Gostei dos seus pontos, amigo! Obrigado por compartilhar. Eu só não diria que concordo com todos.
- Concordo. Sem marketing, ninguém sabe que seu app existe. As pessoas não vão procurar no Google e encontrar nossa ferramenta. Se não quer gastar dinheiro, orgânico leva anos para construir audiência. O André Elias, por outro lado, investiu em influencers pra divulgar o SaaS dele e deu certo.
- Concordo que muitas pessoas mentem, mas não dá pra dizer que é uma estratégia ruim. As pessoas (eu acho) tendem a comprar mais de ferramentas que outras pessoas estão comprando. O marketing é, na maioria, um jogo de mentiras e "omissões". Se eu usaria essa estratégia? Não sei.
- Concordo. Soluções genéricas demais são difíceis de vender porque tem muita alternativa no mercado e é difícil inovar.
- Discordo. B2B está disposto a pagar menos, e o churn é menor - mas em compensação, vender é muito mais difícil. Só porque nós não compramos, não significa que outros não comprem - na VEED.IO (onde trabalho), Brazil está no Top 5 de países pagantes.
- Discordo. Estou construindo meu próximo SaaS com Lovable.app e me economizou dias (talvez até semanas) de trabalho, mesmo sendo dev. Você não precisa de escalabilidade e manutenabilidade até conseguir seus primeiros 100 usuários. E se você não chegar lá, perfeito, você perdeu o mínimo de tempo possível.
O que eu acho:
- Diminua as expectativas. O seu primeiro SaaS vai "fracassar", não porque a ideia é ruim, mas porque você achou que ela era irresistível e ia faturar alto nos primeiros 30 dias.
- Só porque fulano não compra, não significa que ciclano não compre também.
- Resolva um problema seu - com certeza outras pessoas têm o mesmo problema.
- Seja simples. Se preocupe com o agora. Seu app não é o próximo fenômeno mundial - em 60 dias, você não vai conseguir milhões de usuários ou enfrentar batalhas judiciais.
Trabalho na VEED.IO há 5 anos.
- Os founders tentaram vários outros SaaS, até chegar na VEED.IO. Não deram certo.
- Em 2020, éramos 15 pessoas, AAR (faturamento anual) de USD 100k. Código cheio de bugs. Não era escalável, e a manutenção era dificílima.
- Em 2025, somos 200 pessoas, ARR de USD 10M. Até hoje temos bugs, e partes do código onde a manutenção é difícil.
O sucesso do produto não é sobre a qualidade do código, ou resolver todos os possívels problemas logo de cara. É sobre pivotar rápido, entender se aquele produto tem tração, e ajustar.
Como você vai saber se seu app tem tração sem lançá-lo? Lance. Divulgue. Colha feedback. Itere. E principalmente - tente novas ideias.