Executando verificação de segurança...
6
Carregando publicação patrocinada...
15

Fala! então eu comecei a estudar de modo sério com 31, com 32 consegui a primeira oportunidade, e atualmente estou com 34.
Assim, não foi nada fácil mas valeu a pena. Eu estava noivo,morava sozinho e trabalhava como estoquista.
Depois de muitas crises e conversas com minha noiva, pegamos o dinheiro que estávamos guardando para o casamento(10 mil reais, que conseguimos vendendo trufas e refrigerante), e usei para me sustentar enquanto focava inteiramente em estudar(estudava por volta de 8 horas por dia), almoçava na casa da sogra para economizar ao máximo.. é claro que isso é muito resumido mas foi uma época bem difícil e incerta, ainda mais com o noivado, a pressão da família e todas as críticas de pessoas proximas me dizendo que eu era vagabundo e tava velho para estudar .
Quando o dinheiro tava quase acabando, e de tantas entrevistas e processos(dos mais normais aos mais bizarros), consegui a primeira oportunidade.
Na real, eu gostaria muito de ter começa mais cedo, pq acho que o processo seria menos difícil por nao ter tantas responsabilidades quanto alguem na casa dos trinta tem, e é claro, a pressão social é menor; mas assim, quanto nais cedo se planejar e mais cedo começar melhor ... meu medo todo era ser alguém amargurado por não ter tentado.

2

Muito linda a sua história e determinação!
Tenho 23 anos e também estou iniciando meus estudos agora. Sentir a pressão dos familiares e combranças internas é deveras difícil, mas o gosto da vitória por ter conseguido deve valer a pena!

1

Parabéns pela sua força de vontade irmão, você conseguiu!
A sua primeira vaga foi como estagiário? Estou com 23 anos, estudando e procurando vagas também! Abraço e parabéns!

1

então, minha primeira vaga foi como Júnior em uma startup(não fazia nem faço faculdade de tecnologia)... minha vida "acadêmica" é bem caótica (já fiz 3 períodos de pedagogia, e estou no final de uma facul de Relações Internacionais)

1
3

Entrei na área com 33 anos e foi bem difícil, principalmente porque estava na famigerada zona de conforto.

Solteiro, trampava 12/36 (19h as 7h), monitorando, configurando rede, fazendo relatórios e acessando remotamente máquinas.

Formei em Ciências da Computação e lá aprendi os primeiros passos no desenvolvimento, banco de dados, mas assim que me formei, recebi uma proposta de emprego (a citada acima) e lá fiquei por volta de 9 anos.

A chave virou quando estava casado e com filha, o dinheiro mal dava pra sobreviver e eu precisava tomar uma atitude, meu primeiro impulso foi trampar com testes de software, tava bastante aquecido e eu curto, fiz alguns cursos, mandei uns currículos, mas não foi pra frente (talvez tenha sido melhor assim, no final das contas).

A oportunidade dev veio nessa mesma empresa que eu trampava com suporte, licitou-se uma equipe de desenvolvimento e quem tivesse algumas das certificações lá listadas, estava apto a assumir, juntei o dinheiro que não tinha, tirei as duas certificações e comecei. Tive uma liderança técnica fantástica, o cara era foda e deu aquela segurança pra gente que tava entrando ainda verde e todo inseguro. A stack era puramente microsoft (.net framework, sql server, alguma coisa de vb, asp) e deu pra aprender muito, mesmo num ambiente por vezes tóxico e com prazos absurdos.

Após criar essa casca, tomei coragem pra aplicar pra empresas maiores e hoje trabalho em uma das maiores e melhores aqui (moro em PE), continuo trabalhando principalmente com stack microsoft, mas já tive oportunidade até de mexer com NodeJS, então o negócio aqui é abrangente e inspira o crescimento profissional.

Vale salientar aqui que entrei pra essa empresa grande por conta de um bootcamp da DIO, não é propaganda nem nada, até porque muita gente tenta por lá e ainda não chegou a oportunidade, mas só pra ser transparente mesmo.

Não vou mentir que nunca bate o desespero de 'ser velho e nunca poder recuperar o tempo perdido', mas nada como um dia após o outro, as coisas vão se acertando e hoje tenho 2 anos de xp como dev e estou com 35 anos!

1

Muito legal sua hitoria estou com 30 indo para os 31 comecei a estudar javascript estou indo para react, nesse momento dei uma pausa, pois estou tentando terinar uma faculdade que comecei a bom tempo atras, alem de trabalhar como policial penal. Mas depois de passar esse tempo penso em voltar os estudos montar um portifolio e começar a procurar por vagas sei que nao vai ser facil, mas eu gosto muito dessa area de desenvolvimento.

