Como vocês se organizam financeiramente na profissão?
Ha tempos quero montar um plano de re-investimentos em mim profissionalmente falando, para atingir algumas metas específicas.
Tenho várias idéias de o que melhorar em diversas áreas da vida profissional e melhoria minhas chances, como por exemplo:
- atualizar minhas máquinas religiosamente a cada 18 meses
- expandir os idiomas que eu entendo com cursos e talvez estadia fora do país
- cursar algumas especializações que já selecionei
- comprar servidores e rodar localmente
- bancar alguma POC ou MVP com equipe externa e eu gerenciando.
Basicamente tudo demanda grana e planejamento no tempo.
No meu caso atuo como TechLead em homeoffice com contrato CLT , mas nem sempre foi assim, já fui PJ, atuei mais como DEV, então faço investimentos na carreira conforme o orçamento permite, em diversas linhas que gosto de atuar, mas isso tem deixado alguns planos muito distantes no futuro, o que pode ser perigoso no longo prazo.
Então decidi começar reservando um mínimo de 3% do salário bruto anual para melhoria da vida profissional e definir um uso para um horizonte máximode 6 meses.
Isso me obriga a iniciar algumas coisas, revisar meus planos e para coisas mais caras como pós-graduação e viagens pode ser um start.
Não é o melhor plano do mundo e existem muitos cenários para cobrir, então me veio a idéia de perguntar:
Como vocês se organizam financeiramente na profissão?
Sei que existem várias configurações de trabalho para TI:
- desde a área de atuação
- local físico onde trabalha
- idioma que se fala
- equipamentos que se usa
- modelo de contração
- benefícios
- planos de carreira
- livros, cursos e especializações
Qual estratégia vocês usam para se manterem em dia profissionalmente em cada tipo de problema?