Executando verificação de segurança...
15

Hoje eu ouvi isso: "Se você esta pensando em se tornar programador jr, pare agora"

Sim, ouvi isso em um vídeo de um pseudo programador que é Youtuber, e que vende lá seus cursinhos. Bom, ele continuou a pérola dele dizendo que era para encerrar a faculdade e começar a estudar prompts. Bom, até aí já deu pra ver que não entendia nada, nem de ia, nem de prog e estava em extase por ter encontrado a v0 e percebido que ela mobta os códigos do zero. Porém, o que rendeu esse POST não foi isso, mas sim a quantidade de seguidores (provavelmente do cursinho de 6 meses) sem noção nenhuma de programação achando que seria a sua mina de ouro.

Um dos comentários do vídeo era algo como "finalmente, depois de tentar de tudo para aprender a programação e nao sair do lugar, vou conseguir realizar o sonho do meu SaaS e começar a vender".

Primeiramente, eu aqui com várias vagas abertas e tem gente incentivando a deixarem a faculdade, o maior absurdo. Ou alguém acha que realmente os clientes irão fazer seus sistemas sozinhos? A grande maioria não sabem nem configurar suas impressoras.

Em segundo lugar, impressionante a quantidade de pessoas que realmente acham que o tal do SaaS é sua salvação e que por um milagre, sem nem saber programar, a IA vai fazer sozinha um SaaS milagroso pra te tornar milionário.

Estude, especialize-se e claro, se puder foque em IA sim, mas não entre na onda do tal de engenheiro de prompt que isso não existe e é coisa de gente tentando te vender curso milagroso.

Se você acha que sem conhecimento vai usar a IA para construir um sistema e revender, tenho novidades, não vai. Pode até construir a famosa lista de compras dos cursos por aí, mas não sairá nada útil e que alguém pague para usar. Use a IA sim, mas com conhecimento de um desenvolvedor, por que sem ele não tem como fazer nada útil em relação a software.

Carregando publicação patrocinada...
6

poxa vida, que triste esse conselho.

Eu tive que trancar minha faculdade por conta do trabalho, estava me sugando demais, fui demitida, não me arrependo de ter parado, mas voltei e no novo trabalho, me dou o máximo, porém não vou deixar mais de fazer a faculdade, quero me livrar logo desse trem!!

Ter faculdade querendo ou não é um diferencial, aqui no Brasil e na fora.

Se você tiver um diploma, amanhã ou depois você decidindo que quer um mestrado/pós... é literalemnte só fazer a inscrição!

E ir se aprofundando cada vez mais e mais na sua área.

Se pudesse dar um conselho pra quem está começando é: se junte com pessoas melhores que você!! não vá atrás de comunidade que majoritariamente tem júnior, se joga no tanque com os tubarões (pleno/sênior/cto...) na nossa área temos um acesso gigantesco a pessoas que sabem muito, grude nelas!

4

Isso é completamente verdade, faz um tempo pra cá ando recebendo muitos anúncios de pessoas oferecendo cursos de prompt. Cara este termo "Engenheiro de prompt" não existe e nunca vai, você tem sim que se especializar em algo, linguagem, talvez em ia como disse, porem não do jeito como pregam. Mas sim estudando tudo sobre ia, para agregar em algo, e não só ser +1 cara que digita diante de uma ia, e sim uma pessoa que fez algo para aquela ia ou algo evoluir no mundo tecnológico.

