Executando verificação de segurança...
5

Esse é o tipo de coisa mais simples do mundo, quem estiver na call e quiser ligar a câmera que ligue, quem não quiser que não ligue.

Eu trabalho em home office, mas não moro sozinho, demais pessoas tem atividade na casa. Ligar a câmera nessas situações pode gerar mais distrações do que foco, a galera fica prestando atenção no que acontece atrás de você, e aqueles fundos digitais são ridículos.

Quando estou sozinho, abro a câmera normalmente.

O que não pode haver é obrigatoriedade, isso é coisa de chefe carente. Meus funcionários são livres para decidir isso, pois nao é o fato de ligar a câmera ou não que vai gerar resultados.

Se quer que a galera se sinta a vontade em abrir a câmera, providencie um ambiente saudável que naturalmente isso vai acontecer.

"Ah mas sem câmera parece que as pessoas não estão prestando atenção". Reuniões longas, sem objetivos claros, sem pauta, vão gerar desinteresse com câmera ou não.

Reuniões que tem planejamento/pauta/objetivo normalmente tem alguma apresentação que será compartilhada. Então o foco deve ser a apresentação, não as "microjanelas" com as câmeras do pessoal olhando pra frente.

Carregando publicação patrocinada...
2

Perfeito, os dois últimos parágrafos resumem tudo. Concordo também com deixar pra cada um decidir se liga ou não a câmera.

A adoção em massa das reuniões online é um fenômeno recente e ainda estamos entendendo o que funciona e o que não funciona. Por isso não gosto da afirmação do post, de que é "óbvio" que fazer um ou outro será sempre bom (ou sempre ruim). Não é, e ainda estamos tentando achar o ponto de equilíbrio. E pela polêmica gerada, parece que vai demorar...