Sinto que tenho passado por um problema que de alguma forma entra nessa temática. Pela pressão das entregas e sendo um Jr. autodidata que trocou completamente de carreira, acabo me virando para dar um jeito e entregar muito mais do que conseguir realmente entender o que fiz, ao término. Esse é um lado ainda pouco explorado, acho, quando falamos de ChatGPT, por exemplo. Reforçando: me viro lindamente com chatGPT + meus conhecimentos + google e duckduckgo e etc, no sentido de conseguir entregar as demandas, mas estou com tempo muito escasso para realmente refletir e absorver aquilo que foi feito. Tenho tentado mudar essa realidade anotando mais coisas, relacionando mais conteúdos (usando Obsidian) e tentando revisar minimamente as entregas.
Concordo completamente contigo, nunca aprendi tanta coisa de forma tão rápida na vida. Mas a realidade do mercado, infelizmente (apesar de eu estar muito feliz por ter tido a oportunidade que estou tendo e não estou reclamando), é de tempo curto e demanda em alta. O que quero ressaltar com isso é: mantermos sempre um pé atrás quando avançamos rápido demais aos trancos e barrancos e refletirmos sobre nossas ações para realmente aprendermos.
Todo programador é um autodidata, está na natureza da nossa profissão, me parece. Parabéns pela sua evolução, obrigado por compartilhar e dar mais uma força para persistirmos com maior afinco! Abraços!