Executando verificação de segurança...
23

Akita para a vida: Conselhos de um Sênior para Júnior

Pelo título parece que vou idolatrar o Akita ou dizer: "Nossa esse cara é um Deus, tem um talento". Longe disso meu caro gafanhoto. Muitas das vezes eu percebo que as pessoas querem achar um herói ou vilão, mas eu prefiro me conter a um versículo biblico que diz: "Escute tudo, porém retém o que é bom". Ouvir a voz da experiência é a melhor forma de evoluir. Muito das coisas que eu vou citar foram dito por ele e colocarei meus pontos de vista por que tenho vivência em Suporte de muito tempo, não em Desenvolvimento, e sim Suporte ( Mas em Dev eu sou nível Trainee ou menos ). Dito isso vamos lá:

O "Onde" é mais difícil do que saber "Como".

Já devem estar pensando: "E lá vem esse maluco falar de filosofia." Vou tentar simplicar esse conceito.
Vamos supor que você tenha um sistema x que é um cadastro de clientes simples e um banco de dados simples, mas você tem a visão de mundo que JavaScript é melhor em tudo e vai resolver isso também. Aí vc compra um dominio, faz deploy em Node.js pra uma aplicação inteira somente para um usuário usar. Então você não sabe "Onde" usar as ferramentas ( ou é teimoso ou tem uma base tão fraca que somente sabe usar JavaScript, o próprio Akita diz isso em seus vídeos ). Se você soubesse tivesse conhecimento de qual ferramenta e "Onde" usar, perceberia que um C# / Delphi / Vb + SQLite rodando localmente resolveria o seu problema. Aí você pode dizer: "Ah mais eu não sei usar essas linguagens". Chegamos no ponto, se você tem uma base sólida o "Como" é muito mais fácil de saber. Existem vários sistemas prontos em que você não precisa ser Sênior na linguagem para fazer isso, basta usar a lógica e básico da linguagens para fazer as modificações necessárias. Então "Onde" usar é mais difícil de saber do que o "Como".

Se você dormir na praia a onda te leva.

Ditado antigo mas muito verdadeiro, principalmente no ramo de Ti. Por experiência própria passei por isso. Trabalhei como programador "pintinho" ( nem o Júnior eu me considero ), mas por ter sido um emprego tóxico me abalou psicologicamente e continuei tendo um tipo de aversão a trabalhar como desenvolvedor profissional e atuo como Suporte desde então. Hoje estou voltando aos poucos como desenvolvedor e percebi como fiquei desatualizado. Akita em seus vídeos diz que é bom estar atento as nova tendências e sempre estar atualizado, ele falou em um dos seus vídeos sobre o Ruby antes de ser difundido e seus conceitos e ele conheceu Ruby na versão 0.1 e como isso veio a afetar a forma que estamos programando hoje em dia, e também por causa de sua base sólida ele conseguiu ganhar um bom dinheiro com Objective C por conta do IOS e poucos programavam nessa linguagem, o que nos traz para o meu próximo insight.

Fundação é a base de tudo. ( como? "meme do Silvio Santos" )

Não é novidade para ninguém isso, mas percebo que a cada dia até mesmo Sêniors não estão ligando para os fundamentos. Como disse antes atuo mais efetivamente como Suporte, mas por ter lógica de programação e ter conhecimento de como os programas funcionam me ajuda e ajudou a diagnosticar n problemas como técnico. Me lembro que um certo dia teve um problema em que mais 40 técnicos não conseguiram resolver um problema em um software relacionado com uma dll especifica, o chamado ficou rodando de mão em mão durante um mês, até que chegou na minha mão em 10 minutos, por instinto sabia o que precisava fazer e resolvi o problema. No caso aprender lógica de programação, fundamentos de hardware, rede, arquiteturas de computadores e matemática não vão te ensinar a ser só um bom programador, mas sim alguém que vai conseguir superar qualquer desafio que for posto em sua frente.

Sempre terá alguém melhor que você.

