Executando verificação de segurança...
4

Seu SaaS vai fracassar, sim.

Calma, eu explico melhor.

Ultimamente tem uma enxurradas de ideias por aqui, e a cada 100, talvez uma até seja boa (eu particularmente só vi uma boa, era de geração aleatoria de um personagem de jogo). O problema é que devido a inexperiencia os iniciantes não tem costume de validarem as ideias, e isso é o principal fator de problemas. Tudo bem, não tem problema lançar produtos ruins, é assim que se aprende. Mas afinal, o ideal é que seu produdo sempre gere faturamento.

Uma dor que você sinta, talvez não seja a dor comum entre outros usuários o suficiente para pagarem por isso. A idéia precisa ser validade, projetada e aí sim, desenvolver um MVP porém não nas "coxas".

Tenha em mente que SaaS é apenas um termo, provavelmente você foi iludido por um cursinho online com promessas milagrosas, mas tudo bem, já que estamos aqui, vamos em frente.

Seu SaaS tem uma grande possibilidade de falhar se:

  • Você não tem dinheiro para divulgar: sim, isso parece duro, mas é quase impossível emplacar algo bom sem investimento em marketing. Tenha em mente que fazer o orgânico exige muito conhecimento, demora, seus concorrentes também não deixam barato. Se você não tem grana, se especialise em Marketing, pois ele é quase mais importante que o sistema em sí. Um Marketing perfeito e um sistema util e muito bem feito são os ingredientes principais para a receita.

  • Se voce esta copiando algum influencer que divulga seus softwares e divulga a renda deles. Não vou dar exemplos aqui, mas com uma leve pesquisa você encontra um famoso das gringas, de IA, que coloca suas rendas em seu perfil (100K, 150K, etc). Por favor né, só analisar o site para ver que é fraude, nem SSL tem. Obviamente é pra atrair iniciantes para cliques, inscritos, venda de curso, etc. Fuja disso. Quem em são conciencia divulga a renda das suas minas de ouro? Eu não divulgo. Se você esta nessa, valide, para ver se a ideia é boa mesmo.

  • Se você esta fazendo algo que seja ERP, Loja Virtual, CRM, e coisas do gênero, tem muitos players fazendo quase de graça, e muitos de graça. Saturado, a não ser que seja algo muito diferenciado, mas se for mais do mesmo, não vale o investimento.

  • Se o seu cliente final for pessoa física e sua solução não for uma ferramenta para atende-la profissionalmente. Explico, pessoas físicas não costumam pagar por soluções para as suas dores do dia a dia e procuram sempre as de graça, se pagarem, vai ser apenas um ou dois meses. Eu mesmo sou assim e voce também deve ser. Não incluo aqui algo que sirva para a PF profissionalmente, por exemplo, alguma ferramenta para contador, dev, etc. Não existe publico mais complicado para se rentabilizar uma ferramenta do que esse.

  • Mais um, embora acho que esse deveria ser o primeiro lugar. Se você não sabe fazer e esta tentando fazer 100% com IA. Esquece, o resultado final é mediocre, a IA, por enquanto, não entrega qualidade em codificação, mas o principal problema é o layout, UX, UI. Basta ver umas ideias por aqui, sites problematicos, layouts totalmente perdidos no mobile, etc. Nós mesmos já tentamos, sem um dev experiente colocando a mão, não sai nada descente. Com tantos concorrentes, hoje, se vai lançar algo, precisa ser melhor do que eles. "Ah, mas é prompt e tal", nada a ver, por mais que você tente, a IA vai ser perder depois de um tempo, vai entregar baixa qualidade e coisas simples demais. Quem sabe um dia. Bolt recebeu 150 milhoes em investimento, talvez com o tempo saia coisa boa dai, por enquanto, minha sugestão é estudar muito programação.

É importante aprender fazer com a IA? Duvidas, ela é uma ferramenta para ajudar, mas fazer só com por enquanto não dá.

Carregando publicação patrocinada...
4

Meus 2 cents:

Me lembra muito a epoca da "bolha da internet", entre 99/01 - um mundo novo, ainda virgem tinha surgido e esperando para ser conquistado, bastava pegar uma ideia, fazer o site (B2C ou B2B) e ficar milionario. Pois eh - nao era bem assim (o cemiterio de startups ficou bem recheado, alguns bons bilhoes foram torrados aqui).

Corta para 2025.

Fico espantado com a inocencia dos desenvolvedores que apresentam suas ideias aqui no tabnews: ideias sem estrutura, sem analise juridica, feito com hospedagens gratuitas, sem marketing, mal codados, esperando uma repercussao imediata (coisa de horas) - e depois reclaman que nao tem sucesso. Cruzes...

Se voce quer receber valor, tem de entregar valor.

Se voce quer ser tratado como profissional, tem de se portar como profissional.

Poh, um dominio custa RS 40 (br) ou RS 18 (xyz.digital) , uma hospedagem na DigitalOcean (p.ex.) cerca de US 6/mes (RS 40), um SSL sai de graca (letsencrypt) - serio mesmo que voce nao tem RS 60 a RS 80 para investir na criacao do seu negocio que vai te deixar milionario ? Eh basicamente o valor dois bigmacs.

Noves fora que voce pode hospedar diversos produtos na mesma VM - se comecar a crescer e precisar investir em uma maquina melhor - otimo !

1
3

Minha opinião é que o software deveria resolver um problema para o próprio desenvolvedor, algo que o ajude de alguma forma. Pode fracassar comercialmente, mas nunca perderá validade. Uma vez pronto e funcionando, pode pivotar alguns aspectos para tentar faturar algo, vai depender do quanto o desenvolvedor for "esperto" e entender como funciona a mente dos possíveis usuários/clientes.

