Executando verificação de segurança...
1

Acho que tudo que você colocou no seu texto é real e faz total sentido porque já vivi e ainda vivo todas essas situações, seja comigo ou com outros colegas de trabalho, acredito que em todas as áreas isso pode ocorrer, porém na área de TI isso é ainda mais verdadeiro, podemos pegar entrevistas de emprego exigindo que você desenhe um Youtube do zero e no dia a dia você faz cruds e ainda pega cruds feitos errados.. haha.. existe a realidade verdadeira e realidade de fantasia na mentalidade das pessoas de TI, lembra muito uma matrix falhada.

Sugiro que as pessoas estudem coisas fora do campo de TI, como psicologia, viés cognitivo, criatividade, comunicação não violenta, como fazer amigos.., a arte da guerra, a arte de manipulação, etc esses assuntos abrem a mente da pessoa para lidar com todo tipo de situação bizarra no mundo de TI e saber perceber comportamentos e classificar como aceitáveis ou não e saber a melhor forma de lidar com eles.

Carregando publicação patrocinada...
1

Opaa, obrigado por comentar man!

Acho super importante a gente dar uma pausada nas coisas técnicas de vez em quando. A gente acaba se afundando em desenvolver código, querendo fazer o melhor possível, seja um sistema de carregamento rápido, botões que funcionam que é uma beleza ou um código que roda liso. Mas enquanto a gente fica nessa, tem gente olhando pro panorama todo, pensando no valor do produto, como promover ele e até alcançar aquelas posições que a gente também tá de olho. Por isso, faz bem a gente abrir um pouco a cabeça e olhar além do técnico. Por exemplo, tô lendo agora o livro "Power Skills", que não fica preso em uma área só. A autora dá um monte de dica bacana sobre como a gente pode desenvolver nossas habilidades pessoais, essas 'soft skills', que dá pra usar em qualquer lugar.

Mas vou te falar, abrir os olhos pra isso não é mole, principalmente pra quem tá começando. Demorei uns 10 anos pra sacar que essas 'soft skills' são tão importantes quanto saber fazer as coisas na prática. Depois de muita cabeçada, erro pra todo lado e ver os amigos subindo de cargo, que fui entender que essas habilidades de se relacionar e se comunicar fazem toda a diferença.

Abraço!