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Eu iria responder aos questionamentos levantados, mas seu artigo foi extremamente bem construído, com início, meio e fim. Então, vou deixar a minha contribuição para os nossos colegas de profissão.

Eu acredito que a lição que podemos interpretar é que a confiança nas pessoas devem ser conquistadas e não direcionadas simplesmente pelo fato da pessoa estar numa posição hierárquica maior do que a sua. Existem diversos tipos de liderança, diversos tipos de pessoas, e o que nós devemos trabalhar em nós mesmos é a capacidade de interpretação e leitura de perfil das pessoas. Pessoas de boa índole, má índole, pessoas que merecem ser confiadas, pessoas que devemos manter somente o profissionalismo. Além disso, às vezes o conselho e a solicitação de ajuda de uma pessoa totalmente externa, fora do contexto, é melhor do que insistir dentro do próprio ambiente, onde as pessoas, querendo ou não, estão num ambiente de selva corporativa, onde todos querem manter o seu espaço ou crescer no seu espaço. Então, naturalmente, se cria um ambiente de competição e pedido de ajuda pode ser interpretado de essas maneiras, seja como tons de ameaça, como tons de fragilidade, dependendo de quem recebe essa informação e os objetivos que a pessoa tem para consigo mesmo.

Pelo tipo de liderança que foi informada, ela não é um tipo de liderança a ser tomada como exemplo. Portanto, na minha visão, entendo que a omissão desse assunto teria te garantido alguns meses a mais nessa empresa, ou até mesmo alguns anos, o que, por um lado, pode ser interpretado como positivo, mas, por outro, como as novas oportunidades apareceram e te colocaram em lugares que certamente você vai estar melhor assistido, então, certamente a sua escolha, no final das contas, por mais que você passou por uma situação desagradável, foi benéfico.

O pessoal gosta muito da palavra feedback, mas sem analisar a liderança por ser uma furada, e se a liderança não te dá aberturas para ter esse tipo de conversa regularmente, iniciar uma conversa de baixo para cima pode ser visto como uma porta de entrada para buscar reposicionamento, para crescimento, e claramente pelo que foi explicado no artigo a empresa não ta focada em crescimento individual, uma vez que o custo do funcionário fala mais alto que a qualidade e poder de entrega do mesmo.

Além do direcionamento de onde quer chegar e como chegar, foi também mencionado a intenção de crescimento de carreira. Então acredito que uma outra dica é sempre separar os assuntos.

Se você está buscando orientações, não fale de crescimento profissional. Se você está querendo falar de crescimento profissional, obviamente você vai ter que falar de resultados, então você não vai buscar direcionamentos de onde pode melhorar, e sim indicar aquilo que você tem feito para justificar aquele seu crescimento e reconhecimento daquilo que você já fez : aquela velha história, você não vira pleno, você primeiro se qualifica e demonstra que está capacitado para aquela situação de pleno ou até mesmo de liderança, para depois você ser reconhecido e receber aquela promoção para pleno, ou um cargo liderança.

Na minha empresa, eu tenho a cultura de ter reuniões regulares com a equipe para entender o que a gente tem feito corretamente, o que temos que melhorar, o que a equipe está achando de modo geral, de como está sendo conduzido o trabalho, comunicação, transmissão os conteúdos, e também fazemos reuniões individuais com os desenvolvedores à medida do possível para entender as motivações, os desafios, e também dar uma devolutiva do que eu tenho analisado de evolução de cada um deles, isso tem se provado uma estratégia muito benéfica, mas que pelo porte da nossa empresa é possível fazer isso, mas entendo que em empresas maiores isso pode ser um desafio bem considerável.

De forma bem sucinta, fizemos um feedback com um dos nossos desenvolvedores, onde ele nos procurou, onde a gente já estava pensando em oferecê-lo alguns desafios novos. Ele indicou que gostaria de atuar em alguns desafios específicos para ser reconhecido como pleno e citou algumas áreas que ele gostaria de seguir e que a empresa pudesse confiar essas tarefas para ele tivesse oportunidadede aprender e colocar em prática seus estudos, tais atividades não estavam 100% alinhadas com o que a gente precisava no momento. Porém, aceitei o desafio porque entendemos que, apesar que hoje essa área já está bem suprida, podendo delegar essas atividades para uma outra pessoa, capacitando essa outra pessoa, isso vai tirar excesso de carga da nossa equipe gestora atual, permitindo que ela foque em outras áreas mais estratégicas ou até mesmo operacionais que vão trazer benefícios a longo prazo. Então, isso evidencia que uma gestão disposta a escutar e que está com visão de longo prazo, toda conversa e comum acordo são extremamente favoráveis para o crescimento profissional, tanto individual quanto para o coletivo da empresa.

desejo sucesso em seu novo caminho e que encontre pessoas que valorizem seu profissionalismo. meus parabéns 🥳

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Adorei a contribuição, sucesso para nós 😆

Gostaria de ter tido essa mesma experiência de compromisso e profissionalismo, mas sabemos que nem tudo são flores.