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Um bom SAAS não precisa ser da sua área.
É um erro pensar assim. Isso vai te limitar demais!

Um bom Saas vai resolver um problema, seja ele qual for.

  • Você vai ter a ideia ou perceber o problema.
  • Você vai pesquisar sobre
  • Vai fazer uma pesquisa de campo indo diretamente falar com quem tem o problema
  • Vai validar a ideia com essas pessoas que possuem o problema

Tem todo um caminho a seguir. A área pouco importa. Você vai precisar de muita, muita conversa com quem tem o problema e ele vai adorar te ajudar a resolver o problema dele.

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Eu discordo.
Se você não conhece o mercado a chance de fracasso aumenta consideravelmente, no mínimo deve existir afinidade com o nicho ou ter um sócio que tenha.

Imagine que você encontrou uma dor no nicho de marketing digital (que aliás, é um dos melhores nichos para SaaS hoje em dia), mas você nunca subiu uma campanha no Facebook, não conhece a terminologia, não entende de estratégias de engajamento, gatilhos, copy, etc.
Qual a chance disso dar certo? Mesmo que faça entrevistas vc vai estar sempre atrás daquele sujeito que entende e vive o mercado.

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Se você não conhece o mercado a chance de fracasso aumenta consideravelmente,

Desculpe te desapontar mas ta cheio de Saas e microsaaas de gente de fora do mercado produto. Acharam algo e conseguiram deslanchar.

Ta cheio de histórias assim pra todo lado.
Tem uns malucos que tem um monte de saas de todas as áreas possiveis.

Sabe o segredo? Resolver um problema.
Da pra também pra ter sócio do nicho o que vai ajudar!

Mas estatisticamente tanto faz gostar ou não da área, estar nela ou não.
A imensa maioria vai falir mesmo!

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Eu não disse que não existem, e sim que diminui consideravelmente a chance de sucesso. Pode ter certeza que para cada caso bem sucedido existe um oceano de projetos/empresas que faliram, até porque o fracasso é silencioso e ninguém fala dele.

Penso que empreender é também calcular o risco, especialmente se você é bootstrapping e tem capital reduzido.
Se alguém tem 200 mil para investir em um projeto, é mais sensato fazer isso em um mercado que ele conheça os fornecedores, o gargalo de custo, canais de distribuição, precificação, posicionamento, etc, do que mergulhar em algo novo e ir queimando caixa para descobrir o que funciona e o que não funciona. A chance desses 200k acabarem no segundo caso antes virar a chave é muito maior.

Mas enfim, essa é minha opinião e cada um sabe o tamanho do próprio bolso e onde o calo aperta.