[DICAS] 5 dicas para um dashboard melhor
Meus caros, escrevi 5 dicas para quem está construindo dashboards nos seus apps:
1. O usuário no controle de tudo... ou quase tudo!
Sempre dê a maior liberdade que for razoável para seu usuário. Forneça opções de filtros, alterar ordem dos elementos do relatórios, exportar para Excel e continuar em outra plataforma de BI, etc. Mas cuidado para não fornecer opções demais e deixar o usuário maluco! Lembrem do Pareto: 80% dos casos, o usuário vai precisar de apenas 20% dos filtros. Portanto, o ideal é esconder estes 80% restante dos controles em modais de filtros avançados" e coisas do gênero!
2. Use as cores com muito cuidado
Em dashboards, principalmente aqueles que tratam de finanças, as cores podem trazer bastante significado. Verde positivo, vermelho negativo, cinza neutro, laranja/amarelo alerta, etc... Então sempre tenha em mente o uso das cores e faça testes. Não quer dizer que você não consiga fugir destes significados (e por exemplo, usar laranja sem o sentimento de alerta), mas apenas que deve sempre se atentar a eles!
3. Use espaçamentos uniformes e siga o grid
O ideal é que o espaço entre os elementos do dashboard (gráficos, KPIs, grupo de filtros, etc.) seja sempre igual, para manter a tela equilibrada. Ah, e procure sempre respeitar o grid (quando não respeitar, tenha em mente a motivação por trás)! Além de tornar a tela mais harmoniosa, vai facilitar bastante o desenvolvimento pensado na responsividade (versões mobile, tablet, etc.).
4. Use e abuse de hierarquia visual
O seu dashboard deve atrair o olhar para aquilo que é mais importante. Normalmente, as partes mais importantes estarão mais acima, mais a esquerda, com fontes maiores, com contrastes maiores, em negrito, com espaçamentos maiores, etc. Desta forma, o usuário vai tender a interpretar o dashboard da forma que foi pensado, e não como um grande apanhado de informações soltas.
5. Use o storytelling ao seu favor
O seu dashboard não serve apenas para mostrar dados, ele serve para contar uma história ao cliente. O cliente vem ao dashboard com perguntas, sua função é respondê-las da melhor forma possível.
Pergunta 1: "Como foi o desempenho da minha empresa no mês passado?"
Resposta 1: Meu faturamento foi de X.
Pergunta 2: "E como está distribuído este faturamento?"
Resposta 2: As top 5 categorias que mais venderam foram A, B, C, D e E
Pergunta 3: "Por que a categoria A tem o maior faturamento?"
Resposta 3: Foram feitos 35 pedidos na categoria A nos últimos 30 dias
Percebe que cada resposta nos leva a um visual diferente?
A resposta 1 nos faz construir um card com o KPI Faturamento; a resposta 2 nos faz construir um ranking, seja em gráfico de barras, tabela, gráfico de pizza, etc; a resposta 3 nos faz construir uma tabela, detalhando os pedidos.
Espero que consigam tirar um bom proveito das dicas! :)