Meu último software que fiz por fora da empresa como PF foi em 2019 e cobrei 35 mil. Nao era muito complexo mas era de alto padrão e o cliente tinha um certo capital. Atualmente não faço mais, somente atuamos em nosso nicho específico para outras empresas. Se voce esta iniciando vai cobrar baixo, inevitável, mas não se desvalorize. Entra no Workana e pública lá a descrição do projeto, você terá orçamentos altos, muito baixos e o seu foco é na média desses. É anti ético? Talvez, mas vai tirar suas dúvidas.
O seu tempo vale dinheiro, então a dica é:
- Faça o levantamento dos requisitos minimos que o cliente espera pelo site
- Calcule o tempo que você precisa para implementar os requisitos funcionais e nao funcionais e multiplique pelo valor hora
- Envie uma proposta por email formalizando a negociação dos requisitos a serem entregues e valores pelo desenvolvimento e manutenção do site. Deixe claro para o cliente o que é manutenção e hospedagem do site.
Observações
a) O valor hora pode variar de acordo com os recursos(pessoas e ferramentas) que utilizará para o desenvolvimento. Ferramenta como CMS WordPress pode agilizar bastante o desenvolvimento.
b) Verifique se o cliente ja possui uma identidade visual caso nao tenha busque uma parceria de designer gráfico e venda essa criação antes de desenvolver o site. Isso pode agregar ao seu serviço e aumentar o valor do faturamento.
c) O uso de CMS como o wordpress pode facilitar a integracao com gateways de pagamento para vendas, porém é um requisito que exige constante atualização por questões de segurança, e por esse tipo de requisito deve-se cobrar uma boa mensalidade, então pesquise valores e deixe claro esse tipo de requisito.
Espero ter contribuido