2

Conforme @araujo66 mencionou, o único desafio é a questão das responsabilidades que a idade já impõe. Quando somos mais jovens, temos muito tempo para estudar, e certas responsabilidades não são impostas a nós. Se você acredita que encontrou o seu caminho e uma profissão que valha a pena, lembre-se de que o caminho vai ser dificil. Aproveite a experiência que a sua idade lhe proporciona e transforme-a em uma vantagem. O segredo está na disciplina, e deixe de lado qualquer conversa sobre motivação. É preciso simplesmente sentar-se, concentrar-se e estudar. Não tente pular as etapas, pode ser ruim ao longo prazo.

1

É exatamente isso. Eu vejo muitos amigos próximos(e pessoas que me criticavam antes kkk) que vêem o que estou conseguindo programando tentando migrar de área, mas pelos motivos errados eu acho, quando a única motivação para uma profissão (não estou falando de trabalho) é o dinheiro... esquece... no meu primeiro trampo tomei um baque muito grande pq cai nas idealizações pueris dos influencers kkk

No fim, ser dev é uma profissão como outra qualquer que tem seus benefícios, seus ordálios e tambem tudo que outras profissões tem (o puxa saco, o morcegão, o metido a esperto,os que trabalham mais do que deveriam e etc)

1
1

Eu tenho 29 anos ( posso opinar) ? enquanto me responde, vou falando: eu creio que a ideia seja atualmente um criteiro menos relevante, o importante é estruturação dos seus estudos, definição de uma area e saber como usar as experiencias anteriores para somar com a carreira de dev. Eu mesmo sou da area administrativa e educação, então, o que essas experiencias somam para o dev ? gestão de tarefas e comunicação ?então eu destaco essas nas minhas abordagem e no dia a dia.

1

Acho que a idade em si não é exatamente um empecilho. Tenho 33 hoje, e me acho apto para aprender e compreender novas coisas com uma velocidade bem razoável.

O maior problema é o que a idade traz junto: responsabilidades (familia, filhos), medos, ansiedade. Coisa que não tinhamos (ou não sabiamos que tinhamos) aos 20 e poucos anos.

Acho que tudo gira em torno de criar um ambiente para o qual você possa estudar e trabalhar,
para que essa carreira não se torne um peso na sua vida.

1

Vou contar um pouco sobre como está minha trajetória para tentar ajudar outras pessoas a não cometerem os mesmos erros que eu (não que eu já tenha certeza o que é erro ou não nesse ponto, entãotalvez vocês possam me ajudar nisso também).
Eu fiz transição de carreira com 30 anos. Resolvi fazer uma faculdade de Engenharia da Computação simplesmente porque era a engenharia que tinha o combo 'acessível e interessante' na época. Confesso que não sabia sobre a área até então, fui gostando com o passar do tempo. Nesse ponto meu foco era entrar em alguma empresa de tecnologia , em qualquer cargo, para em seguida ir aprendendo e buscar crescer lá dentro até me tornar programador. Com uma ajuda do fator sorte entrei em uma software-house com integrador (conectava remotamente nos pcs dos clientes e fazia instalações e ajustes necessários, mexia principalmente com consulta SQL e um pouco de Python, aprendi demais lá). Recebi uma proposta de outro emprego que me pagava melhor porém fora da áreade tecnologia (pois aquele emprego realmente tinha remuneração bem ruim), eu queria demais ficar na empresa e pedi que me colocassem mais próximo ao time dev, falei inclusive que não precisaria de qualquer aumento, desde que eu estivesse aprendendo coisas novas eu ficaria na empresa. Infelizmente a empresa não tinha interesse em fazer nada por mim, então acabei saindo e entrando no outro emprego que não tem nada de tecnologia porque ia me dar mais tempo para estudar. Ainda não consegui minha oportunidade como dev, e estava bem frustrado recentemente pela questão de "sem experiência não tem emprego, e vice versa", mas a revolução pra mim foi esse post aqui que fala sobre o caminho para aprender e adquirir experiência mesmo sem estar contratado . Para mim foi como entender algo que nunca tinha sido capaz antes. Agora estou realmente motivado e ralando de verdade. Ainda não cheguei lá, mas estou cada dia mais perto. Meu conselho é: faça seu corre e mostre pro mundo que está nele, postando, conversando e trocando experiências. Acredite que você chega lá.