Mas se a pessoa não tem dores de cabeça e não tenha nada precisando que vale a pena desenvolver, ficar tentando solucionar problemas dos outros tem um grande risco de não dar em nada. E pelas ideias que vejo sendo desenvolvidas em SaaS, é o que mais acontece hoje em dia. Todo mundo quer $100k todo mês. Ai ficam se comparando com os outros, se acham impostores e fracassados, acaba levando ao burn-out e depressão.

Eu tenho uma capacidade incrivel para escolher jogos em loterias que não acertam um único número. Virou um problema que tentei resolver fazendo um script em Python. Ajudou alguma coisa, comecei a acertar um número aqui e outro ali. Mas aí virou outro problema a performance do Python, porque pra percorrer todas as possibilidades e selecionar jogos tava demorando 3horas. Aí agora comecei a converter meu programinha em Go - meta pra 2025. Isso nunca vai virar um SaaS, mas pelo menos posso dizer que nunca irá fracassar, porque é útil pra mim. Não vou ficar rico, mas até o final do ano vou poder me candidatar a vagas de back-end Go.

1

Parabens pelo post.

Isso é uma coisa que vem me incomodando bastante. Construir um SaaS vai muito além do produto.

Eu comparo a construção de um SaaS/Empresa com a construção de uma casa. Voce compra o terreno, faz terraplanagem, constrói a fundação, paredes, telhado, vem o acabamento.

Pular qualquer uma dessas etapas na construção de uma casa é desastroso e pode levar a casa a cair.

O mesmo se aplica a construção de um saas, faça um estudo minimo de viabilidade, levante todos os custos, faca um planejamento para o lançamento do mvp, abra um CNPJ com endereço fiscal em um local bacana, registre sua marca no INPI, isso gera credibilidade, não adianta abrir um saas e na pagina sobre não tem informação nenhuma, quem vai arriscar comprar alguma coisa assim.

Cadastre a empresa no LinkedIn, no Instagram, whatsapp, Facebook, x, reclame aqui, google meu negócio.

Contrate um advogado para montar/validar os termos de uso e a lgpd.

E o mais importante, faça as coisas sem mede de fracassar, tem muitas pessoas que pulam essas etapas pensando que isso é besteira e vai fazer perder dinheiro caso não dê certo. Se voce pensa assim, voce ja fracassou, porque nem mesmo voce acredita no que faz.

Se não der certo, tente de novo e de novo, só não faça as coisas de forma amadora achando que vai revoluciobar o mundo.

1

Gostei dos seus pontos, amigo! Obrigado por compartilhar. Eu só não diria que concordo com todos.

  • Concordo. Sem marketing, ninguém sabe que seu app existe. As pessoas não vão procurar no Google e encontrar nossa ferramenta. Se não quer gastar dinheiro, orgânico leva anos para construir audiência. O André Elias, por outro lado, investiu em influencers pra divulgar o SaaS dele e deu certo.
  • Concordo que muitas pessoas mentem, mas não dá pra dizer que é uma estratégia ruim. As pessoas (eu acho) tendem a comprar mais de ferramentas que outras pessoas estão comprando. O marketing é, na maioria, um jogo de mentiras e "omissões". Se eu usaria essa estratégia? Não sei.
  • Concordo. Soluções genéricas demais são difíceis de vender porque tem muita alternativa no mercado e é difícil inovar.
  • Discordo. B2B está disposto a pagar menos, e o churn é menor - mas em compensação, vender é muito mais difícil. Só porque nós não compramos, não significa que outros não comprem - na VEED.IO (onde trabalho), Brazil está no Top 5 de países pagantes.
  • Discordo. Estou construindo meu próximo SaaS com Lovable.app e me economizou dias (talvez até semanas) de trabalho, mesmo sendo dev. Você não precisa de escalabilidade e manutenabilidade até conseguir seus primeiros 100 usuários. E se você não chegar lá, perfeito, você perdeu o mínimo de tempo possível.

O que eu acho:

  • Diminua as expectativas. O seu primeiro SaaS vai "fracassar", não porque a ideia é ruim, mas porque você achou que ela era irresistível e ia faturar alto nos primeiros 30 dias.
  • Só porque fulano não compra, não significa que ciclano não compre também.
  • Resolva um problema seu - com certeza outras pessoas têm o mesmo problema.
  • Seja simples. Se preocupe com o agora. Seu app não é o próximo fenômeno mundial - em 60 dias, você não vai conseguir milhões de usuários ou enfrentar batalhas judiciais.

Trabalho na VEED.IO há 5 anos.

  • Os founders tentaram vários outros SaaS, até chegar na VEED.IO. Não deram certo.
  • Em 2020, éramos 15 pessoas, AAR (faturamento anual) de USD 100k. Código cheio de bugs. Não era escalável, e a manutenção era dificílima.
  • Em 2025, somos 200 pessoas, ARR de USD 10M. Até hoje temos bugs, e partes do código onde a manutenção é difícil.

O sucesso do produto não é sobre a qualidade do código, ou resolver todos os possívels problemas logo de cara. É sobre pivotar rápido, entender se aquele produto tem tração, e ajustar.

Como você vai saber se seu app tem tração sem lançá-lo? Lance. Divulgue. Colha feedback. Itere. E principalmente - tente novas ideias.

1

vejo que o que mais acontece é wue construir hm saas é facil (ainda mais quando ja se é um dev experiente) porem, muitos esquecem que para ter uma EMPRESA, as competencias necessarias sao outras. e ai que pode estar causando a grande taxa de mortalidade.

os devs que entendem isso e buscam essa experiencia ou parceiros , sao os que estao dando certo ou encurtando muito a jornada