Executando verificação de segurança...
1

A adoção de Rust por segurança é algo bom, mas a maioria está adotando por modinha, mesmo que alcance o resultado. Não vale a pena jogar tudo fora em C++ quando tem ferramentas que ajudam dar a mesma segurança que Rust dá de forma mais simples para programar (apesar de complicar um pouco o processo todo). A maioria dos programadores de C++ não estão indo para Rust, quem vai é obrigado politicamente ou são pessoas que agora estão entrando no baixo nível. Não sou contra esse movimento, só contra o exagero. Existem várias anedotas, verdadeiras, mas não um estudo comparando bananas com bananas mostra que Rust é o único caminho.

Essa parte é uma verdadeira raridade na internet! kkkk encontrar alguém que veja a inutilidade de Rust quanto salvador do mundo contra o C/C++. Se você se aprofunda em C++ sabe que não se codifica mais como antes, você não está mais em 1980! Aliás, C++ já deixou de ser um braço de C faz um bom tempo... smartpointers, modulos, conceitos... tudo que o Rust faz é liberar a memoria, coisa que os ponteiros do C++ já fazem sozinhos também. A diferença está nos binarios maiores do rust e no tempo de compilação(por conta das regras do rust, claro). Aliás, o C++ aceita o paradigma funcional, mas isso é bem avançado e ainda não cheguei a ver kkkkk obviamente não é para sair criando software critico em funcional no Cpp né!

As pessoas simplesmente estão largando tudo e correndo pro outro lado sem se aprofundar, sem entender, e principalmente, sendo excludentes! Quem disse que não posso aprender Python só porque programo em Javascript??

Concordo muito com a parte que fala de adoções inpensadas, simplesmente porque todo mundo está adotando.

Carregando publicação patrocinada...
2

Concordo com quase tudo, mas Rust não é inutil, só não é tão útil quanto alguns acham. Mas a maioria sabe o tamanho certo. Na verdade apesar de todo o burburinho, a maioria dos programadores iniciantes que falam que vão aprender Rust, desistem muito rápido, eles mal conseguem apender JS ou Python direito. Os programadores de C e C++ sabem que Rust não substitui 100% essas linguagens e que elas possuem soluções, então a maioria continua neles. Existem os casos que faz sentido a pessoa mudar, fazem um barulho tremendo, mas ainda é pouca gente. Vai aumentar porque Rust tem sua função, vai tirar um pouco do mercado das linguagens deceniais de nível um pouco mais baixo que a maioria.

C++ aceita alguns mecanmismos que ajudam um estilo mais funcional, mas ele é essencialmente imperativo mesmo, não adota o paradigama funcional, assim como Rust e tantas outras não adotam. Esses paradigamas são basicamente excludentes na sua totalidade.

Eu até gostaria que o comitêde C++ fosse mais radical e aceitasse certas propostas feitas, de uso opcional, mas com flags no compilador que fariam C++ o que é, manter suas vantagens e ser mais do que Rust entrega :), tá lá só esperando a coragem. A última até falam em C++2 que não será aprovada nunca, porque no fundo vira outra linguagem, concorre mais com Carbon, mas também traz as vantagens de Rust.