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APRENDA A FAZER UM PROJETO

Boa noite a todos, pessoal, ultimamente venho participando de alguns projetos Open-sorce para poder melhorar meu código e ajudar a comunidade e percebi um erro em comum(principalmente para pessoas com pouca experiencia) que é a formação do projeto.

Como assim?, simples, muito das vezes temos uma ideia, iniciamos, e pá, paramos, mas será por que paramos?, simples, não tem um planejamento.sabe, um começo, meio, fim exatamente, MAS rlx manin isso é uma coisa normal, e você provavelmente não é o único com esse problema e é por isso que hoje eu vim aqui escrever esse posto, vamos lá .

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE NÃO ESTOU DIZENDO QUE VOCÊ DEVA PASSAR HORAS E HORAS NA PARTE DE PLANEJAMENTO, APENAS DEIXANDO CIENTE DE QUE, UM PROJETO BEM ELABORADORADO MUITO DAS VEZES SAI ATÉ MELHOR DO QUE O IMAGINADO E PRINCIPALMENTE, TE FAZ GASTAR MENOS TEMPO COM IMPRIVISTOS .

COMO COMEÇAR UM PROJETO.

1° - Antes de QUALQUER COISA, FECHE A SUA IDE, nesta primeira etapa você precisa saber oque quer fazer, de onde quer sair, para onde quer chegar.
EX: QUERO FAZER MEU PORTFOLIO DE PROJETOS, SISTEMA DE CADASTRO, POCKEDEX, pode ser qualquer coisa E/OU qualquer sistema.

Nota01: Nesta primeira etapa não se apegue tanto as tecnologias que serão utilizadas, elas não serão uteis aqui.

Crie uma representação do projeto

2° - Imagine como ela(seu projeto pensado)deve ser, meu conselho, abra o FIGMA ou CANVAS até mesmo PAINT, e desenhe ele

Nota02_01: Relaxa, Pense com calma oque você quer que tenha, quantas telas tem de ter esse site/ programa, até onde você quer chegar com ele, não se apegue tanto a cores ou a imagens(pois é bem provável que até o final você mude de ideia), foque no que o usuário final poderá interagir.

** lembre-se, o feito é melhor que perfeito**.

Pensei no maximo em 4 telas de inicio.

EX : DIGAMOS QUE EU FAÇA UM PORTFOLIO COM 4 TELAS .

TELA 01: FRONT PAGE, Nesta pagina vai ter somente o link das outras páginas e um botão de download do meu currículo, minha foto e pronto .

Tela 02:Nesta terá um com todos os meus projetos de maneira Detalhada, aqui mostrarei o projeto que fiz, onde aprendi e todos meus certificados de acordo com cada projeto .

... E assim em diante

Documente o projeto

3° - Agora com seu projeto já visualmente existente, com visualização de onde quer começar e onde quer chegar vamos para parte mais """chata""" que é o detalhes de informações,* muitas pessoas tem o pensamento de só subir o projeto quando de fato estiver pronto(não entendo o pq, na minha cabeça não faz o menor sentido isso, tão com medo de que?, roubarem sua ideia ?)*.

Faça uma DOCUMENTAÇÃO COMPLETA DE METAS DO PROJETO, fale sobre as tecnologias que vai utilizar, fale sobre as bibliotecas, onde pretende subir o projeto, pessoas envolvidas, vai ser open-sorce, qual plataforma de hospedagem, DETERMINE PRAZOS E METAS NO FUTURO ISSO SERÁ SUPER IMPORTANTE.

Dica pessoal: POR QUE ESSA PARTE É TÃO IMPORTANTE?, uma boa documentação, um bom README sobre o projeto é FUNDAMENTAL na hora de uma contratação, a organização com seu GITHUB é como você se comporta com aquilo que treina tanto para arrumar um emprego.

Monte o Ambiente

4° - AGORA SIMMMM, FINALMENTE SKSKS, Depois de definido isso voce já tem uma visão clara de oque quer, onde quer iniciar, onde quer chegar, como fazer isso e até quando quer pronto. É HORA DE MONTAR O HABIENTE DE PROJETO.

  • Inicie escolhendo um bom lugar para fazer seu repositorio, esse local onde será ?, será na sua propia maquina ?, em uma maquina virtual ?, o banco de dados (caso tenha), onde será ?, será numa maquina virtual, ou na propia maquina ?.

  • Depois de tudo devidamente criado e configurado, crie um repositorio no GITHUB do projeto e o organize, faça um bom README E DEIXE ELE NO TOPO DO SEUS PROJETOS DO GITHUB .

Dica pessoal: PORQUE FAZER ISSO?, Ao analizar os grupos que estive, vi que muitas pessoas quando não postam seus projetos tendem a esquece-lo mais rapidamente, mas quando é postado, aquele repositorio incompleto o incomoda(é assim comigo pelo menos).

Organização de diretorio

5° A IDE, nesta parte vou usar O VSCODE como exemplo, mas pode ser qualquer outra IDE.
Comece organizando suas pastas de projeto
Pasta de tela 01, tem de conter a pasta de coisas somente de Pasta de tela 01 e cada coisa no seu qual, imagens na pasta de imagens e assim em diante, lembre-se que você esta codando sozinho agora, mas que numa empresa não tem só você como programador.

Hora de CODAAAARRRR

6° e ultimo:) , code com a linguagem que deseje e caso fique perdido é só ver no seu propio ROADMAP do projeto.

