Executando verificação de segurança...
2

Autopercepção e a subjetividade da senioridade

Fala meu povo! Meu nome é Wagner, sou desenvolvedor profissional há mais de 3 anos. Esse é o meu primeiro post aqui no Tabnews. Quero agradecer ao Filipe Deschamps pela idealização e a toda comunidade por todas as trocas relevantes. Vocês realmente fizeram um ambiente diferenciado e que faz cada um de nós aprender muito.

Já trabalhei com diversas tecnologias, do RPA (apenas por 6 meses) ao Web, do Node mais alto nível até o Ruby on Rails. Analisando a minha carreira nos últimos dias me veio uma forte indagação: eu não considero que estava no nível de senioridade certo na última empresa em que trabalhei no momento em que saí de lá. Eu posso estar certo e os gestores da empresa estavam errados. Eu posso estar errado e os gestores da empresa estavam certos. Ou ambos os lados estão/estavam meio certos e meio errados (o mais provável levando em consideração a complexidade de algo às vezes tão subjetivo quanto a senioridade no desenvolvimento de software). Minhas diversas experiências de sucesso, fracasso, evolução e pressão, aliadas ao meu conhecimento técnico, conhecimento de processos gerais de software (metodologias ágeis, definição de objetivos do time, melhorias de processos, etc.) e o potencial que tenho de ajudar uma equipe mais do que apenas com linhas de código me dizem que já estou em um passo a mais do que meu cargo dizia pro mundo.

Esse assunto é polêmico. Um desenvolvedor pode ser considerado júnior em uma empresa e pleno em outra tendo as mesmas responsabilidades e entregando as mesmas demandas. Não existe uma análise universal que diz "se faz X é júnior, se faz Y é pleno" e assim por diante. Por conta disso achei tão relevante trazer esse ponto para discussão. Você sabe o nível definido pela empresa em que trabalha, mas e quanto a você? Já parou e fez uma análise sincera sobre o seu atual nível como desenvolvedor? Apenas analisando onde você está é que você pode chegar onde quer. Pensando nisso, eu queria saber de vocês: o seu nível atual de senioridade definido pela empresa em que você trabalha está de acordo com o que você pensa que é o ideal? Como você chegou a essa conclusão? O que você acha que falta para evoluir até onde deseja?

Abração pessoal!

Carregando publicação patrocinada...
2

Sim, é meio abstrato, entendo que junior e pleno tem mais a ver com a capacidade de se responsabilizar pela entrega do que outros fatores,, um junior faz, mas não é responsavel pela sua entrega, um pleno tem conseguir se responsabilizar por sua propria entrega, e o pleno alem da sua, pela entrega dos outros, porem isso tambem não é tão verdade.. porque conheço ótimos senior que são ruim de relacionamento, ou pelo menos nao tem habilidade de coordenar outros, mas consegue entregar coisa complexas em otimo tempo e com ótima qualidade, ou seja berrando uma perfeição, o que pode ser entendido como senior..
Tambem acredito que Senior em um ambiente é junior em outro, um exemplo chulo seria, um bom mecanico de automóveis multimarcas da sua cidade, que faz isso a 20 anos, como seria caso fosse um mêcanico de formula um? um bom dev do mundo de ERP, como seria desenvolvendo softwares para foguetes da Nasa, teria um periodo de adaptação, ou mesmo dependendo de conceitos necessários teria que voltar a certo banco da escola... mesmo sabendo que software é uma tripa, onde se resume a input e outputs.. em mecanica chamado de sensores e atuadores,rs..