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Por que os commits do projeto parecem um loop sem sentido? Renomeação de arquivo, e mudanças repetidas... extremamente esquisito...

Aprecio muito essas iniciativas brasileiras! Porém, gostaria de entender o que torna essa linguagem tão inovadora em relação às outras disponíveis no mercado. Afinal, quando se fala em simplicidade e versatilidade, já existem ótimas linguagens como Ruby, Python e JavaScript que oferecem essas características.

Além disso, fiquei um pouco confuso com a sintaxe para declarar variáveis, pois não me parece tão simples quanto em outras linguagens.

Outra coisa, desculpe dizer isso, mas apenas em ler o readme me parece um projeto fadado a morrer... Não é open-source, Taxa de royalties? (Que viagem vei)... Nem comunidade da pra fazer com isso, pois qualquer projeto ta sobre essa parada.

De maneira honesta, parece que ainda está em um estágio imaturo para ser considerada uma linguagem "Turing complet", talvez esteja mais no nível de diversos utilitários desenvolvidos em Python, mais como um lib (não muito útil).

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Outra coisa mega esquisita é que o código do projeto é "ofuscado", não so desse mas como de outros... Impossivel determinar se é seguro ou não, no geral, não recomendo ninguem baixar isso.. É bem estranho.

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Depois das críticas sobre a SpellSpike, vou esclarecer alguns pontos criticados.
• SOBRE A TAXA DE ROYALTIES:
A taxa de royalties é somente aplicada a projetos que lucram mais de 99,000 (noventa e nove mil dólares) e pode ser simplesmente evitada pagando míseros 1.
• COMMITS SUPOSTAMENTE INÚTEIS:
Os commits algumas vezes podem ter pequenas modificações, pois o código fonte da SpellSpike está obfuscado e sob licença CC-NC-ND 4.0
• TIPAGEM FRACA:
A SpellSpike está sob desenvolvimento, e está em constante melhorias, estou apenas 1 ano trabalhando nisso, e ainda tem muitas coisas a serem feitas, pois não posso passar o dia todo trabalhando em minha linguagem.
• QUESTIONAMENTOS A "INOVADORA":
A SpellSpike é inovadora em relação a sua facilidade e alguns recursos que não se encontram JavaScript como manipulação de arquivos, e alguns recursos nativos que não são encontrados em muitas linguagens como a própria manipulação de seriais.
• DERIVAÇÃO DO JS:
A SpellSpike tem duas versões. A versão web é um pouco mais limitada e realmente é baseada em JavaScript. Já a versão nativa é baseada em Python e JavaScript. Seria realmente quase impossível disponibilizar a manipulação de arquivos e seriais usando somente JS. Vale citar que estou trabalhando na segurança da minha linguagem, e com o tempo se tornará mais acessível em termos de segurança.
• CÓDIGO FONTE:
Sim, o código fonte é obfuscado. Isso é uma escolha minha, e senti que a melhor opção era deixar a SpellSpike em closed-source. O código fonte é seguro, e eu mesmo uso a SpellSpike em meus side-projects. Não acho que é um problema ter um código obfuscado, já que o objetivo é ser uma linguagem, não dar a vida a outras linguagens derivadas da SpellSpike.
• LICENÇA:
A licença é somente aplicada ao código fonte. Aos projetos desenvolvidos com a SpellSpike, são livres para definirem suas próprias licença, e não são limitados aos usos comerciais.
• USO DO GPT:
O ChatGPT não foi utilizado no desenvolvimento da linguagem em si, e em nenhuma parte do código fonte, mas admito que usarei o GPT para melhorar a documentação da linguagem.

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• QUESTIONAMENTOS A "INOVADORA":
A SpellSpike é inovadora em relação a sua facilidade e alguns recursos que não se encontram JavaScript como manipulação de arquivos, e alguns recursos nativos que não são encontrados em muitas linguagens como a própria manipulação de seriais.

Novamente cara, onde isso realmente é inovador? Linguagens extremamentes simples (curva de aprendizagem) como Ruby, fazem isso mano e tem uma grande comunidade viva por trás ainda. Você realmente tem que decidir um rumo para essa linguagem, ela não parece saber o que quer ser entre as demais...

Além que com essas licenças e códigos ofuscados se torna quase impossivel uma comunidade nascer através disso. Me parece apenas que seu interesse é na renda que isso pode trazer do que realmente criar algo único e bom para comunidade.

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Na verdade criei mais para uso pessoal, mas resolvi tornar pública. Se você acha a SpellSpike inútil, pode continuar usando qualquer outra linguagem, já que ela é uma opção óbviamente. Obrigado pelo feedback :)

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Obfuscar o código não garante proteção, leia mais sobre isso aqui.

Faz uma busca por "js deobfuscator" e vai achar um monte de sites e programas que revertem a obfuscação. Pra vc ver como essa suposta proteção é frágil.

Aliás, a licença que vc citou permite que qualquer um copie e redistribua. Se não quer que ninguém veja o código, nem deveria ter colocado-o publicamente.

E - desculpe ser mais ríspido agora, mas alguém tem que dizer - já existem tantas linguagens de programação que dificilmente alguém conseguiria criar algo tão único e inovador que precisaria ser protegido. Mas enfim...

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Depois das críticas sobre a SpellSpike, vou esclarecer alguns pontos criticados.
• SOBRE A TAXA DE ROYALTIES:
A taxa de royalties é somente aplicada a projetos que lucram mais de 99,000 (noventa e nove mil dólares) e pode ser simplesmente evitada pagando míseros 1.
• COMMITS SUPOSTAMENTE INÚTEIS:
Os commits algumas vezes podem ter pequenas modificações, pois o código fonte da SpellSpike está obfuscado e sob licença CC-NC-ND 4.0
• TIPAGEM FRACA:
A SpellSpike está sob desenvolvimento, e está em constante melhorias, estou apenas 1 ano trabalhando nisso, e ainda tem muitas coisas a serem feitas, pois não posso passar o dia todo trabalhando em minha linguagem.
• QUESTIONAMENTOS A "INOVADORA":
A SpellSpike é inovadora em relação a sua facilidade e alguns recursos que não se encontram JavaScript como manipulação de arquivos, e alguns recursos nativos que não são encontrados em muitas linguagens como a própria manipulação de seriais.
• DERIVAÇÃO DO JS:
A SpellSpike tem duas versões. A versão web é um pouco mais limitada e realmente é baseada em JavaScript. Já a versão nativa é baseada em Python e JavaScript. Seria realmente quase impossível disponibilizar a manipulação de arquivos e seriais usando somente JS. Vale citar que estou trabalhando na segurança da minha linguagem, e com o tempo se tornará mais acessível em termos de segurança.
• CÓDIGO FONTE:
Sim, o código fonte é obfuscado. Isso é uma escolha minha, e senti que a melhor opção era deixar a SpellSpike em closed-source. O código fonte é seguro, e eu mesmo uso a SpellSpike em meus side-projects. Não acho que é um problema ter um código obfuscado, já que o objetivo é ser uma linguagem, não dar a vida a outras linguagens derivadas da SpellSpike.
• LICENÇA:
A licença é somente aplicada ao código fonte. Aos projetos desenvolvidos com a SpellSpike, são livres para definirem suas próprias licença, e não são limitados aos usos comerciais.
• USO DO GPT:
O ChatGPT não foi utilizado no desenvolvimento da linguagem em si, e em nenhuma parte do código fonte, mas admito que usarei o GPT para melhorar a documentação da linguagem.