe de RH que seja; tive dois empregos desde então e sempre foi uma conversa dev-to-dev. Só depois de imerso no negócio começei a ter contato com a parte da empresa no exterior.

Aí beleza, cara você conseguiu a vaga! Meus Parabéns!

Mas,

... A partir desse ponto você vai precisar do inglês.

Putz, e agora? O boss tá me mandando mensagem! O que eu faço??

Pois é, isso provavelmente vai acontecer, e ter que usar o inglês vai ser inevitável. Mas fiquem tranquilos, eles sabem que você não foi contratado para ser proficiente. Eles sabem disso.

Graças a Deus existe o Google translate pra te ajudar, e com o tempo você vai estar praticando e apredendo. Entre em um curso e começe a estudar, mostre para eles que você está se esforçando. Nunca negue uma conversa com seus superiores se eles te chamarem, e com o tempo você vai evoluir.

Depois de um tempo você vai peceber que se trata de um emprego remoto como se fosse pra qualquer empresa daqui.

Tenha em mente que você vai deixar de ser CLT, você vai estar exposto à volatividade do mercado, então eu te aconselho a montar uma reserva de emergência.

Esse foi um resumo da minha história nos últimos dois anos como programador pessoal. Espero que isso incentive outros a dar esse passo de fé em sua carreira.

Abraços.

Carregando publicação patrocinada...
4

Eu consegui trabalho aqui na Suécia sabendo quasse nada de inglês. Até hoje não entendo como consegui passar nas entrevistas.

2
2
1

Cara vai depender muito da tua Stack, o meu trabalho atual eu achei no grupo do Laravel Brasil no facebook. No servidor da RocketSeat no discord tb tem um canal que a galera posta vaga toda hora, pega no site deles.

1
1

Eu tomei coragem e pedi as contas da consultoria e resolvi entrar no mundo do freelance tem apenas 2 semanas, estou com um cliente de Dublin (espero ser paga) e detalhe... nem fui entrevistada. Eu ja trabalhei fora do país e sei como passar numa entrevista mas não sou tão fluente não, só sou fluente em falar sobre meu cv porque treinei e é isso, foco e treinamento de resto... copia e cola no translator haha

1

Que top sua experiência, eu realmente precisa saber sobre isso, pois fico me cobrando muito por ainda não conseguir colocar o inglês em prática , além do fato de desconhecer sobre como encontrar grupo de programadores. Obrigado mesmo por compartilhar.

1

Muito bom cara!!! As vezes tenho medo d tentar vagas para fora por causa d ter q sair do brasil ou o fato d meus ingles ser bem pouco hahaha

1

Cara, eu sempre tive vontade de ir trabalhar para o exterior mas o que me limita não é nem meu inglês, é o constante pensamento de que ainda não sei o suficiente pra me jogar em um desafio desse. Além daquele medo absurdo de algo dar errado e eu acabar perdendo o trampo. Meio que eu fico preso naquela ideia de estabilidade com o que eu já tenho aqui no Brasil e também por ficar meio acomodado por conta da segurança que a CLT traz. Mas uma hora tenho fé que vou superar isso ai.

1

é verdade a gente comete esse erro de achar que ainda não é bom o bastante. E não um bixo de sete cabeças, você vai ver que não tem muita diferença pro que você já faz hjoje. E deixa eu te falar, lá fora eles fazem justamente o contrário, acham que são bons de mais. Vou te falar uma coisa, já vi muito codigo gringo e posso te dizer com muita certeza nós somos melhores do que eles, e não é pouco não. pode ficar tranquilo que se você conseguir o que tu não souber tu aprende, ali mesmo enfrentando a coisa.

0

E outra é importante você ter a tua margem de segurança pra poder se arriscar. Você precisa da estabilidade da CLT? Então monte a sua própria criando a sua reserva de emergência, use ela pra estabilizar o teu risco. Depois quando estiver pronto pra se arriscar, procure um pagamento maior que compençe os benefícios que você tinha na CLT.

1

Cara parabéns por essa visão do mercado.
Eu venho tentando migrar de área. Hoje atuo na automação industrial e quero mudar para desenvolvimento Web. E queria tentar direto algo no exterior, mas NUNCA tinha pensado dessa forma que você disse. Realmente você foi um gênio nessa sacada, parabéns.
Em relação ao inglês quero deixar uma dica que funcionou para mim (não garanto que funcione para todos) e que faz bastante sentido.
Não DEDIQUE muito tempo em aplicativos como DuoLingo, pois a curva de aprendizado é muito baixa e a gamificação faz vocÊ ter a sensação que está evoluindo muito. Tente ler um livro, use o Anki para memorizar palavras. Se comprometa em ver um vídeo por dia em canais como este https://www.youtube.com/@rachelsenglish

Vlww