Executando verificação de segurança...
4

Responsabilidade

Não conheço as definições formais de "autodidatismo", para mim ser ser autodidata é mais do que aprender sozinho, eu acredito que a maior transformação em ser autodidata é ser o RESPONSÁVEL PELO PRÓPRIO APRENDIZADO.

Na minha visão, isso vai além do que simplesmente ir por aí fazendo cursos on-line, ler livros e assistir vídeos.

Organização e preparação

Quando se quer aprender sozinho não adianta ficar consumindo tudo e qualquer assunto encontrado por aí, é necessário se organizar, focar no objetivo e fazer uma curadoria do conteúdo. E aí que muita gente se perde, não sabe o que é um bom ou mau material, o que é especulativo ou desatualizado.

UMA PESSOA DESORGANIZADA TERÁ MUITAS DIFICULDADES EM SER AUTODITADA EM QUALQUER ASSUNTO

Não dá para ser autodidata em tudo

Não tem como ser autodidata em todas as ciências e habilidades, todos temos maior facilidade em aprender determinados assuntos que outros, muito em razão da experiência de vida.

Eu por exemplo, tenho muita facilidade em aprender novas linguagens no paradigma da orientação a objetos, já tentei aprender linguagens predominantemente funcionais e foi uma lástima.

Também já tentei aprender a cozinhar sozinho, não deu certo.

TEM GENTE QUE ACREDITA QUE POR SER MUITO BOM EM SER AUTODIDATA EM UM ASSUNTO, SERÁ ASSIM EM TODOS OS ASSUNTOS QUE SE ENVOLVER. NÃO É ASSIM QUE AS COISAS FUNCIONAM

Tem coisas que vão levar mais tempo

Não tem jeito, tem muita coisa que com a ajuda de um professor você vai aprender muito mais rápido do que se ficar tentando, tentando e tentando...

Tem gente que acredita que sempre será mais rápido ser autodidata, mas é pq elas não partem do zero:

  • "1: Eu sou programador C# e consegui aprender Java por conta própria em 4 meses"
  • "2: Quanto tempo você conhece e trabalhar com C#?"
  • "1: 6 anos aproximadamente"
  • "2: Então para aprender Java você levou 6 anos de C# + 4 meses de Java"

A mesma pessoa do exemplo acima, poderia ter levado menos de 4 meses se tivesse um bom orientador, que removesse do caminho tudo o que na prática do dia a dia não faz tante diferença para a criação de uma aplicação, e dando atenção no que realmente mais importa.

Mas pode ser mais barato

Por muito tempo eu não tinha grana para comprar livros importantes como "Padrões de Projetos" da GoF, então eu via qual era o sumário do livro que muitas vezes estava disponível nas lojas online, e usava aquele sumário como plano de estudos. Na verdade faço isso até hoje, e não apenas com livros mas com cursos on-line também.

Ser autodidata não torna ninguém melhor que ninguém

Uma coisa que sobe a cabeça de muitos "autodidatas" por aí, que é por ter essa habilidade essa pessoa é mais "INTELIGENTE" que outras, ou que é um profissional melhor só por conta disso. Se você pensa assim é melhor consultar um terapeuta, se conhece gente assim é melhor deixar ela falando sozinha.

Conheço pessoas extramente inteligentes e habilidosas, mas não são totalmente autodidatas nos assuntos que trabalham. Estão sempre fazendo cursos, consultando professores e etc.

Carregando publicação patrocinada...
1