Sem querer dar uma lição de moral, mas...
Você notou que ele é mais novo e parece ser uma primeira oportunidade como dev de fato.
"1600 reais eu não saio nem de casa" não foi nada legal de se dizer pra alguém que está começando e irá descobrir o mercado.
Soou arrogante.
Bom, não sei em qual região do Brasil estão pagando tão mal assim, é uma oportunidade? É! Assim como trampar no shopping de seg a dom também é uma oportunidade, mas é muita sacanagem esse valor para um programador, seja qual nível. Meu primeiro emprego na área foi ganhando 2,5k + beneficios. Hoje (2 anos depois) ganho quase o dobro e ainda assim é dificil me manter por mês com esposa desempregada e pagando aluguel, então se é para ganhar esse salário eu nem saio de casa mesmo.
Bom, não sei em qual região do Brasil estão pagando tão mal assim
Também não sei. Talvez um interior de um interior de um interior.
O Brasil é gigante.
Assim como trampar no shopping de seg a dom também é uma oportunidade
Não, não é também uma oportunidade. Seria apenas um emprego. Se ele quer ser um desenvolvedor de software, oportunidade é ter uma primeira chance como desenvolvedor de software.
O que vc tem que ver é que cada cenário é um cenário.
Eu também tenho o meu cenário. Eu também não "sairia de casa" por esse salário, nem mesmo por um muito maior. Mas esse sou eu com 10 anos+ de experiência, ex Tech Lead em empresa grande do BR e inglês fluente.
É obvio que 1600 não é um bom salário, mas as oportunidades para inciantes não são tão abundantes hoje como há 2 anos atrás.
Ele deveria se agarrar ao que tiver de oportunidade como desenvolvedor para ganhar experiência e poder barganhar um bom aumento daqui 6 meses/1 ano ou aplicar para vagas melhores.
- O salário é horrível, mas ele disse que o projeto é core da empresa, então é uma baita oportunidade de alavancar a carreira. Daqui 1 ano ele estará a frente da concorrência que está no mesmo 1 ano de experiência, porém apenas ajustando cor de botão numa aplicação web.
- O salário é horrível, e é difícil manter uma família? Sim, porém ele já tem esse salário, não é como se ele estivesse escolhendo. Ele está na dúvida sobre aceitar continuar no emprego ou não. Mas ele já está se virando com esse valor. E muitas famílias no Brasil se mantém com menos que isso, pois é mais que um salário mínimo.
No lugar dele vc diria para o chefe "não vou sair de casa pra receber isso, vou vender roupa no shopping" e desistiria da carreira de dev?