Executando verificação de segurança...
4

Acho que voltei a gostar do PHP

Tenho que concordar que ele esta bastante evoluido. Até SPA esta sendo possível fazer sem usar gambiarras. Estamos usando bastante next por aqui, mas criamos um front em PHP por exigência do cliente e ficou muito rápido, gostei. Quem sabe não volto a adotar ele em meus projetos depois de 5 anos de ter deixado ele de lado.

Carregando publicação patrocinada...
1
1
1

Laravel + Livewire + Tailwind + AlpineJS = sucesso. Não tem como dar errado. Essa combinação que gerou o termo Tall Stack, amplamente utilizada, traz muita velocidade, manutenabilidade, otimização do tempo para o desenvolvedor, sem deixar de lado a boa experiência do usuário com páginas reativas, bonitas e seguras. Tudo isso é possível até mesmo sem digitar uma linha sequer de JS, ou seja, traz muitas facilidades para os devs backend.

1

Hoje em dia não vejo um cenário onde o PHP vai ser a primeira opção para um projeto novo.
Quando a aplicação já está no PHP, o ecossistema dela deixa tudo mais fácil, mas sabemos que o que mais gera lentidão em sistemas para a web é a quantidade e a qualidade das requisições para bancos de dados e API's externas.

quando falamos de conteúdo estático existem ferramentas muito mais produtivas como o Astro.js

Como experiência própria migramos nossa frente de loja do PHP/Laravel para Astro.js e vimos que nesse processo tinha muita coisa que não precisava ser renderizada a cada requisição o que fica complicado de fazer com o PHP.

Mas em questão de backoffice execução de tarefas em segundo plano, não troco o Laravel por nada (somente por funções serverless)

1

Sempre curti PHP desde o primeiro contato (meu primeiro contato foi logo após ter aprendido java web na faculdade que foi algo horrível kkkkkk)
Desde então, é a minha linguagem web favorita, mas sei que muita gente tem aquele negócio de odiar ou amar PHP, mas nunca um meio termo XD