Executando verificação de segurança...
6

O que é ter uma empresa?

Acho que para essa discussão, primeiro precisamos definir o que é ter uma empresa.
Na minha visão, um motorista de Uber por mais que tenha um CNPJ, ele não tem uma empresa.

Da mesma forma não são empresas programadores que tem CNPJ mas:

  • Trabalham apenas para um contratante que lhes consomem todo o tempo;
  • O contratante define as regras de trabalho;
  • Ditam as regras de horário, local e comportamento;
  • Não possuem funcionários e todo trabalho é realizado pelo próprio programador.

Atenção, não há nada de errado em trabalhar das formas que citei acima, apenas que não se tratam de empresas, outras empresas tradicionais também não vão te enxergar na prática como empresa apenas por ter um CNPJ.

Uma empresa precisa ter a possibilidade de escala e vazão, seja de produtos ou serviços, no caso da maioria de nós aqui nessa comunidade se trata de serviços de desenvolvimento (software houses) ou de produtos como SaaS. E para escalar isso são necessários programadores (funcionários, parceiros, terceirizados...), e para dar vazão precisamos de vendedores. É isso que na minha visão define o que é uma empresa.


Minha experiência até aqui

Minha empresa não quebrou, mas foi quase, passamos por momentos complicados. Eu atribuo a culpa na falta de preparo em gestão/administração da minha parte.

Nós programadores, acreditamos que ao desenvolver o melhor software que resolve um problema X da melhor forma possível nossa empresa será um sucesso. E quando chegamos em um momento da nossa carreira, achamos que somos bons tecnicamente para fazer isso acontecer, abrimos a empresa e percebemos que no mundo real não é assim.

Para quem é programador e pensa em empreender, minha dica é passar um bom tempo estudando gestão de empresas com a mesma dedicação que estuda suas tecnologias favoritas, certamente isso vai evitar muitos tropeços.

Outros pontos importantes, que muito programador aspirante a empreendedor não se dá conta:

  • Ao empreender, você vai ter que deixar de ser programador, você pode até estar nessa posição no começo da jornada, mas se quiser que a empresa progrida você não pode ser funcionário da sua própria empresa na principal atividade dela, você tem que ser o gestor.
  • O time de desenvolvimento é muito importante, mas o time de vendas é mais importante ainda. Sem um time de vendas, mesmo que terceirizado, sua empresa não vai durar muito.
  • Aprenda a delegar, se não delegar responsabilidades e passar a centralizar tudo em você, em pouco tempo você se tornará o gargalo da empresa. Mas atenção, aqui fica aquela dica de tiozão: delegar não é deLARGAR.
  • Métricas, sabe aquelas métricas e observabilidade que adicionamos em nossos softwares. Precisamos de métricas também da empresa para tudo que for importante: finanças, entregas dos times de vendas, entregas dos times de desenvolvimento e suporte por exemplo.
  • Aprenda precificar, muita empresa quebra por não saber precificar corretamente o produto ou serviço, é capaz até de estar com margem negativa e nem saber disso. Já vi empresa que não calculava os impostos como custos, apenas os pagava na emissão da NF e o que era para ser uns 30% de lucro na realidade eram 19,5%.
  • Tente criar uma empresa que você gostaria de trabalhar, mesmo se estivesse no cargo mais baixo. Ou seja, imagine a empresa que seria ideal para você quando você era apenas um "programador juninho inocente nessa vida", tente fazer com que sua empresa seja desse jeito imaginado para os júnior do seus times de desenvolvimento. Vai ser difícil, mas foque em criar um ambiente legal.

Empreender não é para todo mundo

É importante destacar que nem todo mundo está preparado para empreender, e talvez nem queira isso. E tá tudo bem, nem todo mundo precisa ser dono de uma empresa.

Mas é importante saber que apenas como programador trabalhando para alguém, é quase certo que você terá uma vida confortável financeiramente, mas não será rico (se esse for seu objetivo de vida). São raríssimos os casos de alguém que ficou realmente rico sendo apenas programador, acho que isso vale para quase todas as profissões como advogados, médicos, engenheiros...

Carregando publicação patrocinada...