LEMBRE-SE, A ORGANIZAÇÃO É CHAVE DO SUCESSO, o codigo, é um mero detalhe .

NOTAS DO AUTOR

  • Estava eu conversando com um amigo sobre a questão do commit e ele disse que gosta de fazer um unico commit, que é no momento que o projeto esta pronto, eu não penso assim, faço meus commites a cada x bugs ou x linhas de codigo, minha justificativa sobre isso é simples, preciso ficar engajado com as plataformas que vou trabalhar então assim preciso esta familiarizado com ela.
    - Não coloquei como deve ser feito o commit pois acho que ai vai de dev pra dev
    Eu sei que tem muitas coisas que poderia deixar com nomeclatura correta, mas preferi esse modelo pra ficar uma linguagem mais clara a ser entendida.

ENFIM... Caro leitor, se chegou até aqui e tiver alguma dica a mais, por favor informe, sua dica será sempre de grande ajuda e outra, diga por favor, oq achou dessa publicação, tenho ideias de conteudo pro TABNEWS.

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Até o momento eu acabava me perdendo em quase todos os projetos, e abandonando. Mas com com a sua iniciativa, pude ver de maneira bem claro onde estão os meus gaps e poderei mudar meu plano de ação. Obrigado pela oportunidade deste aprendizado. Vai contribuir muito com meu desenvolvimento profissional.

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De fato, muitas pessoas esquecem de documentar e pulam direto para o código, porém, na maioria dos casos, a falta dessa documentação vai fazer uma falta enorme lá na frente quando surgir alguma dúvida no projeto.

Por experiência própria, já vi projetos enormes que ficaram parados pois os desenvolvedores não conseguiam prosseguir por conta da falta de documentação. O projeto não tinha documentação nenhuma e quem estava presente no desenvolvimento inicial não fazia mais parte da equipe.

Enfim, a documentação é uma mão na roda para qualquer programador, é uma pena ser tão chata de ser feita kkkkk

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Confesso que quando li o título do post, achei que seria como outros tantos tutorias, mas eu estava COMPLETAMENTE enganado, e ao quadrado pois eu tive essa grande dificuldade pois comecei do ultimo item, o 6. Eu comecei a codar sem ter definido quase nada, entao era tudo na hora e depois tinha que reescrever por alguma questao.

Parabbens pelo excelentissimo post.

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kkkk Muito obrigado pelo feedback, a forma em que eu escrevo os meus posts é como eu mesmo penso, literamente, por isso tem varios "Dicas pessoais ou Nota: X_Y", fiz questão de por da maneira que eu penso e falo como se eu mesmo estivesse explicando para mim, Antes de fazer qualquer coisa eu tento entender o pq raios eu preciso fazer daquela forma, novamente, obrigado pelo feedback

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E foi exatamente isso que me fez parar pra ler ele, pois estou cansado do mesmo conteúdo engessado tipo do medium com as mesmas coisas que falam muito e não dizem nada, esse texto é como um sacode na realidade no sentido: Você precisa APRENDER a idealizar um projeto antes mesmo de começar ele.

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Vejo esse post como sendo essencial para quem está começando nessa área (eu por exemplo). No primeiro momento em que você se pega escrevendo seus primeiros códigos, até o famoso "Hello World!", te faz querer pular direto para programar suas ideias. Você senta na cadeira, abre sua IDE, começa a colocar a mão na massa, e do nada, você se vê em um limbo, seus códigos não funcionam da forma com que você esperava, você não sabe qual seu próximo objetivo e você se vê desnorteado, desorganizado, desmotivado. A partir disso, você começa a levar programação de forma arrastada, o que não deveria acontecer. Com isso, concordo plenamente com sua visão, antes de você buscar colocar suas ideias em prática, organize elas, assim você fecha sua margem de ações, consegue "ver uma linha" para ser seguida (óbvio que não é algo completamente linear, caso contrário você nunca estará aberto a mudanças), e assim se torna algo além de prático para execução, agradável para sua mentalidade, observando que com um pouco de esforço na parte pré-execução você consegue chegar longe. Agradeço muito pelo post, além de ajudar pessoas novas você confirmou um ponto de vista que estava preso comigo.

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kkkkkk Agradeço eu pelo feedback, eu sou o tipo de pessoa que já quer iniciar uma nova task mexendo no codigo fonte da nasa kkk, então sei bem como é deprimente ter um projeto abandonado por falta de planejamento.

(os kkk são de alegria, fico feliz em ajudar)

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Adorei seu ponto de vista, e concordo com você, mas ainda assim essas dicas são valiosas para qualquer pessoa, uma coisa que eu acho que deveria ter sido acrescentada é fazer pausas, nós não somos máquinas, o cerébro fica cansado e por isso tirar uns minutos para descançar, comer algo, beber uma água e ter um pouco de descanso é essencial para qualquer projeto, ter a mente descansada vai ajudar em questão de ideias e do código tbm (E não sei vcs mas ter um código bem escrito é importante para mim, pelo menos dentro dos meus conhecimentos eu tento fazer um código bem escrito)

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Concordo, as vezes queremos ir direto pro código (acho importante quando estamos estudando uma tecnologia), criar os endpoints, os services, etc... mas na prática trabalhar com outras pessoas requer organização. E creio que precisamos também entender por completo o problema a ser resolvido e como ele vai impactar a vida do cliente (de repente temos uma ideia de criar um app, etc mas talvez uma planilha do excel resolva a vida do cliente). E gostaria de acrescentar que sem documentação fica um caos adicionar novas pessoas no time.

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