você já teve ótimas respostas, não creio que eu tenha TDAH mas certamente tenho algum grau de autismo não diagnosticado, minha mãe tem, irmão tem bem semelhante ao que descreveu, e o que funciona pra mim é que eu uso a dispersão de foco ao meu favor, explico em breve, mas o que ajuda mesmo quando preciso de foco é música, se preciso de agilidade boto uma metal bem pesado instrumental pra não me distrair com a letra e o corpo meio que tende a seguir o ritmo, o famoso cafezinho do programador também ajuda demais.
como eu uso a distração para meu próprio bem? eu me sinto incomodado em fazer apenas 1 coisa por vez e isso acaba fazendo que tarefas longas ou estudo se tornem tediosos e por vezes perco o foco.
a programação me ajudou bastante nesse sentido pq quando vc começar a trabalhar com isso no seu dia a dia as tarefas podem ser quebradas em micro tarefas e é aí que entra o meu pulo do gato, eu foco para entender o contexto geral do que deve ser feito e depois quando to perdendo o foco de uma atividade vou para outra da mesma demanda e fico alternando entre as tarefas até que no final tudo se integra, é como se ao invés de vc encher 3 copos de água um por vez, vc enchesse um pouco de cada vez exemplo:
- tenho que encher o copo 1 encho 25%
- caramba tenho que encher o copo 3 tbm, paro do copo 1 e vou pro 3 e encho 25%
- e assim sucessivamente ate que os 3 estão cheios
é extremamente desafiador, não vai ficar totalmente fácil principalmente em tarefas longas ou de altíssima complexidade.
o segredo na verdade está no auto-conhecimento, pra que o que eu narrei desse certo foram anos de auto-avaliação e disciplina.
quanto mais velho vc fica tem um motivador natural chamado BOLETO, esse é implacável, esse motivador é o que vai te fazer focar naquilo que vc não quer pq vc simplesmente depende daquilo.
pra vc que está estudando recomendo que faço essa auto-analise e experimente estudar 2 topicos por vez totalmente distintos porém complementares, quando perceber que ta perdendo foco ou que emperrou em um, vai no segundo, talvez o que vc faça e aprenda no segundo vai sanar sua dúvida no primeiro, isso vai despejar adrenalina e dopamina da recompensa por vc ter tido aquela "eureka" ou "agora eu entendiiiiii" e conforme esses pequenos sucessos ocorrerm seu corpo te vicia em querer repetir a dose e deste modo vc induz um foco ou talvez um hiperfoco.
as vezes a dificuldade de um é o diferencial de outros, hoje sou tech lead tenho uma equipe de desenvolvedores que lidero, vejo que na maioria dos casos de pessoas que não tem essas condições de TDAH e autismo tem dificuldade em trabalhar em varios projetos ou atividades distintas, já no meu caso eu consigo com facilidade realizar multi tarefas.
mas como outras pessoas comentaram, cada caso é um caso, existe pessoas igual meu irmão que se vc oassar 2 instruções pra ele, ele não consegue assimilar, ele tem que focar sempre em uma coisa de início até fim pra poder finalizar sem bugar a cabeça.
se pra vc foi receitado medicação, não a rejeite, vc mesmo disse que lhe faz bem, toda medicação é como uma muleta, ela não vai te fazer andar, mas ela vai te ajudar a andar. tome corrwtamente as medicações e siga as recomendações o resto, na dura realidade, é com vc aprender o que funciona melhor.