Executando verificação de segurança...
1

[Opinião] Crio conteúdo no YouTube ou Blog para melhorar currículo?

Tenho vontade de criar um canal no youtube ou um blog sobre deep learning com foco em NLP, mas tenho algumas dúvidas. Mas antes, vou falar o meu objetivo principal de se ter um canal no youtube ou um blog.

Objetivo

Tenho muita vontade de fazer um doutorado fora. Meu foco é Canadá (e gostaria de incluir EUA tambem, mas penso que seja muito difícil), e gostaria muito de que fosse em um lab bom (área de NLP).

Como eu não acredito ter um bom currículo, eu estou buscando melhorá-lo para depois aplicar. Estou pensando em formas de como melhorar o currículo para deixá-lo forte para aplicar para boas universidades.

Tenho pensado em diversas coisas que poderiam melhorar meu currículo, como:

  • Criar canal no YouTube ou blog.
  • Realizar pesquisa por conta própria e publicar, nem que seja disponibilizar no arXiv.
  • Contribuir para código open-source.
  • Criar projetos no GitHub.

A quantidade de coisas que eu poderia fazer é grande, mas como tenho tempo limitado, gostaria de focar no que realmente aumentaria as chances de entrar em um bom doutorado. Independente de tudo tenho estudado muito por conta própria, mas preciso mostrar de alguma forma que tenho tal conhecimento e capacidade. Acredito (conversei com um brasileiro que fez doutorado fora e hoje está na Apple e ele concorda comigo) que todos os itens ajudam, porém o que mais conta é o impacto deles. Por exemplo, um canal no YouTube com centenas de milhares de seguidores, ou um projeto no GitHub com muita gente utilizando (stars, forks, etc). Mas não adianta ter um canal no YouTube com 100 seguidores por exemplo.

Minha dúvida principal aqui é sobre o YouTube vs Blog. Minhas pesquisas por conta própria, contribuição em projeto open-source e projetos no GitHub acontecerão eventualmente. Realizar uma pesquisa por conta própria é algo que leva meses e pode ter impacto ou não. O mesmo vale para uma contribuição em projeto open-source ou projeto pessoal. Como o objetivo é maximizar o impacto, produzir vídeos ou alimentar um blog é algo que pode ser realizado com uma frequência maior e eventualmente um ou outro conteúdo pode ganhar destaque. Além disso, pesquisa, constribuição para projeto open-source ou projeto pessoal podem servir como conteúdo para um vídeo ou blog, um agregando ao outro.

Dúvidas

Tendo os objetivos acima em mente, segue as dúvidas.

Objetivo do Conteúdo

Devo ensinar o básico ou coisas mais avançadas? Ficar na teoria ou mostrar aplicações com a tecnologia? Qual público pode trazer uma maior quantidade de seguidores? Em outras palavras, qual a maior demanda?

Acho esta dúvida complicada, pois hoje em dia é comum existir conteúdos irrelevantes com muitos likes, algo fútil no tiktok por exemplo, e um conteúdo altamente relevante não ter visualização nenhuma. O ser humano hoje em dia quer satisfação imediata e alta, então pode soar que um conteúdo que dê para absorver e entender em 5 minutos seja o melhor, pois provavelmente terá alto número de likes. Mas, aos olhos de um futuro orientador de uma universidade prestigiada ou de um pesquisador renomado na área, tal número impressionante de likes não tenha significado algum, sendo considerado irrelevante em um currículo.

Formato do Conteúdo

Caso o formato for em vídeo, a escolha seria o YouTube. Caso for texto, as opções são ter um site pessoal ou alguma plataforma de blogging como Medium, Substack, Redit, TabNews :), LinkedIn, etc.

A escolha deve considerar como o conteúdo será promovido e entregue aos consumidores, como será o processo de descoberta do conteúdo e interação com o conteúdo, e também como o público alvo prefere consumir este tipo de conteúdo.

Youtube

  • Prós:
    • O algoritmo de entrega do youtube parece muito bom, e eu não teria este trabalho.
    • A plataforma conta com seção de comentários e likes.
  • Contras:
    • Investimento em equipamento.
    • Gravar um vídeo leva muito tempo (conteúdo, script, roteiro, gravar, edição, etc).

Blog

  • Prós:
    • Sem gasto com equipamento.
  • Contras:
    • Plataforma: Caso a escolha for uma plataforma de blogging, ficarei refém das estratégias de entrega de conteúdo. Caso eu fizer meu próprio blog, eu tenho que realizar a divulgação do conteúdo e criar uma forma de mostrar a relevância do meu post (botão de likes, seção de comentários, etc).
    • Escrever o conteúdo leva muito tempo (conteúdo, edição, etc), mas não se compara ao tempo para se obter um vídeo.

Idioma

Vejo que os prós do inglês são os contras do português e vice-versa. Com exceção que como meu inglês não é perfeito, posso levar mais tempo para produzir os conteúdos. No entanto, é uma forma de aprimorar e mostrar como é o meu inglês para o público do meu objetivo final (possíveis orientadores).

Inglês

  • Prós:
    • O público do meu objetivo final fala este idioma.
    • Maior possibilidade de engajemento dado que há um público maior na área de NLP que são falantes do inglês versus ao público que não fala inglês.
  • Contras:
    • Maior quantidade de conteúdo já disponível, trazendo o desafio de produzir conteúdos únicos para competir com os demais.

Português

  • Prós:
    • Pouco conteúdo disponível sobre o tema.
  • Contras:
    • O público do meu objetivo final não fala este idioma.
    • Menor possibilidade de engajemento dado que há um público maior na área de NLP que são falantes do inglês versus ao público que não fala inglês.

Ambos?

Caso eu escolha o inglês, pretendo incluir uma versão traduzida caso o formato for texto, ou legendas caso o formato for vídeo. O mesmo vale caso a escolha for português.

O que eu tentei no passado

No passado eu tentei escrever. Comecei no meu próprio site (que está completamente desatualizado) e depois migrei para o Medium, mas ambos foram produzidos sem foco, público alvo, consistência e divulgação.


Qual a opinião de vocês?

Carregando publicação patrocinada...
1

É aquilo, um blog é uma coisa extremamente pessoal, então faça do jeito que se sentir mais confortável, pense em como se fosse um "backup" da sua persona atualmente e tu vai querer relembrar como você pensava X anos atrás. É assim que eu venho fazendo e consegui acabar com a ansiedade sobre isso, blog é só opinião, ou seja, a gente não precisa fazer nada perfeito, e não há nenhum post que não possa ser melhorado ao longo do tempo.

E faça em qualquer idioma que se sentir confortável, pode fazer até mesmo bilingue e seperar por rotas /en/ e /pt-BR/, consequentemente o inglês vai chegar muito mais longe no mundo, é interessante se estiver mirando vagas internacionais.