[SE FOR JR LEIA AGR] A poderosa arte de aprender a aprender
TL;DR: Relato da jornada de aprendizado autodidata através do desenvolvimento de um projeto de sistema de chamada automática, destacando a importância de aprender a aprender.
Esse foi um poste feito originamente no LinkedIn e você pode está lendo aqui, que foi adaptado para o formato de artigo. A ideia é compartilhar um pouco da minha experiência de aprendizado autodidata, e como isso foi transformador para mim.
Na vida, as coisas são construídas gradualmente, e nada surge instantaneamente. Assim que entrei na faculdade, na aula inaugural, vi o professor mostrando como a vida dele foi mudada pelo fato de ter começado a desenvolver um projeto de pesquisa desde o início da graduação. Aquilo me marcou muito, e decidi que iria fazer o mesmo.
No segundo do periodo falei com o mesmo professor da aula inaugural, o Professor Dr. Paulo Rogério, e ele me sugeriu um desafio: desenvolver um sistema de chamada automática que registrava a presença dos alunos ao entrar e sair da sala. Naquela época, eu sabia um pouco de Python
. E no decorrer do projeto tive que aprender HTML
, CSS
, JS
, PHP
, MySQL
e C++
(usado para o firmware do NodeMCU
). Apesar disso, encarei o desafio, motivado por minha determinação em aprender e crescer.
O desenvolvimento envolveu várias iterações de protótipos até chegarmos ao modelo que foi testado em sala de aula e funcionou como esperado. O sistema tinha uma interface web onde o professor podia ver a lista de alunos presentes e ausentes, e um dispositivo físico que registrava a presença dos alunos. O projeto foi um sucesso e me deu a confiança para continuar aprendendo e enfrentando novos desafios.
Esse projeto me rendeu um artigo publicado em uma revista científica, e me ajudaria a conseguir uma bolsa de iniciação científica. Mas no futuro acabei escolhendo seguir carreira na área de desenvolvimento de software.
Durante o desenvolvimento do projeto, alem de aprender novas tecnologias, aprendi a importância de aprender a aprender. E como eu fiz isso? Tentando, errando, pesquisando, lendo documentações, assistindo tutoriais, e principalmente, praticando. Eu tinha que entregar o projeto, então não tinha tempo para esperar alguém me ensinar. Tive que aprender sozinho.
Teve situções em que fui fazer disciplinas em que eu já sabia o conteúdo, pois tinha aprendido por fora para aplicar no projeto.
A jornada me ensinou que, quando enfrento um desafio desconhecido, posso me voltar para recursos como o Google (naquela época, ainda não tínhamos o ChatGPT) para aprender e superá-lo. Essa abordagem de aprendizado através de tentativa e erro se mostrou mais valiosa do que qualquer curso formal, ensinando-me na prática.
Desenvolver a capacidade aprender a aprender é uma habilidade essencial para qualquer pessoa que deseja ter sucesso na vida.
Sempre enfatizo isso quando alguém me procura por conhecimento na área. É essencial tentar resolver problemas por conta própria antes de buscar ajuda imediata com alguem que sabe mais que você, desenvolvendo assim autonomia.
Professores e tutores são importantes, claro, mas seu papel principal é fornecer orientação e norteamente. A busca pelo conhecimento é uma jornada pessoal. Espero que minha experiência inspire você a entender que essa habilidade de adaptação e autoaprendizado pode ser tão transformadora para você quanto foi para mim.
Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e colegas. E se você tiver alguma história de aprendizado autodidata, compartilhe nos comentários. Vamos aprender uns com os outros!