Executando verificação de segurança...
8

Como vocês se organizam financeiramente na profissão?

Ha tempos quero montar um plano de re-investimentos em mim profissionalmente falando, para atingir algumas metas específicas.

Tenho várias idéias de o que melhorar em diversas áreas da vida profissional e melhoria minhas chances, como por exemplo:

  • atualizar minhas máquinas religiosamente a cada 18 meses
  • expandir os idiomas que eu entendo com cursos e talvez estadia fora do país
  • cursar algumas especializações que já selecionei
  • comprar servidores e rodar localmente
  • bancar alguma POC ou MVP com equipe externa e eu gerenciando.

Basicamente tudo demanda grana e planejamento no tempo.

No meu caso atuo como TechLead em homeoffice com contrato CLT , mas nem sempre foi assim, já fui PJ, atuei mais como DEV, então faço investimentos na carreira conforme o orçamento permite, em diversas linhas que gosto de atuar, mas isso tem deixado alguns planos muito distantes no futuro, o que pode ser perigoso no longo prazo.

Então decidi começar reservando um mínimo de 3% do salário bruto anual para melhoria da vida profissional e definir um uso para um horizonte máximode 6 meses.

Isso me obriga a iniciar algumas coisas, revisar meus planos e para coisas mais caras como pós-graduação e viagens pode ser um start.

Não é o melhor plano do mundo e existem muitos cenários para cobrir, então me veio a idéia de perguntar:

Como vocês se organizam financeiramente na profissão?

Sei que existem várias configurações de trabalho para TI:

  • desde a área de atuação
  • local físico onde trabalha
  • idioma que se fala
  • equipamentos que se usa
  • modelo de contração
  • benefícios
  • planos de carreira
  • livros, cursos e especializações

Qual estratégia vocês usam para se manterem em dia profissionalmente em cada tipo de problema?

Carregando publicação patrocinada...
3

Falando por mim, tento tomar o caminho mais curto possível, e o que tem retorno mais óbvio. Eu tenho receio de planejar um arcabouço gigante, deixar de viver minha vida, para sequer conseguir alcançar algo de fato. Minha dica é mirar em algum lugar, e não querer abraçar o mundo.

Com o passar dos anos fui percebendo que estar numa empresa em que a troca de conhecimento é constante e válida e que o PDI (plano de desenvolvimento individual) é considerado pelo seu Gestor adianta e muito a sua vida.

Porque mesmo tendo todo o estudo, pós e idiomas, se a empresa simplesmente te colocar num limbo, tem risco de todo esse investimento e aprendizado sequer ser valorizado e ser muito frustrante. Porque vão querer simplesmente alguém que faça o trabalho mais rápido e de qualquer jeito. E mais barato.

Lembrando que esse é só o meu perfil, no momento.

1

Em meu entendimento, o principal ponto a ser considerado é saber de forma extremamente clara onde se quer chegar, pois todo o planejamento técnico e financeiro parte desse ponto.

Responder questões como qual tencologia usar, que tipo de empresa trabalhar, valor salarial esperado e coisas afins, abrem caminho para traçar um plano definido, e o mais importante em tudo isso é sempre buscar crescer e evoluir dentro dos seus objetivos.

Pelo menos esta é minha abordagem, e com certeza há outras que possam fazer sentido, daí vai a avaliação de cada um.