Executando verificação de segurança...
1

Ultimamente esta complicado contratar programador

Nao sei se é impressão minha, mas parece que os formados mais recentemente nao fazem mais estágios. Estava tratando uma vaga aqui na empresa esses dias e de umas 15 entrevistas, apenas 3 tinham passado por experiência de estágio e um só um deles sabia realmente programar o que se espera de um Júnior.

Entendo que o mercado esta devagar para quem está iniciando e grande parte de quem sem forma em TI nem consegue entrar na área, mas é preciso focar muito quando esta ainda na faculdade. Faça estágio, ele é que vai te iniciar na área e abrir as portas e sem ele vai ficar muito difícil depois.

Me digam, será só impressão minha ou realmente estamos passando por esse movimento?

Carregando publicação patrocinada...
5
1

O problema é que muitos estão chegando sem experiencia, e totalmente despreparados. O curriculo fala uma coisa e na hora de aplicar o teste, tem gente que não sabe nem fazer um select simples. O ideal mesmo é estagiar, mesmo pagando micharia, lá que tem a oportunidade de vivencia. Como o colega comentou ai pra cima, pelo menos um CRUD é necessário entender para Jr. Ultimamente eu até tenho deixado dar uma pesquisada na hora do teste.

2

É assim mesmo, tem que tomar na cabeça, aí o cara vai ver o que é CRUD, SQL, DCL, DML, DDL, índice, chave primária, chave estrangeira, etc.
O JR. está totalmente perdido, vendo um montão de coisas aleatórias, por isso os bootcamps são interessantes, já está todo conteúdo que a empresa deseja, o JR. estuda e faz o teste.
Até eu que sou pleno já me dei mal em entrevista, é difícil puxar tudo de cabeça, em uma entrevista o cara estava perguntando o significado de códigos HTTP, na hora eu nem lembrava o básico.
Mandei bem no JavaScript, PHP, entre outras coisas.
No fim confessei que não era um bom web design, mas um ótimo programador e como mencionei deu branco nos código HTTP.
Resultado, fui pra lona. 🤣
Mas blz, era em outra cidade e acabei em outro trabalho pagando mais e perto de onde moro.
Mas se passasse, nem ligava, sou casca dura, pegaria minha moto de boa indo para longe.

4

A pergunta é, pq você/sua empresa não dão estagios?

Vocês querem que outro deem o estagio para vocês pegarem depois já com alguma experiencia?

Isso que ta parecendo seu post!

1

Onde voce leu que não damos estágio? A vaga que estou tratando agora não é para estagiário. Minha necessidade nesse momento é alguém já tenha certo conhecimento e inclusive a equipe que ela vai entrar tem dois estagiários.

1

Isso não foi uma crítica, mas pelo modo que vc escreveu parece isso. Que a empresa quer que outros formem e vocês peguem prontos.

Subam os estágiarios.

O povo da empresa não pensa muito?

Pega alguns estagiários, subam de cargo e vão ter suprimentos de Juniors, plenos e sêniors na empresa. Claro se pagarem bem, se não...

1

A demanda está mais alta que a oferta, ai fica difícil competir com empresas de maior valor aquisitivo.
Eu estou contratando pessoas que estão na faculdade ainda como vaga direta, nem estágio é. Damos tempo para se desenvolver, cursos da Udemy, experiência profissional passada a partir de mim que tem quase 10 anos programando.
Ai passa um ano eles vão trabalhar no Sul, São Paulo oi remotamente para uma empresa que tem condições de pagar um salário maior.

1

Vejo muitas pessoas fazendo cursos online com projetos prontos, replicando-os e colocando no GitHub, e se autodenominando desenvolvedores Júnior. No TabNews, há uma discussão intensa sobre a importância da faculdade. Do meu ponto de vista, ela é EXTREMAMENTE necessária para nossa área. É claro que haverá muitos autodidatas se autoproclamando plenos, etc. Porém, quando fazem os testes para entrevistas, mostram que nem conseguem entender a lógica do próprio código sem a ajuda da IA. Isso leva a um ciclo repetitivo de reclamações sobre vagas, etc

1

Mano, ainda nem entrei no mercado de trabalho. Faz mais de 4 anos que estudo e desenvolvo projetos completos do início ao fim: front, back, API, servidor, banco de dados, UX/UI, página de administração, hospedagem. Consigo criar algo avançado de ponta a ponta. Mas, desde 2022, não me aplico para vagas... cansei. Provavelmente vou acabar entrando como júnior, mesmo com conhecimento de pleno (e dos bons).
Tava pensando em fazer faculdade, mas sou do interior e as únicas opções por aqui são EAD meio duvidosas, nem boto muita fé se vai rolar um estágio com elas.

2

Ter conhecimento avançado fazendo projetos sozinhos não quer dizer que você seja pleno.
Ser pleno não é apenas conhecimento tecnico!

Precisa saber lidar com equipes e equipes dão muitos e muitos problemas!
Se te porem numa empresa como pleno direto você vai ter tantos problemas que vai em complicado!

O correto seria entrar como JR e com alguns meses já ir pra pleno.
A questão não é tecnica

1

A faculdade servirá apenas para formalização; existe uma hierarquia e isso começou lá por 2018, até lá, contratava-se bastando experiencia, mas agora é quase invevitavel voce entrar no primeiro emprego como Jr realmente. Mas veja pelo lado bom, já tem bastante conhecimento.

1

Concordo totalmente com sua visão. Tenho notado isso também – muitos recém-formados chegam ao mercado sem vivência prática, o que torna o processo seletivo ainda mais desafiador. O estágio é uma etapa fundamental, pois não apenas ensina habilidades técnicas específicas, mas também ajuda a entender a dinâmica e o ritmo de uma empresa real. Além disso, para quem está começando, ele cria uma base sólida para a carreira e aumenta as chances de contratação. Quem puder fazer estágio durante a faculdade, certamente estará mais preparado e competitivo ao buscar seu primeiro emprego efetivo. E olha que eu nem citei os Juniores que tem apenas um curso de "como codar em javascript/react" de 6 meses e querem ser competitivos no mercado.

1

Tem muitos desses candidatos do curso de 6 meses. Observo que muita gente que saiu dos empregos em outros segmentos durante a pandemia acabou se iludindo com essa falsa promessa e entrando nessa furada, sem experiencia, sem conhecimento sem nada na area.