Acredito que os insights anteriores tenham sido para os iniciantes. Agora vamos para os nossos intocados Sêniores. Vou começar por uma frase celebre do Akita: "Sempre vai existir um indiano que faz melhor que você por metade do preço lembre se disso". Nossos empregos não são pra sempre, muita das vezes já vi Plenos e Seniores sabotando Juniores por ter medo de que ele se sobresaia ( fui vítima disso inúmeras vezes ), ao invés de tentar evoluir e melhorar como Ti aprender algo novo, manter-se atualizado. Em um insight anterior disse algo parecido, mas agora é especificamente para os Sêniores que são arrogantes e acham que não vão perder o emprego. Vi um antigo gestor de Ti que só enchia o rabo de cachaça, pegava as mulheres no serviço e quando precisava dele fugia, o mesmo foi mandado embora e não consegue nada novo por que não se atualizou, achou que tinha costas quente e não perderia o emprego e tá na pior agora. Me lembro de outro que trabalhava em um Mainframe porém ao mesmo tempo só sabia servidor Linux sendo que no local era Windows Server ( desculpa esfarrapada quem sabe Linux tem base pra conhecer outros sistema operacionais, levo a crer que ele sabia era p##rra nenhuma ) o mesmo não quis saber por que já estava muito tempo lá e achou que não seria mandado embora...

Pretendo fazer uma parte 2 desse artigo. Percebi que tem muito mais coisas que observei maratonando os vídeos do Akita, enquanto estava escrevendo esse artigo. Se vocês gostarem irei fazer a parte 2. Até a próxima.

Carregando publicação patrocinada...
11

Aliás, ele fala o mesmo da sua introdução, ele não pede que o idolatrem, pelo contrário, mesmo assim quase todo mundo faz.

Todo mundo é falho. Eu sou, você é, o Akita é, e qualquer pessoa, algumas mais que outras, as pessoas não são iguais, ao contrário da crença de alguns. Justamente por isso eu falo para você ter várias fontes. Até, e em especial, as que falam contra o que você acredita. Cada um deve construir seu próprio arsenal de conhecimento. Alguns saberão fazer isos melhor que outros, isso é normal, e vem de berço, vem da escola, vem das experiências que as pessoas vão tendo ao longo da vida, como ela lida com as situações, especialmente com os problemas, dissabores e discordâncias. É o que eu chamo de atitude. A pessoa sempre pode mudar, mesmo que seja muito difícil, especialmente para pessoas mais velhas (por que será que eu sei disso? :P).

É claro que ouvir a voz da experiência é fundamental. Um dos maiores erros dos inexperientes é ignorar isso. Outro grande erro é aceitar que o experiente sabe tudo e não pode ser contestado. Mas entrando em loop, ainda é um erro questionar o experiente no que ele está certo. O problema é que o inexperiente não sabe quando fazer um ou outro. Leva tempo, é trabalhoso, é frustrante, tem idas e vindas, tem muito erro no caminho, mas se souber fazer será compensador.

Eu tenho um background muito parecido com o do Akita, por isso pensamos muito parecido. Ainda assim discordo dele em algumas coisas, o que é, e deveria ser o normal, e acho alguns erros dele. Eu erro mais, então tá tudo bem. E eu queria ter a capacidade de comunicação que ele tem, isso ajuda muito. Mas eu tenho minhas limitações.

Então vamos lá.

O "onde" é o que se chama contexto. A palavra que uso muito. O "maior" erro das pessoas é usar as coisas sem olhar o contexto, é "seguir boas práticas".

Estar atento às novas tendências é fundamental, tanto quanto não embarcar em tudo o que aparece de novo. A maioria das coisas não serve para você, mesmo que sirva para muita gente. Boa parte das coisas não serve para quase todo mundo. Algumas coisas vão sumir e você pode ter perdido tempo, algumas vão continuar e você continuará perdendo tempo.

Foi bom destacar a ideia de sêniores não ligarem mais para fundamentos. Embora eu acho que tem um erro de premissa aí. Tá certo que pode não ser, já que o título de sênior não tem definição formal, e aí é só a minha interpretação ser diferente. Se a pessoa não tem fundamentos, nem pleno ela é, mesmo que esteja isso escrito na carteira profissional dela. De acordo com minha definição. E de algumas pessoas fodas que eu conheço e entendem dessas coisas muito mais que eu.

Novamente, eu não acho que, especialmente o sênior, sabote o júnior, se ele faz isso, não é sênior, mesmo que todo mundo diga que ele é, por saber certas coisas e talvez por se comunicar bem.

Obrigado pelo relato, aguardando a parte 2 que deve ser tão boa quanto.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Realmente quando você falou sobre o Sênior que sabote o Júnior não é Sênior. Mas existe os "Sênior de berço explendido" ( que foi todos os meus exemplos que citei ) que estão tanto tempo em uma firma e conhecem somente aquele ambiente / código / o dono que vão se agarrar aquela vaga fazendo de tudo para não sair de onde estão. Ele é um Sênior em um local só, se for posto em outro ambiente ele desmorona.