Como quase tudo na área de TI, isso aí é um grande "DEPENDE"
Várias coisas podem influenciar se isso é ou não é uma boa idea.
Quando NÃO É uma boa ideia
-
Se você não domina a ferramenta/lingugagem/lib/framework. Projetos para clientes não são espaços para experimentações, quando for trabalhar em um projeto real você tem que estar seguro do que está fazendo. Claro que não precisa ser expert na tecnologia, mas também não se deve estar mais perdido que "cego em tiroteio".
-
Quando o projeto não precisa, a coisa mais comum que eu tenho visto e o dev tentando fazer o problema se encaixar na solução. Ou seja, antes de avaliar se o React é a melhor coisa para o projeto já começa abrindo o terminal e rodando o comando de criação. As vezes o projeto é apenas uma landing page, JS puro com uma ou outra lib para um caso pontual e pronto, problema resolvido.
-
Bibliotecas com má manutenção, usar libs só pelo hype pode ter gerar um legado difícil de manter. Também já vi projetos iniciando com libs que não tem manutenção há anos.
-
Falta de maturidade do dev, se o dev não consegue se responder com segurança com esses três pontos acima, então é melhor não usar.
Ou seja, quando não sabe se conhece a ferramenta o suficiente, quando não sabe se o projeto precisa daqueles recursos ou não, ou não sabe se a biblioteca tem bom histórico de manutenção e devs engajados.
Quando É uma boa ideia
Passando pelos 4 pontos citados anteriormente, na maioria dos casos usar libs nos projetos facilita o trabalho.
Pois tiramos proveito do conhecimento coletivo de programadores do mundo todo, e dessa forma podemos entregar mais e melhor.