Executando verificação de segurança...
0

O surgimento de tecnologias NO-CODE pode ser o fim dos DEVS?

Como a comunidade enxerga o surgimento de novas tecnologias no-code que estão cada vez mais prontas para criar aplicativos mais robustos e otimizados? (Tanto web quanto nativos).

Eu particulamente vejo como algo positivo para todos, pois quanto mais pessoas usando tecnologias e Software para criar aplicatições, mais demanda por funcionalidades novas e otimizações mais avançadas que só poderam ser feita escrevendo codigos.

Pode ser negativos para empresas/freelancers que trabalham com criação de micro-Saas, app de delivery, landing page e coisas menos "complexas", já que a grande maioria dos aplicativos no-code são capazes de entregar o mesmo resultado em menos tempo e muito mais barato.

Não foge muito da evolução natural do mercado de trabalho. Conforme o tempo passa, muitas coisas e profissionais se tornam obsoletos e ultrapassados. Quem faz um trabalho mediano, ficará pra tras por pessoas que nunca escreram uma linha de codigo.

qual a opnião de vocês?

Carregando publicação patrocinada...
5

Eu já disse minha opinião a respeito em outro fórum. Segue o trecho:

Eu vejo essas ferramentas NoCode/LowCode mais ou menos como uma comida de micro-ondas. Já vem tudo praticamente feito, é só esquentar e pronto, mas não é a melhor comida que existe. Ou como um miojo, que é fácil de fazer mas o resultado não vai ser o macarrão mais maravilhoso do mundo.

No máximo vc pode colocar alguma coisinha por cima pra incrementar (ovo no miojo, queijo ralado na lasanha), mas é só. Se quiser algo um pouco diferente do que existe (pois só tem poucos sabores genéricos com praticamente o mesmo gosto), não dá. Você está preso ao que o fabricante oferece. Para ter algo diferente, terá que mudar tanto que acaba não tendo mais nada a ver com o original - quem já viu yakisoba de miojo?

A comida de micro-ondas (ou o macarrão instantâneo) pode ser um ótimo quebra-galho pra quem não sabe ou não quer cozinhar. Mas ela não elimina a necessidade de existir restaurantes ou chefs de cozinha. Ela também não faz com que eu nunca mais tenha que cozinhar - e olha que eu sou um reles mortal que detesta cozinhar, e só o faço porque não tem outro jeito (até tem, mas pedir comida todo dia ou viver só de miojo/congelados simplesmente não dá).

Claro que de vez em quando vc não tem saco, tempo ou dinheiro pra algo decente e acaba tendo que apelar pra opções mais rápidas e baratas. Mas daí concluir que todos os chefs e restaurantes do mundo não serão mais necessários, é meio exagerado e até ingênuo.

E é óbvio que depende das necessidades e do contexto. Na época da faculdade eu comia miojo direto, por motivos de não-tenho-dinheiro. Na época me atendia bem, assim como as ferramentas LowCode/NoCode podem atender bem determinado público (e não estou dizendo que elas só são usadas por quem não tem dinheiro, tem N outros fatores que podem influenciar na escolha). Elas atendem um público específico com necessidades específicas, mas não vão acabar com a "programação com códigos".

Mesmo que em algum futuro distante todo mundo só use ferramentas LowCode/NoCode, ainda sim vai precisar de alguém para programá-las. E tudo isso será feito usando códigos em alguma linguagem de programação (da mesma forma que, se um dia todo mundo parar de cozinhar e só pedir comida todo dia, ainda sim terá alguém nos restaurantes fazendo essa comida). De qualquer forma, esse futuro ainda está longe (se é que chegará)...

1

Vejo elas muito úteis para validação de ideias ( MVP )
Muito fácil e rápido fazer um protótipo e por na "rua" para validar a ideia e conseguir os primeiros early adopters.

Usando dessa forma, tendo a ideia validada, e entrando grana com ela, ai parte pra desenvolver da forma tradicional.

Então penso que não será o fim dos devs.

1
1

Para mim é a mesma questão do matemático e da calculadora. Um é ciência; ele se dedica afundo na matemática. Já o outro é para fazer contas básicas do cotidiano. Neste caso, um não substitui o outro.

Criar aplicativos além de divertido pode ser lucrativo, por isso o no-code existe. Agora, vamos pensar, por exemplo, em física. Pouca gente acha divertido, e não é lucrativo. Por isso, não existe "física no-math" – usar a física sem precisar escrever uma linha de equação matemática e sem ser físico, e 10 vezes mais rápido.

Por algum motivo, as pessoas pensam que a computação se resume a criar aplicativos (a parte mais divertida), sendo que existem muitas outras coisas. E essas coisas não são tão atrativas, por isso nunca vai existir no-code para tais coisas. E você nunca vai ouvir algo como: "Programe chips FPGA com openCL sem digitar uma linha de código e 10 vezes mais rápido!" Como não é atrativo, nenhum "citizen developer" vai querer fazer isso, então fica para o bom e velho cientista da computação.

Mas confesso que se existisse uma plataforma no-code (ou low-code) que gerasse um código em tempo real com JavaScript e Vue, eu usaria sem pensar duas vezes, kkkk.