4

Hoje estamos cheio de profetas e gurus! A cada arrasta pra cima, aparece um. IA é util demais pra gente. Adoro um copilot, prático, ajuda, acelera e facilita. Sou arquiteto de soluções, com uma longa caminhada em programação. Agora, IA ser a bala de prata pra tudo, é uma falacia. Pra mim é a mesma porcaria do second life, uma nova vida online. Quem não era criança nessa época, não lembra do estardalhaço. Acho que antes de sairem comprando curso, uma simples pesquisa em um site como catho, gupy, linkedin, vai expressar a realidade do mercado. Dev é necessário e será necessário. Usuário é assim desde sempre. Usuário é usuários desde que invetaram a roda; os bichos não sabem, não querem e não tem interesse em resolver nada. Sobra pra gente, automatizar, fazer e resolver. Olha para as empresas, o que faz um banco, aeroporto, industria, máquinário do agro, portos, comércios e etc funcionar??? É TI! Escutar imbecis gurus ou executivos pirados igual o mano da caixa, falando que a IA vai resolver tudo e não precisa do TI, é comer sabão achando que é doce.

1
4

Acho que tudo depende até onde o profissional deseja chegar. Ao meu ver, a faculdade pode não te preparar tão bem quanto um curso direcionado para atuar em determinada área. Porém a faculdade te dá network e também te entrega uma base que não vi em nenhum curso online até agora (as entranhas mesmo de como a programação funciona, fora as matérias de álgebra e etc).

Como o Akita diz, o miojo até mata sua fome, e se esse for seu objetivo, tudo bem. Porém ele não te torna um chefe de cozinha hehehe

E achar que a IA vai resolver todos os problemas da humanidade daqui em diante é balela. O nosso hype com IA tende a ser inversamente proporcional em relação ao nosso conhecimento em IA.

3
2

Como alguém que tem 2 cursos superiores nas costas e esta desempregado e com pouco dinheiro na conta, e conhece gente fez bastante dinheiro com comércio e jogou a faculdade no lixo a ponto de nem "precisar trabalhar" eu posso dizer o seguinte:

  • se o objetivo é só o dinheiro, a faculdade vai ser de pouca ajuda (isso é diferente de zero ajuda, tem gente que fez muito só por conta da faculdade), pq presumo que você terá que trabalhar pra alguém, terá que enfrentar a concorrência, terá que continuar estudando pra não ficar pra traz (as vezes) e a sombra do desemprego sempre em cima de você (não estou me limitando ao ramo de TI, só pra deixar claro). Então se for só pelo dinheiro é mrlhor eer comerciante, de que? de qualquer coisa.
  • mas se você gosta da área, faça a faculdade, ela não é garantia de nada, nem se você estudar muito, tem muita gente estudando muito também, você não é especial. Mas pode ser interessante, talvez divertido... talvez.

Eu só queria expor minha opinião e experiência aqui, eu não sou exemplo pra ninguém em nenhum lugar e tempo.

boa sorte.

2
1

O youtuber conseguiu fazer o que precisava. Você clicou no vídeo dele, assistiu ele inteiro e você pode até ter comentado no vídeo dele, gerando mais engajamento.

As mídias sociais são movidas por sentimentos fortes e polêmica, um youtuber não vai conseguir ser um destaque sendo equilibrado e racional, quanto mais polêmico o título, mais gente vai vir falar bem ou mal, gerando mais comentários, atraindo mais visualizações e gerando mais renda para ele.

1

Ao meu ver, esse é um bom gancho pra um vídeo. Conseguiu prender a atenção de quem viu, e gerou um sentimento forte. Aposto que você assistiu tudo, pra ver quais idiotices o video diz, ou por descontentamento com o pressuposto.

Não passa disso, é um youtuber fazendo seu ganha-pão do dia. Esse tipo de coisa sempre vai existir: Hoje a IA "mata" o trabalho dos devs jrs, amanhã o Bitcoin bate mais uma máxima histórica e todo mundo diz "Venda sua casa e compre BTC antes que seja tarde", e no futuro aposto que alguém vai vender que "não é possível criptografar nada graças a computação quantica", pra vender uma "senha gerada por um computador quântico".

Como diz o Akita, e o nosso Michel Teló da programação também, foque nas bases da programação. Se tiver bases fortes e bem estruturadas, essas ondas vão vir, vão passar, e você ainda estará empregado.