Entrei na área com 33 anos e foi bem difícil, principalmente porque estava na famigerada zona de conforto.
Solteiro, trampava 12/36 (19h as 7h), monitorando, configurando rede, fazendo relatórios e acessando remotamente máquinas.
Formei em Ciências da Computação e lá aprendi os primeiros passos no desenvolvimento, banco de dados, mas assim que me formei, recebi uma proposta de emprego (a citada acima) e lá fiquei por volta de 9 anos.
A chave virou quando estava casado e com filha, o dinheiro mal dava pra sobreviver e eu precisava tomar uma atitude, meu primeiro impulso foi trampar com testes de software, tava bastante aquecido e eu curto, fiz alguns cursos, mandei uns currículos, mas não foi pra frente (talvez tenha sido melhor assim, no final das contas).
A oportunidade dev veio nessa mesma empresa que eu trampava com suporte, licitou-se uma equipe de desenvolvimento e quem tivesse algumas das certificações lá listadas, estava apto a assumir, juntei o dinheiro que não tinha, tirei as duas certificações e comecei. Tive uma liderança técnica fantástica, o cara era foda e deu aquela segurança pra gente que tava entrando ainda verde e todo inseguro. A stack era puramente microsoft (.net framework, sql server, alguma coisa de vb, asp) e deu pra aprender muito, mesmo num ambiente por vezes tóxico e com prazos absurdos.
Após criar essa casca, tomei coragem pra aplicar pra empresas maiores e hoje trabalho em uma das maiores e melhores aqui (moro em PE), continuo trabalhando principalmente com stack microsoft, mas já tive oportunidade até de mexer com NodeJS, então o negócio aqui é abrangente e inspira o crescimento profissional.
Vale salientar aqui que entrei pra essa empresa grande por conta de um bootcamp da DIO, não é propaganda nem nada, até porque muita gente tenta por lá e ainda não chegou a oportunidade, mas só pra ser transparente mesmo.
Não vou mentir que nunca bate o desespero de 'ser velho e nunca poder recuperar o tempo perdido', mas nada como um dia após o outro, as coisas vão se acertando e hoje tenho 2 anos de xp como dev e estou com 35 anos!